ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
   .     Comunidade Local / Opinião Pública Intervenção dirigida à: Comunidade Local / Opinião Pública.
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PORQUE PRECISAMOS DE UMA NOVA POLÍTICA ECONÓMICA Universidade de Verão Castelo de Vide, 25 de Agosto de 2009 António Borges.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
FRANCISCO DRUMOND MARCONDES
Educação Permanente em Saúde :
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Empreendedorismo Imigrante
...Para uma oferta relevante e certificada 24de Setembro de 2008 Dinâmicas de inovação no Sistema de Educação e Formação O Sistema Nacional de Qualificação.
A adaptabilidade dos trabalhadores e das empresas
Mesa Redonda sobre Grandes Opções de Política Económica e Social O Capital Humano Margarida Chagas Lopes Conselho Económico e Social 7 de Junho de 2002.
Políticas Activas e Passivas dos Mercados de Trabalho
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Compras Públicas Electrónicas: Um compromisso para o desenvolvimento sustentável na Área Metropolitana de Lisboa 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e.
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Talentos para Inovação
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Evolução das profissões na área da Cultura no pós- 25 de Abril.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Aprendizagens do projecto Old challenges, New pathways Fostering improvement and social innovation in social inclusion SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS EMPRESAS.
Medidas Ativas de Emprego
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais

BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Geração 50 + Pensar pragmático – Agir positivo Conclusões da Conferência Internacional 9 de Outubro 2007 Fundação Dr. Cupertino de Miranda.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos

Quem somos Assistência Nacional aos Tuberculosos de Portugal

…uma rede informal bottom up Out Set Out Convenção RESIT 13 Abr Convenção RESIT 1º Seminário RESIT em 13 Nov 1º Seminário RESIT em Lisboa 2013 Trabalho conjunto, projectos, candidaturas Maio Adesão 2014 PROGRESS AG ENSIE PORTO 1º Encontro Nacional de Empresas de Inserção LISBOA Desafios à Inserção: Resistências e Estratégias PORTO Inserção e emprego – medidas e estratégias LISBOA Empresas sociais e inserção profissional na Europa 2020 PORTO 2015 Estratégia 2020

diagnóstico …o problema… …as causas…

Empresas/empregadores Dificuldades de contratação e GRH (particularmente PME) Tendência estrutural de baixas qualificações Destruição postos de trabalho e deterioração do tecido produtivo Empresas/empregadores Dificuldades de contratação e GRH (particularmente PME) Tendência estrutural de baixas qualificações Destruição postos de trabalho e deterioração do tecido produtivo Estado Supressão da medida das empresas de inserção Aposta em medidas avulsas, generalistas (estágios, apoio contratação, formação) e de eficácia limitada Persistência de dificuldades dos SPE na resposta às necessidades da O e da P trabalho Ausência de uma política de inserção pelo trabalho e luta contra a pobreza Estado Supressão da medida das empresas de inserção Aposta em medidas avulsas, generalistas (estágios, apoio contratação, formação) e de eficácia limitada Persistência de dificuldades dos SPE na resposta às necessidades da O e da P trabalho Ausência de uma política de inserção pelo trabalho e luta contra a pobreza Econ Social Fragmentação das experiências no terreno (frágil avaliação vs apoio público inconstante) Fragilidade da cultura de inserção pelo trabalho Sector da ES polarizado (sector social e cooperativo vs inovação/empresas sociais Econ Social Fragmentação das experiências no terreno (frágil avaliação vs apoio público inconstante) Fragilidade da cultura de inserção pelo trabalho Sector da ES polarizado (sector social e cooperativo vs inovação/empresas sociais Persistência dos elevados níveis de pobreza e exclusão do MT segmentos públicos desfavorecidos Persistência dos elevados níveis de pobreza e exclusão do MT segmentos públicos desfavorecidos

diagnóstico …as consequências…

Persistência dos elevados níveis de pobreza e exclusão do MT segmentos públicos desfavorecidos Persistência dos elevados níveis de pobreza e exclusão do MT segmentos públicos desfavorecidos Empresas/empregadores Estigma/Políticas discriminatórias de recrutamento e selecção de RH Descrédito dos SPE Défice estrutural de qualificações e competitividade Empresas/empregadores Estigma/Políticas discriminatórias de recrutamento e selecção de RH Descrédito dos SPE Défice estrutural de qualificações e competitividade Estado Custos de ineficiência e ineficácia Dificuldade de resposta aos direitos Tendencia para delegação da responsabilidade de protecção nas famílias e na geração de receitas no mercado Estado Custos de ineficiência e ineficácia Dificuldade de resposta aos direitos Tendencia para delegação da responsabilidade de protecção nas famílias e na geração de receitas no mercado Econ Social Fragilidade de respostas capazes de quebrar com ciclos viciosos de inserção/exclusão do mercado de trabalho Empobrecimento da população/utentes (dificuldade de retorno) Pressão para reforço tanto de respostas assistenciais como de novas respostas (empoderamento, inovação) Econ Social Fragilidade de respostas capazes de quebrar com ciclos viciosos de inserção/exclusão do mercado de trabalho Empobrecimento da população/utentes (dificuldade de retorno) Pressão para reforço tanto de respostas assistenciais como de novas respostas (empoderamento, inovação) Dispersão da massa crítica para intervenção sobre o trabalho e a inclusão social

A estratégia RESIT Eixo 1 – Metodologia IOD Eixo 1 – Metodologia IOD – um novo modelo de intervenção sobre a oferta e a procura de trabalho Eixo 1 – Metodologia IOD Eixo 1 – Metodologia IOD – um novo modelo de intervenção sobre a oferta e a procura de trabalho Eixo 3 – Uma política pública para a pública para a inclusão pelo trabalho Eixo 3 – Uma política pública para a pública para a inclusão pelo trabalho Eixo 2 – Novo Modelo/ Dispositivo de empresa social de inserção pelo trabalho Eixo 2 – Novo Modelo/ Dispositivo de empresa social de inserção pelo trabalho Eixo transversal: trabalho em rede nacional e internacional RESIT, ENSIE (DLBC/AUDIS), SPE, autarquias, governo Iniciativa Portugal Inovação Social

Replicar de forma adaptada à realidade portuguesa a metodologia já pilotada em França e em replicação na Bélgica Metodologia inovadora (ideia sustentável, replicável, escalável), solução alternativa (mais eficaz) às tradicionais abordagens dos SPE e OES (pe: GIP) Empoderadora e anti discriminatória face aos públicos alvo Replicar de forma adaptada à realidade portuguesa a metodologia já pilotada em França e em replicação na Bélgica Metodologia inovadora (ideia sustentável, replicável, escalável), solução alternativa (mais eficaz) às tradicionais abordagens dos SPE e OES (pe: GIP) Empoderadora e anti discriminatória face aos públicos alvo Eixo 1 – Metodologia IOD uma nova relação/serviço às empresas IMPACTES: Aumento do trabalho duradouro para públicos desfavorecidos Diminuição de custos de recrutamento e selecção e do turn over nas empresas Redução da despesa pública face a outras medidas vigentes IMPACTES: Aumento do trabalho duradouro para públicos desfavorecidos Diminuição de custos de recrutamento e selecção e do turn over nas empresas Redução da despesa pública face a outras medidas vigentes

Eixo 2 – Testar um novo modelo/ dispositivo de empresa social de inserção Estruturas economicamente produtivas (geridas de forma sustentável) em diferentes sectores de actividade económica que oferecem: 1. Dispositivos de trabalho que podem combinar diferentes respostas/itinerários de inserção (em função de variáveis críticas dos contextos) : - Itinerários de transição para o mercado de trabalho ‘regular’ - Emprego permanente IODcertificação de qualificações 2. Formação em contexto real de trabalho (metodologias de educação não formal) de activos no mercado de trabalho (designadamente os IOD ; certificação de qualificações ) Estruturas economicamente produtivas (geridas de forma sustentável) em diferentes sectores de actividade económica que oferecem: 1. Dispositivos de trabalho que podem combinar diferentes respostas/itinerários de inserção (em função de variáveis críticas dos contextos) : - Itinerários de transição para o mercado de trabalho ‘regular’ - Emprego permanente IODcertificação de qualificações 2. Formação em contexto real de trabalho (metodologias de educação não formal) de activos no mercado de trabalho (designadamente os IOD ; certificação de qualificações )

Eixo 2 – Testar um novo modelo/ dispositivo de empresa social de inserção IMPACTES: Acesso a direitos sociais por uma parte significativa de segmentos de públicos excluídos Dinamização de economia locais Redução da despesa pública IMPACTES: Acesso a direitos sociais por uma parte significativa de segmentos de públicos excluídos Dinamização de economia locais Redução da despesa pública

Eixo 3 – Defender uma política pública para a inclusão pelo trabalho Proposta para um enquadramento político-legal das empresas sociais de inserção Proposta para um enquadramento político-legal das empresas sociais de inserção IMPACTES: Mais e melhores oportunidades de inclusão social para as pessoas em situação de exclusão MT Melhores condições de intervenção para as OES com intervenção na inserção pelo trabalho Maior eficiência e eficácia das políticas públicas de inclusão social e emprego IMPACTES: Mais e melhores oportunidades de inclusão social para as pessoas em situação de exclusão MT Melhores condições de intervenção para as OES com intervenção na inserção pelo trabalho Maior eficiência e eficácia das políticas públicas de inclusão social e emprego

Facebook: