A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta facilidade nas lojas… A triste história dos sacos plásticos descartáveis que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informação emitida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revela que aproximadamente se consomem cada ano, arredor do mundo, entre 500 bilhões.
Advertisements

National Geographic News, 2 de Setembro de 2003 Os dados divulgados pela United States Environmental Protection Agency, mostra que entre 500 milhões e.
Índice Introdução Como começou? O que é?
O que podemos fazer para melhorar o meio ambiente?
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
ÁGUAS DOENTES.
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO
LIXO MARINHO.
Escola E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra
O que acontece às coisas que deitamos fora?
Nossa resposta à Terra:

Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Pensei em você....
Pesquisa feita nos Estados Unidos
Desenvolvimento sustentável.
PROJETO RECICLAR COLÉGIO CRUZ E SOUSA – FLORIANÓPOLIS
O LIXO UM TESOURO?.
O que uma sacola plástica tem a ver com a Mata Atlântica?
Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos.
Gente, isso é realmente sério!!
22 de março Dia Mundial da Água
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
O que a Marina descobriu sobre os «mares de plástico»
Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de.
Isso não é uma pintura.. Pauta GIA Semana de 23/06 a 27/06 Tente adivinhar o que são as imagens a seguir.
Lixo Um tesouro.
Tente adivinhar como foram feitas as seguintes imagens…
A economia e a Terra Em 1543, Nicolau Copérnico publicou que a Terra girava em torno do sol, contestando Ptolomeu que defendia o contrário. Esta nova concepção.
Descubra dez curiosidades sobre o sol
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Fontes de energia e impactos ambientais
Tente adivinhar o que são as imagens a seguir.
Todos sabemos que sem água não existiria vida no nosso Planeta, pois todos os seres vivos dependem dela. Cerca de 70% do corpo humano e 70% do Planeta.
Um Oceano de plástico   Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações.
ÁGUA ÁGUA É VIDA!
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Consumo de água Como economizar água.
Água poluída mata mais que violência no mundo
Quantidade de água disponível
Dia do Design Sustentável
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.
Peixe-Boi.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Consequências da Poluição Marinha O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial.
J O R N A L I S M O M Ó V E L. Circulação de jornais - No mundo, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011, graças aos smartphones e tablets.
Prof. Vasco Vasconcelos
Alerta! As alterações climáticas estão a acontecer! Despertam-nos para uma realidade gravíssima! Realidade distante que afecta todo o planeta.
Meio Ambiente.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Poluição Ambiental.
Poluição da água.
Aventuras no Baú Mágico Geografia Correntes marítimas.
Animais do Mar Golfinho.
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta cordialidade das lojas… A triste história dos sacos plásticos descartáveis.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta facilidade das lojas…
Faça parte da solução! Lixo Marinho Faça parte da solução!
Aquicultura e pesca Introdução
Professor Tiones E. Franzen Aspectos da questão ambiental Chapecó, 2014.
A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta cordialidade das lojas… A triste história dos sacos plásticos descartáveis.
Fátima do Sul – MS Escol Estadual Senador Filinto Müller Professora: Maria de Lourdes Aluno: Diego da Silva Andrade Projeto Geosite.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Prof: Ana Margarida S. Belo
Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos.
Transcrição da apresentação:

A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta facilidade nas lojas… A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta facilidade nas lojas…

Informações fornecidas pela Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos em todo o mundo. (National Geographic 02/09/2003)

Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.

“ Existe una economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa € A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas a 320 € Jared Blumenfeld, Diretor do Departamento de Meio Ambiente em São Francisco.

Então… O que acontece com os saquinhos?

Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de kg de plástico no mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano. Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Os sacos são arrastados…

… até diferentes lugares do planeta

… até aos mares, lagos e rios.

Os sacos encontram o caminho para o mar nas sarjetas e esgotos. CNN.com/tecnhology 16/11/2007

Já foram encontrados sacos plásticos flutuando no norte do Círculo Ártico, e também muito mais ao sul, nas Ilhas Malvinas.

Os sacos plásticos representan mais de 10% dos dejectos que chegam às costas dos EUA. Programa de Monitoramento de Dejetos da Marinha americana.

Os saquinhos plásticos fotodegradam- se: com o passar do tempo decompõe- se em petro-polímeros menores e mais tóxicos CNN.com/tecnhology 16/11/2007

que finalmente contaminam os solos e as vias fluviais. CNN.com/tecnhology 16/11/2007

Como consequência, partículas microscópicas podem entrar na cadeia alimentar. CNN.com/tecnhology 16/11/2007

O efeito sobre a vida natural pode ser catastrófico. WWF 2005

As aves ficam presas sem esperança. WWF 2005

Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos. - Reporte WWF 2005

Morrem depois de ingerir os sacos plásticos, que confunden com comida.

Então… O que podemos fazer?

Se usamos um saco de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana.

Ou seja, 24 sacos por mês.

Ou seja, 288 sacos por ano.

Ou seja, sacos ao longo da vida.

Se apenas neste país fizesse isso, economizaríamos sacos plásticos durante as nossas vidas. Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos sacos plásticos durante as nossas vidas.

O Bangladesh proibiu os sacos plásticos. MSNBC.com, 08/03/2007

A China proibiu os sacos plásticos gratuitos. CNN.com/asia 09/01/2008

A Irlanda foi o primeiro país da Europa a cobrar impostos sobre os sacos plásticos em Desta forma, reduziu o consumo em 90%. BBC Notícias 20/08/2002

O Ruanda proibiu os sacos plásticos em Associated Press

Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quênia, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura também proibiram ou estão em vias de proibir os sacos plásticos. PlanetSave.com, 16/02/2008

Em 27 de Março de 2007, São Francisco tornou-se a primeira cidade dos EUA a proibir os sacos plásticos. NPR.org (National Public Radio)

Oakland e Boston estão a considerar essa possibilidade. The Boston Globe 20/05/2007

Os sacos plásticos são feitos de polietileno: um termoplástico que se obtém a partir do petróleo. CNN.com/tecnhology 16/11/2007

Reduzindo o uso dos sacos plásticos diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável que gera tantos conflitos...

A China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças à proibição dos sacos plásticos gratuitos. CNN.com/asia 09/01/2008

É possível! Tem gente que ignora tudo isto… mas TU JÁ SABES!!!

É questão de fazermos um pequeno esforço e logo nos iremos acostumar a levar a sacola de pano às compras …como era antigamente... É apenas um convite. Se tu não concordares, não te preocupes… não te vai acontecer nada. Mas, se começares, vais-te sentir muito melhor.