Elaboração Projeto de Pesquisa Prof. Saulo Barbará.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Advertisements

(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia Científica
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
ARTIGO CIENTÍFICO.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
PROJETO MAPAS 3°B.
Metodologia Da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia Científica
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Metodologia de Pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Projeto de Pesquisa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Artigo.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
Elaboração Projeto de Pesquisa
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho nas regras ABNT
Construção de relatórios
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Normas para redação de TCC
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Projeto de Graduação II
PROJETO DE PESQUISA.
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
Metodologia DA PESQUISA científica
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profa. Msc. Cinthya N. V. Silva
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Trabalho de Conclusão de Curso
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Coletiva Prof a Grasiela Piuvezam Prof a Isa Hetzel Projeto.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Transcrição da apresentação:

Elaboração Projeto de Pesquisa Prof. Saulo Barbará

Projeto de Fim de Curso (normas) Elaboração, Apresentação da Monografia e Avaliação da Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

Estrutura Básica Cada instituição tem suas regras próprias Mas uma estrutura básica deve conter os seguintes itens: Tema Delimitação do tema Justificativa Problema Hipótese Metodologia Cronograma Revisão de literatura Desenvolvimento Apresentação

1 - Trabalho de Conclusão de Curso Uma oportunidade a mais de aprendizagem Exercício efetivo das atividades acadêmicas Além de descrever a experiência prática desenvolvida, o aluno tem de detalhar a metodologia adotada, as hipóteses formuladas e as conclusões a que chegou durante as atividades do projeto.

2 - Objeto Estas normas definem as regras para Elaboração; Apresentação da monografia Avaliação do trabalho apresentado como parte integrante da avaliação da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

3 - Determinações Gerais O desenvolvimento e apresentação do projeto de final de curso deverão ser feitos individualmente A aprovação do aluno é condicionada à qualidade: Da monografia; Da contribuição dada; Da sua defesa. Resolução do CNE no. 1, de 8 de junho de 2007.

4 - Roteiro da disciplina A disciplina de TCC Seis encontros; Visa a construção do anteprojeto. Alterações no projeto Só com a prévia aprovação; Dentro dos prazos estabelecidos. Monografias entregues em 4 cópias: Duas cópias (uma impressa e outra em CD/DVD) para o arquivamento nas bibliotecas das unidades da UniverCidade; Duas outras cópias impressas (coordenação do curso e orientador)

4 - Roteiro da disciplina Definição do tema Previamente aceito pelo orientador; Avaliado com base na sua importância, extensão e respectiva contribuição para a área de conhecimento dos mainframes. Desenvolvimento utilizando uma das tecnologias ensinadas no curso: Implementação de um projeto; Estudo de caso (descrevendo o “antes” e “depois”; Pesquisa de campo com a descrição dos seus resultados; Pesquisas monográficas (excepcionalmente).

4 - Roteiro da disciplina Apresentação do ante-projeto Deverá ser formalmente apresentado à Coordenação do Curso sob a forma de ante-projeto, devendo descrever: A área de conhecimento a ser abordada; A evidenciação do problema a ser discutido e a proposta de solução.

4 - Roteiro da disciplina Anteprojeto Deve conter os seguintes tópicos: A – Introdução B – Descrição do Tema C – Justificativa e/ou Contribuição D – Contribuição (opcional) E – Objetivos F – Análise do Ambiente Organizacional G – Metodologia H – Cronograma de execução I – Orçamento do trabalho (item exclusivo para projetos aplicados em ambiente real)

4 - Roteiro da disciplina A – Introdução Breve descrição do projeto. B – Descrição do Tema Apresentação sucinta sobre o tema a ser desenvolvido. C – Objetivos Descrever as funcionalidades e os principais ganhos que a comunidade de usuários terá na utilização da solução a ser desenvolvida ou proposta.

4 - Roteiro da disciplina  C – Justificativa e/ou Contribuição Relatar os motivos para o desenvolvimento do trabalho. Identificar os problemas que serão solucionados com o projeto. D – Contribuição (opcional) Descrever as possíveis contribuições do trabalho para a área de conhecimento.  F – Análise do Ambiente Organizacional Descrição do ambiente da empresa ou instituição em que o projeto se insere.  G – Metodologia Descrição do tipo de pesquisa/trabalho a ser feito e seus instrumentos (pesquisa, investigação bibliográfica , etc.).

4 - Roteiro da disciplina H – Cronograma de execução Planejar o tempo de duração de cada tarefa que será desenvolvida distribuindo-a ao longo dos meses no prazo estimado.  I – Orçamento do trabalho (item exclusivo para projetos aplicados em ambiente real) Considerar os custos dos recursos envolvidos x cronograma de desenvolvimento e calcular quanto custará para a empresa o desenvolvimento do projeto. Estimar os custos de desenvolvimento, implantação, recursos materiais e de infra-estrutura, se houver.

4 - Roteiro da disciplina Leitura Recomendada http://www.inf.ufrgs.br/gpesquisa/bdi/links/misc/Monografia1.pdf http://www.miniweb.com.br/Educadores/artigos/pdf/como_fazer_monografia.pdf  Consultar também os arquivos, específico a esta finalidade, disponíveis no grupo criado no Yahoo.com para o intercambio de alunos da turma.

4 - Roteiro da disciplina Apresentação do trabalho Previamente marcada e comunicada a todos com a antecedência de três semanas. Entrega mínima de 10 (dez) dias antes da apresentação . 3 (três) cópias da monografia encadernação em espiral, para os membros da banca. Banca avaliadora (orientador e 1 ou 2 professores) que definirá o grau final da disciplina. O grau será divulgado ao final de todas as apresentações e usado como a nota ddo TCC. Não serão permitidas reapresentações ou reavaliações do projeto.

4 - Roteiro da disciplina Entrega da monografia final Após a apresentação do projeto Prazo de 20 (vinte) dias para os ajustes apontados na apresentação Entrega da monografia Encadernada em capa dura de cor preta com letras dourada, com o título do projeto escrito horizontalmente no ombro do capeamento do volume e a capa. A entrega da monografia deverá ser realizada ao coordenador do curso e ao orientador.

5 - Prazos Apresentação e desenvolvimento do projeto: A – Definição dos temas B – Apresentação do Ante-projeto C – Conclusão da Fundamentação Teórica Até o quarto encontro de orientação (22/07/09) D – Entrega do rascunho da monografia para avaliação do orientador Até o quinto encontro de orientação (27/07/09). E – Datas de apresentação Até 26/09/2009. F – Entrega da monografia na versão capa dura Até 20 dias após a apresentação do projeto (16/10/09)

6 – Estrutura da monografia A monografia deverá ser entregue segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme roteiro definido. Recomenda-se consultar monografias recentes depositadas na sua Unidade Acadêmica para observar detalhes de formatação e referenciamento.

6 – Estrutura da monografia 6.1 – Capa Parte externa usada como proteção Deve conter os elementos mais representativos da folha de rosto: Título do trabalho, nome do autor, nome da instituição, local e data Deve ser usado o modelo-padrão da UniverCidade.

6 – Estrutura da monografia 6.2 – Parte Pré-Textual - Compreende os elementos: 6.2.1 – Folha de rosto 6.2.2 – Assinatura Representa a autorização do aluno para utilização do projeto em trabalhos acadêmicos pela UniverCidade. 6.2.3 - Dedicatória (opcional) Oportunidade do autor de prestar uma homenagem ou dedicar a sua monografia a quem desejar. 6.2.4 – Agradecimentos (opcional) Folhas dedicadas aos agradecimentos àqueles que colaboraram para a realização da monografia.

6 – Estrutura da monografia 6.2.5 – Epígrafe (opcional – não usar) 6.2.6 – Resumo (opcional – recomenda-se) Apresentação concisa dos pontos relevantes Redigido com clareza e na terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Máximo de 500 palavras (NBR 6028/87 da ABNT). 6.2.7 – Sumário Descrição da divisões, capítulos e outras partes do trabalho na ordem em que aparecem na obra. 6.2.8 – Lista de ilustrações Relação das ilustrações, tabelas, quadros e figuras.

6 – Estrutura da monografia 6.3 – Parte Textual ou Corpo da monografia – Conteúdo do projeto Introdução Desenvolvimento Conclusão deve responder às questões da pesquisa sobre os objetivos e hipóteses; deve ser breve e apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

6 – Estrutura da monografia 6.4 – Parte Pós-Textual - Complementos 6.4.1 – Referências Permite identificar as publicações no todo ou em parte. Relacionados por ordem alfabética (ABNT - NBR 6023/89) 6.4.2 – Glossário Termos técnicos, palavras especiais ou elucidação de significados citados no trabalho,em ordem alfabética. 6.4.3 – Anexos (se usados) Separados do corpo do trabalho para evitar sobrecargas. Fundamentam, comprovam e ilustram o trabalho.

7 – Formato da monografia 7.1 – Numeração progressiva (ABNT-NB 60241/80) Detalhes no documento em word fornecido antes.

7 – Formato da monografia 7.2 – Número de páginas e formato Mínimo de 45 e um máximo de 250 páginas Impressas em uma só face da folha de papel branco, formato A4 (21cm x 29,7 cm). Fonte - Times New Roman Tamanhos Títulos: 12 ou acima Texto: 12 Citações longas (mais de 3 linhas): 10 Citações curtas (entre aspas) tamanho 12.

7 – Formato da monografia 7.3 – Margens Superior – a 3 cm da borda superior das páginas seguintes. Inferior – a 2,5 cm da borda inferior da folha. Esquerda – a 3 cm da borda esquerda da folha. Direita – a 2,5 cm da borda direita da folha. Parágrafos – a 5,5 cm da borda esquerda. Citações longas – a 6 cm da borda esquerda e a 3 cm da direita, em espaço simples, separadas do texto. Referências – Cada referência deve ser iniciada na margem esquerda. A partir da segunda linha a três espaços da margem esquerda.

7 – Formato da monografia 7.4 – Paginação – Deve seguir o padrão: Capa – Não deve ser considerada para efeito de paginação. Folha de rosto – Deve ser contada, mas não é numerada. Páginas pré-textuais – Sucedem a folha de rosto e são numeradas seqüencialmente em algarismos romanos ( ii, iii, iv,...). Corpo do trabalho – Obedece a numeração convencional, em algarismos arábicos (.., 5, 6, ...) e deve estar a 2,0 cm da borda superior da folha.

7 – Formato da monografia 7.5 – Espaçamento Todo o texto em espaço 1,5. Citações longas, notas, as referências bibliográficas e resumo em espaço simples.

7 – Apresentação da monografia (Relatório de Pesquisa) “Relatar é basicamente contar o que se observou.” As partes essenciais de um relatório são: Introdução – importância do assunto e objetivos Referencial teórico – levantamento bibliográfico Metodologia – descrição dos procedimentos Apresentação dos resultados Análise dos resultados Sugestões/recomendações Conclusão Anexos

8 - Sugestões (Tema) A escolha do tema está relacionada a fatores internos do pesquisador (afetividade com o tema, tempo disponível para a realização da pesquisa) fatores externos (significação do tema escolhido, originalidade, relação com a linha de pesquisa da instituição, etc.). A pesquisa já foi feita antes?. Não se deve reinventar a roda. Novas abordagens sobre temas já pesquisados são válidas. 30/42

8 - Sugestões (Tema) Não abrace o mundo com as pernas. Temas amplos tornam difícil e demorada a pesquisa. Procure delimitar a pesquisa no tempo e no espaço. Exemplos de delimitação: Tema amplo: Desenvolvimento de Software Delimitações Modelo de Desenvolvimentos de Software. O CMMI na Indústria Brasileira de Software. A Prática do CMMI na DataSul. Bem delimitado: O CMMI na DataSul nos dois últimos anos.

8 – Sugestões (Justificativa) Descrever porque a pesquisa é importante. Exemplo: O desenvolvimento de software continua sendo um dos grandes problemas do setor. Dificilmente o projeto de um software: atende a todos os requisitos do contratante, termina no prazo certo, não estoura o orçamento. As indústrias de software ainda estão em busca da “bala de prata”. Assim, a importância desta pesquisa está em descobrir até que ponto o CMMI contribui para resolver estes problemas.

8 – Sugestões (Problema) É um questionamento, uma pergunta a ser respondida. Prefira perguntas fechadas, que possam ser respondidas com sim ou não. Evite perguntas abertas, do tipo: Qual o impacto das novas tecnologias sobre o comportamento das pessoas? Problematização do mesmo tema: O Computador torna as pessoas mais solitárias ou promove a socialização? Fica mais fácil entender como fazer a pesquisa e que metodologia usar para responder a essa pergunta.

8 – Sugestões (Hipóteses) Resposta provisória para o problema. Representada por uma frase afirmativa: O computador promove a socialização de tímidos. Podem ser confirmadas ou falseadas (refutadas).

8 – Sugestões (Metodologia) Descreve a metodologia a ser usada Pesquisa quantitativa ou qualitativa? Estudo de caso? Observação participante? Entrevista? Serão necessários vários instrumentais de pesquisa? Deixe bem claro como você pretende conduzir a pesquisa.

8 – Outras Sugestões Introdução Capítulos Ideia do que será discutido, sem entrar em detalhe Pode apresentar todos os capítulos ou apenas o próximo. Capítulos Um nome para cada capítulo.

8 – Outras Sugestões Capítulo I Problema da pesquisa Justificativa Objetivos (gerais e específicos) Hipóteses Questões de discussão Metodologia.

8 – Outras Sugestões Capítulo II Capítulo III Outros capítulos Fundamentação teórica do projeto Capítulo III Coleta de dados, discussões realizadas Outros capítulos Se o texto justificar Conclusão Referências

8 – Outras Sugestões Em trabalhos científicos, geralmente, se evitam anexos. Em projetos de software, é onde o código dos programas deve aparecer.

8 – Outras Sugestões Revisão da Literatura Não é uma simples relação de obras. Deve resumir o pensamento dos principais autores que trataram do assunto. Serve para demonstrar que o aluno; Teve contato com as teorias e conceitos e básicos sobre o tema; Não pretende reinventar a roda (ou seja, fazer uma pesquisa que já foi realizada); Está preparado para iniciar o trabalho

8 – Outras Sugestões Clássico: Livro do professor Antonio Joaquim Severino – USP e ex-vice-reitor PUC, Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002. Dirceu Antonio Ruaro, Manual de Apresentação de Produção Acadêmica. Faculdade Mater Dei. 2a. ed., Pato Branco, 2004. Robert K. Yin. Estudo de Caso: planejamento e métodos, 3a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. Amado L . Cervo e outros. Metodologia Cientítica. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 Antonio Carlos Gil,. 5a. ed., Atlas, 1999. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social

Perguntas?