Climas brasileiros e domínios climáticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Advertisements

Climas do Continente Americano
PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Revisão para os alunos 2º E.M C
Clima e Vegetação da América
Climas do Brasil.
Fatores determinantes do clima
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
CLIMA NO BRASIL.
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
OS GRANDES CLIMAS DO PLANETA
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
AMÉRICA AMÉRICA LATINA. Origem geológica complexa; Origem geológica complexa; - continente americano alonga-se no sentido dos meridianos; - continente.
O que você deve saber sobre
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Massas de ar e Classificação Climática
CLIMATOLOGIA.
CLIMAS BRASILEIROS.
PROFESSORA: Marise Rabelo
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
Hidrografia e Clima.
Climas do Brasil.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Professor Luiz Felipe Geografia
Dinâmica Climática Capítulo 7.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROF. JHONNY.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
 MEC: forma-se sobre a amazônia – quente e úmida – atua o ano inteiro no norte do Brasil e avança em direção ao sul durante o verão, ocasionando chuvas.
CLIMA BRASILEIRO.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
GEOGRAFIAGROTH.
Unidades Climáticas brasileiras
CLIMA BRASILEIRO.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Dinâmica Climática.
Climas do Brasil.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SO SERIDÓ- CAMPUS CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CLIMA PIBIDIANOS:DANILOEDIJANEÉLLONJAÍNE.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
INTERTROPICAL Temperada MEC MEAMEA MEA MTC MPA INVERNO.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
Professora Fabiana Faria de Oliveira (Informática Educativa)
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Transcrição da apresentação:

Climas brasileiros e domínios climáticos

FATORES CLIMÁTICOS Para compreendermos os domínios climáticos no Brasil é importante recordarmos os fatores climáticos e como eles influenciam nos climas dos lugares. LATITUDE ALTITUDE CONTINENTALIDADE MARITIMIDADE MASSAS DE AR

Localização e clima O Brasil localiza-se predominantemente na zona intertropical. Por isso os climas são em sua maioria quentes e úmidos. Apenas uma pequena parcela do território localiza-se abaixo do Trópico de Capricórnio e portanto na zona subtropical. Essa região apresenta temperaturas mais amenas em relação ao restante do país.

MASSAS DE AR NO BRASIL O Brasil sofre a influencia de cinco massas de ar quatro de atuação constante mEc- Massa Equatorial Continental mEa- Massa Equatorial Atlântica mTc- Massa tropical Continental Mta- Massa Tropical Atlântica e uma de atuação apenas no inverno mPa- Massa Polar Atlântica

Massa Equatorial Atlântica(mEa) Quente e úmida, dominando a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste em alguns momentos do ano, tem seu centro de origem no Oceano Atlântico. Massa Equatorial Continental (mEc) Quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia, domina a porção noroeste da Amazônia durante quase todo o ano. Massa Tropical Atlântica (mTa) Quente e úmida, originária do Oceano Atlântico, nas imediações do trópico de Capricórnio, exerce enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil. Massa Tropical Continental (mTc) Quente e seca, se origina na depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano. Massa Polar Atlântica (mPa) Fria e úmida, forma-se nas porções do Oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno, quando entra no Brasil como uma frente fria, provocando chuvas e queda de temperatura.

ALTITUDE Quanto mais alto estivermos menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevada da atmosfera. Há a questão também que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude menos intensa será a irradiação.

Continentalidade e Maritimidade   A proximidade de grandes quantidades de água exerce influência na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora irradiar a energia absorvida. Por isso, o hemisfério Norte tem invernos mais rigorosos e verões mais quentes, devido a quantidade de terras emersas ser maior, ou seja, sofre influencia da continentalidade, boa parte deste hemisfério.

Diversidade climática no Brasil

Climas do Brasil

Equatorial   É um clima quente e úmido, que fica ao redor da linha do Equador. As chuvas são abundantes e maior parte de convecção.  Este tipo de clima fica na região Norte do Brasil.  Com temperaturas que variam de 24°C a 27°C.  Nessa região o índice pluviométrico é de 2000mm por ano.

Tropical úmido Se situa na costa leste do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até São Paulo.  No inverno se formam frentes frias e em alguns dias a temperatura fica baixa. As chuvas ocorrem no verão, apenas no litoral nordeste que chove mais no inverno. O índice pluviométrico é de 2500 mm anuais  É um clima quente e úmido com médias térmicas entre 24ºC a 27ºC.

Tropical típico ou semi-úmido   Este tipo de clima ocorre no região central do Brasil.  As médias de temperatura variam de 20° a 28°C. Chove por volta de 1500mm por ano. É um tipo de clima quente e semi-úmido, com chuvas no verão e seco no inverno.

Semi-árido   Ocorre no sertão nordestino. Com chuvas inferiores a 800mm por ano.  É seco e árido, mas não como o deserto as médias térmicas são de 28º C.  Tem quatro massas que exercem influencia, duas equatoriais e duas tropicais, que terminam sua trajetória no sertão

Subtropical   Este tipo de clima se localiza no sul do país até o sul do trópico de Capricórnio.  O verão é quente e o inverno é frio, em lugares mais altos ocorrem geadas. Em alguns lugares chega a cair neve, mais é raro. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.