24 de Setembro Dia Mundial do Coração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colesterol O que é Isso? X.
Advertisements

PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
O Sistema Cardiovascular
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
ENVELHECER COM SAÚDE Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um. É preciso aceitar e compreender as mudanças.
Atividade Física e Qualidade de Vida
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
Prevenindo a Hipertensão
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Os benefícios do exercício físico
Diabetes.
OBESIDADE, RISCO CARDIOVASCULAR E EXERCÍCIO.
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Colesterol (LDL x HDL).
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Saúde e Exercício Físico
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
A influência da tecnologia no sedentarismo
Atividade Física e Promoção da Saúde
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Cuidando do coração.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Fisiologia - Sistema Circulatório Humano
Doenças Cardiovasculares
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
DIABETES Thamirys Marinho.
O que é o Colesterol ? Porém o excesso no sangue pode ser fatal!
Qualidade e Estilo de Vida
HIPERTENSÃO.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Benefícios do Exercício
Os gaúchos e o coração.
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev
DSS COLESTEROL E TRIGLICERIDES
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Vencendo o Assassino Público Número Um Porcentagem de Mortes Cardiovasculares África América Central Ásia América do Sul Oriente Médio W. Europa, US,
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
Saúde Individual e Comunitária
Infarto Agudo do Miocárdio
Coração.
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças Cardiovasculares
A Vantagem Adventista Saudável por Escolha – Não por Acaso.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Sistema Circulatório.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Fonte: Portal Saúde na Internet.
HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES
Alimentação e prevenção
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Atividade Física e Qualidade de Vida
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

24 de Setembro Dia Mundial do Coração

Saúde segundo a OMS 1946: “ é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. 1998: “ estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual”

Saúde em 5 Dimensões: Saúde física: condição física, alimentação, cuidados médicos e controle do abuso de substâncias; Saúde psico-emocional: gestão do stress e cuidados com crises emocionais; Saúde social: relações com amigos, família e comunidade; Saúde intelectual: educação, desenvolvimento da carreira e realização intelectual; Saúde espiritual: amor, esperança, caridade, objetivos e valores de vida. (Ribeiro, 1998).

O que é o Coração?

O que é o Coração? Tamanho aproximado do punho fechado de um adulto Órgão muscular localizado sob o osso esterno Tamanho aproximado do punho fechado de um adulto Função: “bombear” o sangue para todas as regiões do corpo, levando assim nutrientes para as células. Órgão oco, com 4 cavidades: 2 aurículas e 2 ventrículos

Qual a importância do Coração? Órgão essencial para a manutenção da vida Sede dos sentimentos Sede da espiritualidade

O que faz bem ao coração Amigos já conhecidos: Atividade física regular Alimentação saudável Controle de peso Controle do colesterol Controle da PA

O que faz bem ao coração Os novos amigos: Alegria Amizades Altruísmo Amor Fraternidade Otimismo Perdão Práticas espirituais Solidariedade

O que não faz bem ao coração Inimigos “tradicionais”: Tabagismo Colesterol elevado Pressão arterial elevada Vida sedentária Obesidade central Diabetes mellitus Anticoncepcionais orais Estresse Gorduras “trans”

O que não faz bem ao coração Os novos inimigos: Culpa Mágoa Ressentimento Raiva Ódio Melancolia Pessimismo Tristeza Solidão

Fatores de risco clássicos Idade: quanto mais velha a população, maior o risco cardiovascular; Sexo: o homem tem risco maior que a mulher, sempre que os demais fatores de risco sejam iguais. História Familiar: quando um dos pais ou irmãos apresentou doença coronariana (IAM ou angina) ou cerebral (AVC) precoce (antes de 65 anos para mulheres e antes de 55 anos para homens). Diabetes mellitus: a ocorrência de doença cardiovascular nos diabéticos não tratados é bem maior que nos não diabéticos. Pressão arterial o risco de doenças cardiovasculares e pressão arterial é contínuo, não existindo um nível de pressão onde não possa ocorrer a doença.

Fatores de risco clássicos Colesterol: a quantidade de colesterol no sangue e a distribuição dele nas várias lipoproteinas que o transportam (HDL, LDL), tem grande influência no risco cardiovascular. O risco também é contínuo, Tabagismo: é um dos poucos fatores de risco "por opção". O risco é igualmente contínuo com o nível de consumo, sem existir nivel seguro, abaixo do qual não ocorre a doença. Atividade física: o risco é contínuo, quanto menor a atividade maior é o risco. O maior risco é no sedentário, assim considerado quem, somando as atividades, se exercita menos de 30 minutos por dia.

Reabilitação cardíaca Qual a sua escolha? Passar pelo infortúnio de uma doença cardíaca ou agir preventivamente para evitá-la? Qual o segredo? - Promover mudanças em seu estilo de vida: Reeducação alimentar Controle do peso Redução da ingesta de álcool Interrupção do tabagismo Atividade física regular Cuidar do estresse

Reabilitação cardíaca - Promover mudanças em seu estilo de vida: Valorização da amizade Prática do bem Exercício do perdão Resolução dos problemas emocionais Cultivo de práticas espirituais Meditação Exercício da solidariedade Amor ao próximo como a si mesmo

"Meu coração, não sei por quê, bate feliz quando te vê." Há uma relação muito profunda entre as emoções e o coração. As emoções estão localizadas na parte do cérebro que pertence ao cérebro antigo, ao cérebro ancestral, com uma ligação com o nosso sistema vegetativo (sistema de nutrição) que comanda toda a função do organismo, principalmente o coração.