Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruno M. Carvalho Sala: 3B2 Horário: 35T34
Advertisements

Otimização de Consultas em SQL Estimativas de Custos
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Implantação e implementação de recursos do SQL Server 2005 Publicado em: dezembro de 2005 Migração para o SQL Server 2005 na Microsoft.
EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA FUZZY DE AUXILIO A DIAGNÓSTICO DE HIDROGERADORES NA ELETRONORTE.
Motor de Armazenamento
Computação Distribuída
Sistemas de Arquivos Distribuídos
Org. e Projeto de Banco de Dados
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Daniel Paulo SQL Server 2008 Módulo III Daniel Paulo
Daniel Paulo Conceitos de Banco de Dados - Processamento de Transações de Dados - Gerenciamento de dados OLAP/OLTP - Alto desempenho.
Inicio PIATV para Windows Realização:.
CALL REC PLUS- Sistema de Gravação Telefônica
Curso Superior de Tecnologia: Sistemas para Internet
Contingência de Disco Alunos: Henrique Eloi RA: A32JAB-1
Sistemas Distribuídos
SETEMBRO, 2010 | SÃO PAULO. Instruções gerais (hidden slide): Título: Tudo Sobre Alta Disponibilidade no SQL Server Nível Técnico: 400 Audiência foco:
MGB /2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties,
Prof: Thiago Moraes Martins
FaculdadePitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Disciplina: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan.
SQL Server 2012 Hotspots Daniel Ribeiro da Silveira WPC /7/2017
(Aula complemento) – Parte 1
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
Indicadores e casos de sucesso em Segurança
Protegendo seu Futuro com Fathom™ Replication
Proteção A Recomendação ITU-T G.873.1: Optical Transport Network (OTN): Linear Protection.
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
Introdução a JEE Marco A. S. Reis Arquiteto de Software Abril/2011.
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 03 Prof
Serviço de Backup Online Via Prática. Por que você precisa de Backup? Dados são a força vital de sua empresa 43% das empresas dos EUA que experimentaram.
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Sistemas Distribuidos
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
DBSync4J Uma Ferramenta para Apoio na Sincronização entre Bases de Dados de Desenvolvimento e Produção Autores: Ana Carolina Ferreira Lins Rafael Fernandes.
INTERBASE 5º período Alunos: Marcelo Costa
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 04 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Redes e Manutenção de Computadores
Gestão da Tecnologia da Informação Lucas do Rio Verde – MT 2013.
Microsoft Students to Business
Daniel Paulo Introdução Um ambiente de distribuição de dados é aquele que pode conter cópias dos mesmos dados em diversos servidores.
DBSync4J Uma Ferramenta para Apoio na Sincronização entre Bases de Dados de Desenvolvimento e Produção Autores: Ana Carolina Ferreira Lins Rafael Fernandes.
Daniel Paulo Introdução O Gerenciamento de um banco de dados envolve um amplo conjunto de aspectos que devemos observar. Neste.
Daniel Paulo Banco de dados: é uma coleção/conjunto de registros relacionados.  Exemplo: O banco de dados de uma Universidade.
Daniel Paulo Backup Para evitar perdas de informações importantes, será necessário criar estratégias para a implementação de.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
Implementação Distribuída Escalonamento de Tempo-Real Prof. Dr. Norian Marranghello Grupo 8 Daniela Gonçalves Strozi – Sayuri Watanabe
Daniel Paulo Introdução Importação e exportação de dados são procedimentos comuns para Sistemas. Além disso, é normal ter que.
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
INTRODUÇÃO AO MIRRORING Artur Santos
Arquitetura de computadores
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
Graph Database Neo4j Edson Barboza.
Help de Funções do sistema Este HELP ajudará na instalação e configuração do Roteador SISMOURA.
Administrador de Banco de Dados (DBA) José Antônio da Cunha CEFET-RN.
II Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação Clusters de Alta Disponibilidade em Linux Frederico Madeira LPIC-1, LPIC-2, CCNA
Nilton Pinheiro Microsoft SQL Server Implementando SQL Server 2014 Failover Cluster com Cluster Shared Volume.
Implementando SQL Server 2014 Failover Cluster com Cluster Shared Volume (CSV) Nilton Pinheiro SQL Server Specialist SQL Server MVP MCITP | MCSE | MCDBA.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Eliane Linhares Mota SERVIÇO NACIONAL.
Backup José Antônio da Cunha CEFET-RN. Backup Introdução Introdução Sendo as informações o bem mais valioso da empresa e estando estas informações armazenadas.
Implementando SQL Server 2014 Failover Cluster com Cluster Shared Volume (CSV) Nilton Pinheiro SQL Server Specialist SQL Server MVP MCITP | MCSE | MCDBA.
SQL Saturday #469 - Brasília HA e DR como seguro de vida do DBA Luiz Henrique Garetti Rosário
SQL Saturday #512 Boas Vindas O dia a dia de um Administrador de banco de dados. Thiago Cruz.
Cluster Claudio Cavalcante. Cluster Nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito.
Provendo Alta Disponibilidade para suas Apps em Pequenos, Médios e Grandes Ambientes com SQL Server 2014 Nilton Pinheiro SQL Server Specialist SQL Server.
Transcrição da apresentação:

Daniel Paulo

Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento e pronto para uso. Recursos disponíveis: - Cluster - LOG SHIPPING (para cada banco) - MIRRORING - Replicação (para cada objeto)

LOG Shipping É um recurso que permite copiar um banco de dados para outros.

CaracterísticaLOG SHIPPINGReplicação Latência>=1 minSegundos Chaves PrimáriasNãoSim Envio de tabelas com filtrosNãoSim Possibilidade de atuar como Servidor principal SimNão Atualização dos dados dos bancos de sistema Sim, a maior parte Não FocoDisaster Recover - DR Alta disponibili dade *Passo a passo da página 615 à 628

Database Mirroring O espelhamento de banco de dados (Database Mirroring) é uma tecnologia disponível a partir da versão 2005 e consiste em transferir o transaction LOG diretamente para o servidor espelho O Database que está sendo espelhado ficará inacessível até que uma falha ocorra

Tipos de Proteção Máxima Segurança(High Safety) - Replicação síncrona - A operação ocorre somente quando todos os servidores envolvidos - Baixa performance Alta Performance(High Performance) - Replicação síncrona - Utiliza Protocolo Two-Phase-Commit Alta Proteção (High Protection) - Mecanismo de replica síncrono sem a utilização de Witness server

Servidores envolvidos na configuração - Servidor Principal é a origem dos dados - Servidor Mirror é o de espelhamento - Servidor Witness é o servidor que habilita o failover automático

Alguns itens importantes sobre o espelhamento de Banco de Dados - Modelo de recovery deve ser FULL - É necessário criar um banco de espelhamento com uma operação de RESTORE norecovery - O Mirror deve ter o mesmo nome do banco principal

Indicação de UsoTransaction Safety Mecanismo de Transferência Quorum Requerido Witness Server Tipo de Failover Alta disponibilidadeFULLSynchronousYY Automático ou Manual Alta ProteçãoFULLSynchronousYNApenas manual Alta PerformanceOFFAsynchronousNN/AApenas forçado

Always ON – SQL 2012 Implementado na versão 2012 que garante a disponibilidade de ambientes críticos e integrados em CLOUD. - Possibilidade de manter até 4 replicas para cada servidor - Semelhante ao Database Mirroring - Melhora na performance em relação: -Eficiência no I/O dos servidores secundários -Otimizações realizadas no arquivo de LOG usando o recurso de LOG pool

Arquitetura Windows server Failover Cluster e Always ON As tarefas referentes ao processamento da aplicação podem ser realizadas em até 4 replicas. - Necessário a implementação do Windows Failover Clustering - Recursos: -Monitor de integridade -Gerenciamento de recursos -Gerencimaneto de metadados -Coordenação de Failover

Laboratório página 730 à 748