CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
Advertisements

A União Soviética e a Comunidade de Estados Independentes
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
CHINA.
A União Soviética e a Comunidade de Estados Independentes Prof: Jane Ilce.
BOLÍVIA Nas Alturas.
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
O mundo do ponto de vista de Moscou
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
RUSSIA.
Prof. José Victor GayLussac
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
Áreas Mundiais de Interesse Europa e CEI. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Área: km² Forma: Mista 48 países Lim E: Montes Urais e Mar Cáspio, Cáucaso.
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
CANADÁ.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A crise no mundo socialista
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 4
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
A COMUNIDADE DE ESTADOS INDEPENDENTES
Federação da Rússia.
Rússia.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
UCRÂNIA: NOVA FACE DA GUERRA FRIA ??
Revisão 7ª série.
A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral.
Conflitos Nacionais na África.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Produção Econômica da América Latina – parte II
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
Atividade sobre a Economia Europeia
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Japão e Tigres asiáticos
Revolução Russa Rússia.
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Revisão Percursos 13 ao 16.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Revisão Cap. 41 e 42.
Venezuela 1819  Simón Bolívar Nação “sul americana” independente e hegemônica.
CANADÁ E MÉXICO.
Desconcentração industrial
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
Primavera Árabe.
Complementação do capítulo 8
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Professor Hudson de Paula
Industrialização brasileira
Professor Hudson de Paula
Rússia e Europa Oriental
Geopolíticas Asiáticas
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL

COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

Tópicos para a aula: Analisar a posição que se encontra a Rússia e a Ucrânia no mapa político da CEI. Com relação a Geografia física dos dois países, o que podemos dizer sobre isto? Volte a observar o mapa e analise, em termos geopolíticos, a situação dos dois países perante os demais países da CEI. Os países pertencentes a CEI se encontram nas mesmas condições socioeconômicas?

Com relação a Geografia física: RÚSSIA UCRÂNIA Variações climáticas e de diferentes tipos de solos; Importantes reservas de petróleo, gás natural e outros recursos minerais. Variações de relevo e estrutura geológica. Suas terras são mais favoráveis a agricultura “celeiro agrícola da CEI”. Destaque: policultura; produção de cereais, grãos, beterraba açucareira e girassol. DONBASS – Bacia carbonífera.

Com relação a indústria: RÚSSIA UCRÂNIA Principal parque industrial da CEI. Regiões industriais: próximo a regiões urbanas e com infraestrutura, de redes de transporte e comunicação. Rússia europeia, próximo a Moscou, onde se encontra cerca de 4/5 da população. Moscou, próximo ao rio Volga e dos Montes Urais, onde se concentram as indústrias metalúrgicas. DONBASS  grande concentração de indústrias de base, como siderúrgicas, metalúrgicas, além de indústrias mecânicas, químicas, eletromecânicas e hidroelétricas o rio Dneiper.

QUESTÕES GEOPOLÍTICAS CHECHÊNIA E DAGUESTÃO UCRÂNIA – CRIMÉIA E OUTRAS REGIÕES

MOVIMENTO SEPARATISTA DA CHECHÊNIA E DAGUESTÃO RÚSSIA: Dividida em 20 repúblicas e 58 regiões autônomas. MOTIVOS: A Rússia é uma federação integrada por muitas nacionalidades, com marcantes diferenças linguísticas, étnicas e religiosas. A Chechênia e o Daguestão se recusaram a assinar o novo tratado da federação de 1992. Ambas regiões são, em sua maioria, formada por muçulmanos e que não falam russo. Grandes reservas de petróleo na região e também presença de gasodutos e oleodutos.

MOVIMENTOS SEPARATISTAS DA UCRÂNIA: Como a crise começou? Em novembro de 2013, o então presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, se recusou a assinar um acordo com a UE e fez pacto com a Rússia por um pacote de ajuda de US$ 15 bilhões de Moscou e pela redução do preço do gás russo. Milhares de pessoas foram às ruas para protestar e derrubaram o presidente. Moradores da fronteira alinhados com Putin então se rebelaram com o que chamam de golpe de Estado

MOVIMENTOS SEPARATISTAS DA UCRÂNIA: Meses de crise e novo pleito Eleições extraordinárias na Ucrânia foram convocadas após a queda de Viktor Yanukovich, em fevereiro, e em meio ao conflito entre forças ucranianas e separatistas pró-Rússia, que já matou mais de 350 pessoas desde abril. Em maio, o milionário Petro Poroshenko, o "rei do chocolate", venceu em 1º turno. Ele apoia as ações militares contra o movimento separatista pró-Rússia e aderiu à UE

MOVIMENTOS SEPARATISTAS DA UCRÂNIA: Movimento separatista Desde abril, separatistas ocupam prédios públicos em Lugansk, Donetsk e Slaviansk, no leste do país, fronteira com a Rússia, onde vivem cerca de 7 milhões de pessoas, quase 15% da população da Ucrânia, que falam russo e se alinham ao governo Putin. As áreas se autoproclamaram "repúblicas populares independentes" em maio.

EXERCÍCIOS (Mack) No mundo “globalizado”, sem as grandes oposições que permeavam o período da Guerra Fria, ainda se verificam diversos conflitos sangrentos por territórios, que se embasam em questões religiosas, étnicas e nacionalistas. Dentre esses conflitos, a Questão da Chechênia e do Daguestão colocam a população local contra o governo russo, que teme, entre outros fatores, que: As manifestações pró-socialismo na região desestabilizem o atual governo. O fundamentalismo islâmico se alastre por outras regiões, encorajando o separatismo regional. As jazidas de urânio e a usina nuclear de Chernobyl caiam nas mãos dos fundamentalistas islâmicos que vivem na região. Haja desestabilização russas pré-estabelecidas, em virtude das lucrativas atividades ligadas ao narcotráfico na região. As jazidas de petróleo e os oleodutos existentes na região fiquem sob controle das Sete Irmãs Petrolíferas, empresas que financiam os movimentos separatistas.

EXERCÍCIOS (Fuvest) Analisando as transformações ocorridas na ex-URSS, pode- se considerar que a Federação Russa: Atrai maciços investimentos estrangeiros devido ao seu elevado ritmo de crescimento econômico. Tem dificuldade em transferir a tecnologia desenvolvida no setor militar para a produção industrial do setor civil da economia. Ainda figura entre as cinco maiores potências econômicas do globo, em razão de sua moderna agricultura destinada à exportação. Completou o processo de privatização no país, porque suas empresas estatais eram rentáveis e competitivas no mercado. Conseguiu construir sua identidade nacional, com a saída das demais repúblicas que constituíam a URSS.