O que é ? Como Surgiu ? SIG Para que serve ? Como utilizar ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Geoprocessamento
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
André Luís Bier Longhi Salatiel Alves de Araujo
Geoprocessamento para Todos
Pós Graduação em Saneamento e Meio Ambiente
Introdução ao Geoprocessamento
GEOGRAFIA.
Geoprocessamento Conceito Histórico e Evolução
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
GEOPROCESSAMENTO Origem e definição CEN 0608 Ecologia da Paisagem
SIG – definição e histórico de implementação
Sistema de Informação Geográfica
Resgate, Análise, Atualização e divulgação dos dados e resultados dos Congressos de História da Região do Grande ABC realizados nas cidades de São Bernardo.
Fundamentos de Geoprocessamento
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Geotecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
CEUNSP–ARQUITETURA E URBANISMO – 9º SEM. S.I.G. – Prof. Daniel Nithack
Por que computadores no laboartório didático de Física ?
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
Sistemas de Informação Geográfica (GIS)
Arquitetura e Linguagens
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Geotecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente
INTRODUÇÃO É difícil encontrar alguém que use diariamente a internet e que não tenha utilizado ou pelo menos ouvido falar de Google Earth.
O IPTU e a Geomática Vanize Melim Eng. Civil.
9º eAtus Encontro dos Atendimentos aos Usuários E 1ª Semana de Atualização do CDSR.
Representações Computacionais do Espaço Geográfico Prof. Herondino
O Espaço e Suas Representações
Ecologia da Paisagem Prof. Herondino.
Disciplina:GEOPROCESSAMENTO
CONCEITOS Geoprocessamento ou Geomática - disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações.
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Sede Edifício Saint James:Av. Dr. João Guilhermino, ºandar S.José Campos-SP - Brasil - CEP PABX:(12) / FAX:(12) 
ENCONTRO TI – 11,12 e 13 de DEZEMBRO 2012 FOZ DO IGUAÇU - PR Arquitetura de informações georreferenciadas para a RBMLQ-I Krol Remigio-IMEQ-PB José Carlos.
Conceitos, Histórico, Introdução ao CD-ROM Educacional do INPE Aula 2
Rede de Sensores para Medição de Temperatura e Umidade
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes
Qual o SIG que eu escolho?
CAMPINA GRANDE – PB 22 DE NOVEMBRO DE 2014
Iniciação Científica Uso de Sistemas Geocomputacionais para Levantamento de Dados Temporais sobre a Expansão da Esquistossomose em Goiana – Região Litorânea.
Figura 1 – Tela do Sistema CUNHA, Jerônimo Hermano Neves; SILVA, Murilo de Assis; WISNIEWSKI, Matheus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Capítulo 5 – Tecnologias modernas aplicadas à cartografia
Geoprocessamento e Utilização de Equipamentos de GPS
PROJETO BADDAM MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Introdução ao geoprocessamento
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
Geoprocessamento: disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando.
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Cartografia
Cartografia Temática Cartografia Temática
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa.
Introdução ao geoprocessamento
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
Jornada Nacional de IC - UPM
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Representação do espaço geográfico
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, ITV-DS, Belém, 11 de Março.
O que é o Google Maps  É um serviço de pesquisa, visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, gratuito na web fornecido e desenvolvido pela.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
Transcrição da apresentação:

O que é ? Como Surgiu ? SIG Para que serve ? Como utilizar ?

Objetivos Introduzir um breve levantamento sobre a história do SIG. Mostrar como o SIG funciona de forma interdisciplinar. Explicar como o SIG pode ser útil para melhoria do ensino de geografia no Ensino Fundamental e Médio. Apresentar Alguns Software geográficos pagos e gratuitos, dando ênfase no Google Earth.

Breve histórico do SIG As primeiras tentativas de automatizar o processamento de dados geográficos aconteceram na Inglaterra e nos Estados Unidos, nos anos 50. Os primeiros Sistemas de informações geográficas surgiram na década de 60, no Canadá, como parte de um programa governamental. Ao longo dos anos 70 foram desenvolvidos novo e mais acessíveis recursos computacionais (hardware), tornando viável o desenvolvimento de sistema comerciais. Foi então que surgiu a expressão Geographic Information System foi criada. A década de 80 representa o momento quando a tecnologia de sistema de informação geográfica inicia em período de acelerado crescimento, que dura até os dias atuais. No decorrer dos anos 80 com a grande popularização e barateamento das estações gráficas, além do surgimento de computadores pessoais, ocorreu uma grande difusão do SIG.

Desenvolvimento no Brasil O desenvolvimento no Brasil inicia-se na década de 80 a partir do esforço de divulgação do Prof. Jorge Xavier da Silva (UFRJ). Com a vinda do Dr. Roger Tomlinson 1982 responsável pela criação do primeiro SIG, surgem grupos interessados em desenvolver tecnologia, entre os quais é possível citar: UFRJ: O grupo do laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geografia que desenvolveu o SAGA (Sistema de Análise Geo-Ambiental). MaxiData: A empresa AeroSul cria um sistema para automatização de processos cartográficos . INPE (instituto de Pesquisas Espacias) estabeleceu um grupo específico para o desenvolvimento de tecnologia de geoprocessamento e sensoriamento remoto (a Divisão de Processamento de Imagem). Desenvolveu o SITIM (Sistema de Tratamento de Imagens), o SPRING (Sistema para processamento de Informações Geográficas) entre outros.

Introdução O Sistema de Informação Geográfica é uma tecnologia interdisciplinar, que permite a convergência de diferentes disciplinas cientificas para o estudo de fenômenos ambientais e urbanos. Vejam alguns exemplos: Um Sociólogo deseja utilizar um SIG para entender e quantificar o fenômeno da exclusão social numa grande cidade brasileira. Um ecólogo usa o SIG para compreender os remanescentes florestais da Mata Atlântica, através do conceito fragmento típico de Ecologia da Paisagem. Um geólogo pretende usar um SIG para determinar a distribuição de um mineral numa área de prospecção, a partir de um conjunto de amostra de campo. Um geógrafo utiliza o SIG para compreender os fenômenos climáticos específicos de cada região. Um Historiador utiliza o SIG para compreender um evento ou uma situação ocorrida e/ou relativa ao passado.

Alguns Software e Sites que podem auxiliar no aprendizado do ensino fundamental e médio Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) disponibiliza imagens por satélite de todo território brasileiro. Google Earth. GPS (Sistema de posicionamento geográfico). SPIRING (Sistema de Processamento de Informações Geográficas). TerraView (Sistema visualizador de bases cartográficas) MapLink (Site específico e constantemente atualizado, contendo as mais variadas informações sobre a base cartográfica das regiões brasileiras. Além de fornecer informações sobre o trânsito nas principais vias das cidade, fornece informações sobre os principais pontos das cidades (Teatros, Cinemas, Bancos, Museus, Postos, Lazer etc.)

> Mergulhar nas profundidades do Oceano. > Andar pelas ruas das cidades em 3D no mundo todo. > Passei por Marte. > Visualizar imagens históricas. > Investigar desmatamentos. > Fazer passeios por pontos de aterrissagem na lua. >Visualizar cenários onde ocorreram as mudanças climáticas. > Ver constelações e os movimentos dos planetas. > Assistir a clipes de TV raros das missões Apollo. > Visualizar imagens obtidas pela NASA há algumas horas.

Bibliografia PDF , Introdução a Ciência da GeoInformação , Ministério da ciência e tecnologia, INPE São José dos Campos 2001, Editado e organizador por Gilberto Câmara, Clodoveu Davis e Antônio Miguel Vieira Monteiro.