República da Espada e República Oligárquica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
Advertisements

Primeiros passos do período republicano
Segundo Reinado: o declínio do Império.
1 - Diferentes projetos republicanos:
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
Professor – Dejalma Cremonese
República Velha.
A República Velha Brasileira ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) 3 - República Oligárquica (1894 – 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil.
PRIMEIRA REPÚBLICA.
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
Primeira República.
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
2 - A república no Brasil.
Causas da Proclamação da República Brasileira
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Revolta de Juazeiro.
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
Aulas 1, 2 e 3 de 8 aulas A República no Brasil
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Professor Bruno Barreira
Aula Multimídia.
Professor Bruno Barreira
O PERÍODO REGENCIAL 1831 A Período marcado por revoltas, pela luta por autonomia e por fim, pelo retorno do ideal centralizador que era materializado.
2 - República da Espada (1889 – 1894):
IMPERIALISMO. IMPERIALISMO -Dever Moral de levar a civilização e o Desenvolvimento aos povos atrasados.
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
República Oligárquica
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
República Velha 1889 – 1930.
Revisão P2 República Velha História Professor Bruno Barreira.
REPÚBLICA VELHA.
Transição até a maioridade de D. Pedro II.
Revisão P3 História Revisão P3 História Professor Bruno Barreira.
Revoltas rurais na República Velha
História do Brasil republicano
O Domínio Oligárquico na República Velha
O Fim do Segundo Reinado
1 - Diferentes projetos republicanos:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
CAUSAS DA CRISE DO IMPÉRIO 3/1/
Retratos do Brasil Republicano
LITERATURA. PRÉ-MODERNISMO 1902 – 1922 BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO FINAL DO SÉC. XIX INÍCIO DO SÉC. XX.
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
História Tema 01 – A implantação da República (2 aulas) Prof. Luiz Antonio Dias História do Brasil República I.
GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR DIFERENTES PROJETOS: LIBERAL = CAFEICULTORES PAULISTAS – PRP FEDERALISMO DESCENTRALIZADO JACOBINO = SETORES URBANOS – CLASSE.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
O Combate ás velhas estruturas
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
A República das Oligarquias
Transcrição da apresentação:

República da Espada e República Oligárquica Avançada 12

República da Espada (1889-1894) Crise do Segundo Reinado e Proclamação da República: Enfraquecimento da figura de D. Pedro II – isolamento político (Questão Militar e Religiosa, Guerra do Paraguai, Abolição da escravidão), desgaste do Império, necessidade de um projeto modernizador para o país. Organização do movimento republicano – fundação do PRP e PRM "O povo assistiu bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer que significava. Muitos acreditavam sinceramente estar vendo uma parada”. (Aristides Lobo)

Benedito Calixto, 1893

A construção dos símbolos da república Construção de símbolos patrióticos que representassem a República e buscassem ao mesmo tempo dissociá-la da imagem do Império. Bandeira, Hino, Selos, Brasões, Heróis e Festividades. José Murilo de Carvalho – A Formação das Almas

A Pátria, Pedro Bruno, 1919

Pedro Américo, Tiradentes Esquartejado, 1893

Constituição de 1891 República Federativa e Presidencialista Estado laico Tripartição dos poderes Poder legislativo bicameral (Câmara dos Deputados e Senado) Sufrágio universal DIRETO e masculino (excetuando-se analfabetos, sacerdotes, oficiais de baixa patente – soldados – e mendigos). Inspiração no modelo de república norte-americana.

República oligárquica (1894-1930) Política dos Governadores (Campos Salles) – troca de favores políticos entre o Executivo Federal e os Estados (Federações) – O presidente não interfere nas questões estaduais e recebe em troca o apoio dos estados na escolha do Legislativo. Política do Café com Leite: Revezamento do poder Executivo Federal entre as principais oligarquias do país – MG e SP. Coronelismo: Sistema político de âmbito local, onde o poder é exercido por coronéis – grandes latifundiários, possuidores de poder político e econômico* – por meio de favores econômicos ou por meio da força. – Origem Guarda Nacional Clientelismo: concessão de favores materiais à população local em troca de voto (Curral Eleitoral) Voto de Cabresto: coerção do voto à força, uma vez que o voto não era secreto. (Pistoleiro e Jagunços) * Os coronéis via de regra estavam vinculados ao universo agrícola, todavia haviam alguns outros que utilizavam de instrumentos diversos de coerção para se fazerem coronéis – cf. Padre Cícero.

CPV – Comissão de Verificação de Poderes: chefiada por um político vinculado ao Presidente e por integrantes da base de apoio do governo federal. Função: verificar a legitimidade da eleição do Legislativo; barrava a eleição de candidatos da oposição (Degola – ato de considerar a eleição do candidato anulada).

Questões sociais na república velha Revolta da Vacina e Revolta da Chibata (Urbanas): Revoltas que em linhas gerais demonstram como a República Velha entendia as questões sociais, isto é como casos de polícia. Cangaço e Canudos (Rurais): Demonstram a existência de um Brasil agrário e pobre, onde o messianismo e o banditismo surgem como alternativas a ausência do Estado.

SANITARISMO E HIGIENISMO Reformas Urbanísticas: inspiradas nas reformas de Haussmann em Paris, Pereira Passos – prefeito do Rio de Janeiro – inicia no final do século XX uma série de melhoramentos urbanos na cidade – concepção de modernizar a cidade, ideal sanitarista e higienista. Reforma da zona portuária, ampliação das avenidas, destruição dos cortiços. Erradicação de epidemias e implantação de um sistema de saneamento básico. Resultados: periferização e favelização do Rio de Janeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=EOBp14KMFcA