Padre Antônio Vieira Clicar para trocar slide.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPÉRIO ENCOLHE Colonos sofriam com monopólio metropolitano. Eclodiram várias revoltas em diferentes regiões. Elemento comum: combate medidas Coroa que.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
História em quadrinhos
INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Pernambuco e Paraíba.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
Barroco.
A história da Educação Brasileira no período Pombalino
OS AUTORES DO BARROCO.
D. João V Escola Básica Integrada Canto da Maia
Independência do Brasil
A formação do território brasileiro
O Pão partilhado.
História de Portugal Aula n.º 21 As «Luzes» em Portugal.
Cultura, Arte e Religião
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
Você encontrará maravilhas visitando o site:
A catequese sempre exerceu um fascínio tão grande sobre Pedro Canísio que, quando tinha menos de treze anos, ele já reunia meninos e meninas à sua volta.
A Santificação das Águas
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Brasil Holandês.
Padre António Vieira. Vida 1608: Dia 6 de Fevereiro, nasce em Lisboa António Vieira. 1614: Aos 6 anos parte para o Brasil, com família. 1633: Prega pela.
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
BARROCO.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
BARROCO NO BRASIL.
Beatriz Costa nº 6 Francisco Melo nº 11
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
Oração pela Família.
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
Papa Francisco Jorge Mario Bergoglio.
Reforma Pombalina.
As Invasões Holandesas
PERÍODOS HISTÓRICOS NO BRASIL
IV CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
História do Brasil – Aula 06
INVASÕES HOLANDESAS ANTECEDENTES Financiamento Distribuição
LITERATURA INFORMATIVA
José de Anchieta Apóstolo do Brasil
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
- 7 dezembro -. # PENSAMENTO Desde que te levantaste até agora, tens ideia de quantas coisas belas já te aconteceram hoje? O poderes pensar, falar e.
Escola: Coopen Alunos: Guilherme Queiroz e Thiago Série: 4° ano A
Escola: Coopen Alunas:Caroline Vieira, Maria Eduarda Série:4°ano C
Escola: Coopen Alunas:Rafaela,Maria Fernanda e Elisa Maria Série:4°ano B.
A mais deliciosa terra do mundo Lisboa, onde estou sempre com o pensamento Padre António Vieira Lisboa, século XVII. Biografia Ilustrada do Padre António.
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
GGil Vicente foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita.
Aulas  A Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica.
Pensamento crítico e argumentação informal na era da internet O MODELO: P. ANTÓNIO VIEIRA ESCRITOR.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O BARROCO.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
António Vieira Padre jesuíta ( 1608 – 1697), defensor dos direitos humanos, notável orador e grande escritor português.
O Padre António Vieira e o seu tempo
Transcrição da apresentação:

Padre Antônio Vieira Clicar para trocar slide

* Lisboa - Portugal - 1608 † Salvador – BA – Brasil -1697

Com 6 anos – Salvador- BA – Brasil Estudou no Colégio dos Jesuítas Terreiro de Jesus Com 6 anos – Salvador- BA – Brasil Estudou no Colégio dos Jesuítas

Terreiro de Jesus hoje Catedral, Convento e Igreja de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, Igreja de São Pedro dos Clérigos.

Com 15 anos , ingressou na Companhia de Jesus. Ainda noviço, por se destacar nos estudos, foi indicado para redigir a carta Ânua. Em 1634, ordenou-se sacerdote na Bahia. Cursou teologia, lógica, física, economia e matemática. Foi professor de retórica e humanidades em Olinda

Tornou-se famoso como pregador polêmico. No púlpito, defendia a Colônia, protestava contra a escravidão, contra os pregadores que não cumpriam com sua missão de catequizar e evangelizar e a própria Inquisição, bradava pela expulsão dos holandeses de Pernambuco e pela influência negativa que exercia o protestantismo.

1641, restaurada a monarquia por D 1641, restaurada a monarquia por D. João IV, viajou a Lisboa, onde foi nomeado guardião da Coroa. - Sermões célebres, admirados pelo rei e pela rainha D. Luisa. Apoiava o rei, Propôs anistia aos judeus, Sugeriu a criação de companhias mercantis, Esteve na Holanda, como embaixador para negociar a retirada dos holandeses do Brasil.

Voltou ao Brasil. Missão: Maranhão - libertar os índios escravizados pelos portugueses. Expulso do Maranhão, voltou a Lisboa. Foi preso pela Inquisição. Anistiado, viajou para Roma. Papa absolveu-o.

Abandonou Portugal e regressou para a Bahia. Dedicou-se a organizar seus sermões para publicá-los

Obra literária: Significativo representante do Barroco português e brasileiro. 1) Sermões: 200 Mais famoso: Sermão da Sexagésima.

2)Cartas: Por volta de 700.

3) Profecias: História do Futuro, Esperança de Portugal, Chave dos Profetas (inacabado)

SERMÃO DA QUINTA DOMINGA DA QUARESMA, DE PADRE ANTÓNIO VIEIRA. O Domingo das verdades. No Maranhão a corte da mentira. O galante apólogo do diabo. O M de Maranhão. No Maranhão até o sol e os céus mentem.[...]

E se as letras deste abecedário se repartissem pelos estados de Portugal, que letra tocaria ao nosso Maranhão? Não há dúvida, que o M. M - Maranhão, M - murmurar, M - motejar, M - maldizer, M - malsinar, M - mexericar, e, sobretudo, M - mentir: mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos, que de todos e por todos os modos aqui se mente. Novelas e novelos, são as duas moedas correntes desta terra ,mas têm uma diferença, que as novelas armam-se sobre nada, e os novelos armam-se sobre muito, para tudo ser moeda falsa.

Referências: http://educacao.uol.com.br/biografias/antonio-vieira.jhtm http://www.e-biografias.net/antonio_vieira/ http://www.soliteratura.com.br/barroco/barroco06.php http://www.suapesquisa.com/quemfoi/padre_antonio_vieira.htm http://www.slideshare.net/siba73/a-vida-do-padre-antnio-vieira http://www.estudopratico.com.br/ vida-e-obras-de-padre-antonio-vieira/ http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/ documentos/?action=download&id=12086 https://www.incm.pt/portal/loja_detalhe.jsp?codigo=101989

Mardilê Friedrich Fabre Formatado por Mardilê Friedrich Fabre Imagens: Google