CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marco Aurélio Martignoni
Advertisements

Corrosão e Proteção de superfícies metálicas
Noções Básicas de Corrosão
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
Elementos químicos no dia - a -dia.
CORROSÃO.
Elementos Básicos de Operações
Proteção Respiratória
Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
12- CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
12- CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
Ruptura de Tubos e Vasos
Corrosão - revisão 2011/1.
DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE POLÍMEROS
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Integração de Segurança
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Patologias em Estruturas de Concreto Armado
INTRODUÇÃO E ALGUNS CONCEITOS PROFESSOR ESP. CHRISTIAN VALÉRIO
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
Tecnologia de limpeza e de sanitização da fábrica e de seus equipamentos Água - - elemento mais importante para o funcionamento da indústria de alimentos;
ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS
Tecnologia Mecânica Tratamentos Térmicos.
TRATAMENTO TÉRMICO Tratamento Térmico:
1 Maria Resende 8ºC/Liliana Machado 8ºC.  Neste trabalho vamos falar um pouco sobre os elementos químicos que constam nos objetos do nosso dia-a-dia.
TÓPICOS ESPECIAIS EM CORROSÃO (OPTATIVA)
Seleção de materiais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Poluição do ar EFA NS– Alfaiate
De que é feito a bicicleta?
Reservatórios elevados em concreto maciço
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Disciplina 5397 – Eletroquímica e Corrosão
Eletro Pneumática Antônio Francisco Vieira Júnior.
Quantidade de água disponível
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
UNIFACS Materiais Metálicos
EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA
COMPORTAMENTO OPTICO DOS POLÍMEROS
Riscos Químicos.
Propriedades dos materiais
Estanho Aula 13.
Cerâmicas Aula 16.
Chumbo Aula 14.
USINAGEM Fluidos de usinagem; Usinagem a seco;
CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA
Até meados do século 19 a maioria dos barcos eram todos feitos de materiais naturais, principalmente de madeira. Na década de 1930 todos os barcos eram.
Chuva Ácida Beatriz Alves Moreira – E4MA.
Fratura Assistida pelo Meio
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Ciências Naturais – 8.º ano
Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação.
ESTERILIZAÇÃO.
Daniel Soares de Alcantara
PROFESSORA: Shaiala Aquino
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Método eletroquímico de controle
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
Aula 10 – Aços carbono e baixa liga
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 07 METAL SACRIFÍCIO Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Roberto.
Corrosão Provocada por Microrganismos
Biomateriais II Aulas teóricas 1-
DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS EM MEIO BIOLÓGICO Condições corpo: - T  38ºC (T baixa); pH neutro - condições severas do meio fisiológico e biomecânico BIOMATERIAIS.
DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS EM MEIO BIOLÓGICO Degradação de polímeros - superfícies poliméricas em contacto com fluidos do corpo absorvem componentes proteícos.
Transcrição da apresentação:

CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS

Por que se preocupar com a corrosão? 3 razões: Custo; Segurança; Conservação de recursos. Em relação aos custos: Nos E.U.A. a corrosão gera por ano custos da ordem de 4,5% do PIB daquele país; Deste total, cerca de 100 bilhões de dólares são gastos na utilização de materiais mais resistentes à corrosão e no emprego de novas tecnologias; O setor que mais investe no problema é o da indústria automotiva.

CORROSÃO METÁLICA É A DETRIORAÇÃO E A PERDA DE MATERIAL DEVIDO A AÇÃO QUÍMICA OU ELETROQUÍMICA DO MEIO AMBIENTE, ALIADO OU NÃO A ESFORÇOS MECÂNICOS.

CORROSÃO METÁLICA A deterioração leva: Ao desgaste À variações químicas na composição À modificações estruturais Em geral a corrosão é um processo espontâneo O Engenheiro deve: Saber como evitar condições de corrosão severa Proteger adequadamente os materiais contra a corrosão Modificam as propriedades dos materiais

PRINCIPAIS MEIOS CORROSIVOS PRINCIPAIS MEIOS CORROSIVOS * Todos esses meios podem ter características ácidas, básicas ou neutra e podem ser aeradas. Atmosfera (poeira, poluição, umidade, gases:CO, CO2, SO2, H2S, NO2,...) Água (bactérias dispersas: corrosão microbiológica; chuva ácida, etc.) Solo (acidez, porosidade) Produtos químicos  Um determinado meio pode ser extremamente agressivo, sob o ponto de vista da corrosão, para um determinado material e inofensivo para outro.

PRODUTOS DA CORROSÃO Muitas vezes os produtos da corrosão são requisitos importantes na escolha dos material para determinada aplicação. Alguns exemplos onde os produtos da corrosão são importantes: Os produtos de corrosão dos materiais usados para embalagens na indústria alimentícia deve não ser tóxico como também não pode alterar o sabor dos alimentos. Pode ocorrer, devido a corrosão, a liberação de gases tóxicos e inflamáveis (riscos de explosão) Materiais para implantes de ossos humanos, implante dentário, marcapassos, etc.

MEIOS DE PREVENÇÃO CONTRA A CORROSÃO - Evitar contato metal-metal coloca-se entre os mesmos um material não-condutor (isolante) - Usar InibidoresUsa-se principalmente o componente é usado em equipamentos químicos onde haja líquido agressivo.

Sujeiras, trincas, fissuras, etc Sujeiras, trincas, fissuras, etc. atuam como focos para a corrosão (levando à corrosão localizada). A acumulação de sujeiras, óxidos (ferrugem) agravam a corrosão.

Em geral, o aumento da temperatura aumenta a velocidade de corrosão. Por outro lado, a temperatura também pode diminuir a velocidade de corrosão através da eliminação de gases, como O2 por exemplo.

PRINCIPAIS MEIOS DE PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO PINTURAS OU VERNIZES RECOBRIMENTO DO METAL COM OUTRO METAL MAIS RESISTENTE À CORROSÃO GALVANIZAÇÃO: Recobrimento com um metal menos resistente à corrosão

PINTURAS OU VERNIZES Separa o metal do meio Exemplo: Primer em aço

RECOBRIMENTO DO METAL COM OUTRO METAL MAIS RESISTENTE À CORROSÃO Separa o metal do meio. Exemplo: Cromagem, Niquelagem, revestimento de arames com Cobre, etc. Dependendo do revestimento e do material revestido, pode haver formação de corrosão quando houver rompimento do revestimento em algum ponto, acelerando assim o processo de corrosão.