ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.

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Transcrição da apresentação:

ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX

PLANEJAMENTO 2014 10.02 — Lucíola (José de Alencar) 26.05 — O jogador (Dostoiévski) 25.08 — O Cortiço (Aluísio Azevedo) O Triste Fim de PQ (Lima Barreto)

ARTE E SIGNIFICADOS Tipos de arte: a) Artes Visuais (plásticas/gráficas) b) Música c) Literatura

AVALIAÇÃO DA ARTE Critérios : a) Estético (percepção sensorial): belo x feio b) Lógico: verdade (realidade) x erro (fantasia) c) Econômico: útil x não útil d) Ético: bem x mal

Escritor — Editor (Livreiros) — Público-Leitor A ARTE LITERÁRIA Ficção Circuito literário Escritor — Editor (Livreiros) — Público-Leitor Os canais do circuito a) As sociedades literárias: pessoas envolvidas b) Os movimentos literários: as propostas e os objetivos c) Os meios de comunicação; canal de propagação.

O DISCURSO LITERÁRIO (1) Estratégias discursivas: Aproximação e distanciamento do sujeito: narrador Modos de qualificação do objeto: figurações Discurso: prosa / poesia Produção de verossimilhança (mimesis, imitatio) Dramatização do discurso: tragédia / comédia

O DISCURSO LITERÁRIO (2) Constructos literários herdados Sublime / grotesco: Idealização e grotesquização Qualificação bipartida: metafísica católico-cristã Comparação de estados ou características: analogias Linguagem figurada: totalização / particularização

ELEMENTOS LITERÁRIOS 1 Narrador: foco e onisciência Personagens Apresentação: física e/ou comportamental Tratamento narrativo: planas (rasas) ou esféricas (evolutivas) Características: geral (tipo), específico (indivíduo), caricatura Funções: protagonista, antagonista, secundária, narrador

ELEMENTOS LITERÁRIOS 2 Tempo: cronológico / psicológico Enredo: ações e fatos (intriga = estado inicial + força transformadora + estado final) Ritmo: linear, circular, caleidoscópico Espaço: físico / social / particular Verossimilhança: busca da aproximação com a realidade; possibilidade Estilo: construção frasal e figurações específicas

A LITERATURA BRASILEIRA Romantismo: 1º movimento literário brasileiro? A importância dos MCM: os jornais impressos e o aumento da tiragem dos periódicos Vinculação ao discurso político hegemônico A vinculação ao modo de produção capitalista Influências: Alemanha, Inglaterra e França.

ROMANTISMO BRASILEIRO Como se forma uma “sociedade” literária romântica? GRUPO DE VALORES CULTURAIS COMUNS E INTERDEPENDENTES, ESTRUTURANDO UMA IDEOLOGIA. O texto romanesco Séc. XI: texto latino traduzido em língua vulgar Séc. XII: narrativa escrita em romance (recontar, centrado em uma ação épica) Séc. XIV: romances de aventura / Séc. XV: romances de cavalaria Séc. XVII: fábula, mentira, histórias fictícias (tom pejorativo)

VALORES FUNDAMENTAIS FAMÍLIA: finalidade / transformação do estado inicial RELIGIOSIDADE: fundamento / base para as ações morais e transformadoras / motor da transformação POLÍTICA: meio / prática, atitude levada em consideração para transformação NATUREZA: participante / elementos que deve ser levado em consideração na transformação do estado inicial

O HOMEM ROMÂNTICO SUJEITO (narrador, protagonista) “Aproximador” (estético, não necessariamente físico) das ações e dos objetos Personalização da análise: formação de uma identidade (o objeto é dado com as características do sujeito) Posse / Desapontamento Infatilização x Maturação do discurso

A MULHER ROMÂNTICA Objeto de visão / Construção (pode ser protagonista) Elemento unificador do pensamento cultural Identificação com a mãe Evolução do pensamento romântico 1) MÃE-NATUREZA (1ª fase) 2) MÃE-MULHER (2ª fase) 3) MÃE-PÁTRIA (3ª fase)

O MUNDO ROMÂNTICO Construções etéreas: alma, sentimentos Habilidades: improviso, fantasia Atitudes: “ilogicidade”, irrazoabilidade das ações

CRITÉRIO TEMPORAL-CRONOLÓGICO DIVISÃO POÉTICA CRITÉRIO TEMPORAL-CRONOLÓGICO ESTADO PRIMITIVO: 1a GERAÇÃO INDIANISMO ESTADO INDIVIDUAL: 2a GERAÇÃO ULTRARROMANTISMO ESTADO COLETIVO: 3a GERAÇÃO CONDOREIRISMO

1ª GERAÇÃO: INDIANISTA GONÇALVES DIAS

2ª GERAÇÃO: ULTRARROMÂNTICA ÁLVARES DE AZEVEDO

3ª GERAÇÃO: CONDOREIRA CASTRO ALVES

DIVISÃO DA PROSA Critério temático ROMANCE INDIANISTA ROMANCE HISTÓRICO ROMANCE URBANO ROMANCE REGIONALISTA OBS: Identificação do conceito de ROMANCE OBS 2: Identidade do público-consumidor (gênero mais substancial)