A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTERILIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTERILIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ESTERILIZAÇÃO

2

3 ESTERILIZAÇÃO É a total eliminação da vida microbiológica presente em materiais. Para que se realiza o processo de esterilização é necessário que os materiais sejam submetidos ao calor durante um determinado tempo, destruindo todos os microrganismos.

4 ESTERILIZAÇÃO Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens. Contudo a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem.

5 Autoclave

6 FLAMBAGEM A flambagem é a colocação do material sobre o fogo até que o metal fique vermelho. Vantagem: fácil execução. Desvantagem: não é seguro, pode não esterilizar alguns tipos de bactérias pelo baixo tempo de exposição e danifica os materiais.

7 CALOR SECO Atua sobre os microorganismos provocando a oxidação dos constituintes celulares orgânicos e a desnaturação e coagulação das proteínas.

8 O calor penetra de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, para que haja uma eficaz esterilização.

9 CALOR SECO São utilizados as estufas. Conforme o calor gerado recomenda-se um certo tempo: a 170 Graus Celsius, são necessários 60 minutos. A 120 Graus são necessários 12 horas.

10 CALOR SECO Vantagens: não forma ferrugem, não danifica materiais de corte. É o ideal para vidros, metais, e substâncias em pó. Desvantagens: o material deve ser resistente a variação de temperatura. Não esterilize líquidos.

11 CALOR ÚMIDO Atua também desnaturando e coagulando as proteínas das células microbianas, a água vai influenciar na destruição das membranas e enzimas pois induz a destruição das pontes do hidrogênio, o que vai tornar estes processos mais eficazes.

12 CALOR ÚMIDO Autoclavagem: é a exposição do material a vapor de água sobre pressão, a 121ºC durante 15min. É o processo mais usado e os materiais devem ser embalados de forma a permitirem o contato total do material com o vapor de água.

13 devendo ser realizado no vácuo para permitir que a temperatura não seja inferior à desejada, permitir a penetração do vapor nos poros dos corpos porosos e impedir a formação de uma camada mais fria.

14 CALOR ÚMIDO Autoclavagem: podem ser usadas autoclaves de paredes simples (que são mais rudimentares) ou de parede dupla, que permitem melhor extração do ar e melhor secagem. É muito usado para o vidro e materiais que não oxidem com água. É utilizada ainda para na esterilização de tecidos.

15 EFICÁCIA É validada por dois métodos. Indicadores químicos: mudam de cor consoante a temperatura (ex: tubos de Brown, fita adesiva Bowie-Dick).

16 Indicadores biológicos: tubo com suspensão de esporos de bactérias muito resistente (Bacillus stearothermophylus) que morrem quando expostos por 12 min ou mais a uma temperatura de 121ºC.

17 CALOR ÚMIDO Vantagens: fácil uso, custo acessível para grandes instituições hospitares. Desvantagens: não serve para esterilizar pós e materiais sensíveis ao calor.

18 RAIOS GAMA/COBALTO Os raios-gama têm comprimentos de onda ainda menores do que o tamanho dos átomos. Os fótons de raio-gama levam muita energia e são mortais.

19 Vantagens: esteriliza uma variedade de materiais.
Desvantagens: caro e perigoso, requer equipe altamente especializada.

20 MÉTODOS QUÍMICOS Óxido de Etileno: o gás óxido de etileno é um produto altamente tóxico usado para esterilizar materiais.

21 Vantagens: não danifica os materiais.
Desvantagens: danos ao meio ambiente quando manipulado erroneamente, alto custo, tóxico para o manipulador.

22 MÉTODOS QUÍMICOS Glutaraldeído: fornecido na forma de líquido a 25 ou 50%, são pouco voláteis a frio e utilizados para a desinfecção de instrumentos médicos.

23 Vantagens: facilidade de uso.
Desvantagens: é necessária a imersão total do material.

24 MÉTODOS QUÍMICOS Formaldeído: com o aparecimento do glutaraldeído tende a ser abandonado, por ser muito lenta a esterilização e depender de umidade local controlada. Vantagens: barato. Desvantagens: pouco eficaz e demorado.

25 MÉTODOS QUÍMICOS Ácido paracético: líquido que esteriliza materiais por imersão. Vantagens: rapidez, em 20 minutos sob imersão apresenta esterilização. Desvantagens: tóxico, o material deve ser submergido, impossibilitando seu uso para pós e líquidos.

26 FILTRAÇÃO Usa-se habitualmente em soluções.
As substâncias atravessam superfícies filtrantes, e a técnica é considerada esterilizante conforme o diâmetro dos poros. Se os poros tiverem um diâmetro igual ou inferior a 0,2 μm, embora não retenham vírus.

27 Os filtros podem ser de vários tipos – velas porosas, discos de amianto, filtros de vidro poroso, de celulose. Usado na esterilização de soluções que não podem ser submetidas a temperatura ou exposta a ação d outros produtos químicos.

28 Boa noite!!


Carregar ppt "ESTERILIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google