Ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira (São Paulo-SP)

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Transcrição da apresentação:

Ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira (São Paulo-SP) Projeto: Enescil Construtora: OAS

Concepção da estrutura Projeto Básico Projeto Executivo (Duas pontes independentes) (Uma única obra) Dois tabuleiros curvos sobrepostos Projeto inovador Mastro único Estrelaçamento dos estais

Fundação: Interferências locais Linha de transmissão Canal de adução Rio Pinheiros Marginal Pinheiros - 28 estacões f130cm - 10 estacas raiz f 41cm

Mastro: - Altura elevada (138m) quando comparada com outras pontes de mesmo vão, porém necessária para assegurar o gabarito mínimo de 6,0m.

Mastro: 90,0m < N < 132,0m Posição dos ressaltos (Av. Marginal Pinheiros) Posição dos ressaltos (Av. Jornalista Roberto Marinho)

O mastro em “X” nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica !!! - Cada tabuleiro curvo necessita de um mastro inclinado para ser equilibrado.

O mastro em “X” nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica !!! - Como o cruzamento entre os tabuleiros ocorre junto ao mastro, as torres inclinadas se interceptam, contraventando-se entre si.

Estais: - 18 pares de cabos em cada um dos 4 vãos, totalizando 144 estais. - Arranjo espacial único devido curvatura do tabuleiro e inclinação das torres. - Estais compostos por 9 a 25 cordoalhas. - Consumo de estais: - 374.350m de cordoalha - 462 toneladas de aço. 8

Estais: - Próximo ao mastro, sobre o rio Pinheiros, há o cruzamento entre os estais. Vão sobre a Av. Nações Unidas (ligação Av. Jornalista Roberto Marinho) Vão sobre o Rio Pinheiros (ligação Av. Marginal Pinheiros)

Estais: Vão sobre o Rio Pinheiros (ligação Av. Marginal Pinheiros) Vão sobre a Av. Nações Unidas (ligação Av. Jornalista Roberto Marinho)

Tabuleiro: - 16,0m de largura: - Passeio de emergência: 2 x 0,85m - Vigas: 2 x 1,50m - Defensas: 2 x 0,40m - Leito carroçável: 10,50m

Tabuleiro: 12

Obra aberta ao tráfego Obra aberta ao tráfego

Obra aberta ao tráfego Obra aberta ao tráfego

Número de Fibonacci: - Triângulo de Pascal

Número de Fibonacci: - O Homem Vitruviano - O Mastro “Vitruviano”

EMURB – Empresa Municipal de Urbanização SP Contratante: EMURB – Empresa Municipal de Urbanização SP Projeto Estrutural: Enescil Engenharia e Projetos Ltda. ANTW Engenharia de Projetos Ltda. Eng. Catão Francisco Ribeiro; eng. Heitor Afonso Nogueira Neto Projeto Viário: Geométrica Engenharia de Projetos Ltda. Eng. Leonardo Pedro Lorenzo Construtora: Contrutora OAS Ltda. Eng. César de Araújo Mata Pires Filho; Eládio Alves; Francisco Germano Estudo em túnel de vento: Prof. Joaquim Blessmann - LAC/UFRGS Eng. Acir Mercio Loredo-Souza