Português Instrumental REVISÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

Prof. Valdenir Araújo Pessôa
TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
Introdução aos Estudos Linguísticos
PORTUGUÊS COMUNICAÇÃO E INTENCIONALIDADE DISCURSIVA Instrumental
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Revisão de Português 6ºano
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
FLEXÕES VERBAIS.
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Funções intrínsecas do texto
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Funções da linguagem.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Uso e normas da língua Linguagem
Intencionalidade discursiva
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
FLEXÕES VERBAIS.
Funções da Linguagem.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Aula Virtual de Gramática
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Dizer é mostrar Deixis.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
Processo de Comunicação
Linguagem e comunicação
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Linguagem e Comunicação Empresarial
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Linguagem publicitária
Comunicação.
Revisão para a prova Códigos Visuais.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof.: Romão Júnior.
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
AULA BLOG AULA 01 – MÓD. I Português Instrumental
Comunicação e Redação Empresarial
Funções da Linguagem.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Linguagem e Comunicação Empresarial
Conceitos Introdutórios
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
Funções da Linguagem.
Comunicação e Linguagem
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Transcrição da apresentação:

Português Instrumental REVISÃO

Língua, linguagem e interação social O que é: Língua – é o código linguístico que permite a comunicação; Linguagem – é o modo de expressar ou manifestar a língua. Pode ser de 3 formas: Verbal (expressa através de palavras – escrita e fala), Não verbal (não apresenta palavras (imagens/gestos) e Mista (quando há a presença da verbal e não verbal ao mesmo tempo). Comunicação – Troca de informação entre dois ou mais seres.

elementos da comunicação Emissor – Envia a informação. Receptor – Recebe a informação Mensagem – É a informação. Código – Língua que permite a comunicação. Canal (Meio) – Veículo da informação. Referente (contexto) – É o assunto. Feedback – Retorno positivo ou negativo da comunicação. A comunicação é produzida a partir de um determinado contexto ou situação, que visa comunicar uma mensagem, através de um meio, de um locutor a um receptor. Para isso, é utilizado um código comum aos interlocutores.

A intencionalidade discursiva São as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores; As piadas que seguem abaixo são de Jô Soares. Cada uma delas constitui uma situação comunicativa entre duas pessoas: – Por favor! Me joga uma corda que eu estou me afogando! – E além disso ainda quer se enforcar? – Eu nunca tive relações sexuais com a minha esposa antes de casar. E você? – Não sei. Como é o nome dela?

Funções de linguagem Função emotiva ou expressiva: Está centrada no emissor, na 1ª pessoa (eu). Expressa os sentimentos de quem fala em relação àquilo de que está falando: Estou muito feliz. Este jantar está excelente. Função conativa ou apelativa: está centrada na 2ª pessoa (tu). É dirigida ao receptor com o objetivo de influenciá-lo a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa. Exprime-se através do vocativo (chamamento) e do imperativo (verbos que expressam ordem ou pedido). Função muito utilizada em campanhas publicitárias. Não deixe de ver aquele filme amanhã. Venha aqui, menino.

Função poética: é a função que realça a elaboração e caracteriza-se pela criatividade da linguagem. Percebe-se um cuidado especial na organização da mensagem através da exploração das figuras de linguagem, do ritmo, das sonoridades, etc. Girafas          africanas                  como meus avós                             quem me dera                                        ver o mundo                                                    tão alto                                                           quanto vós       ( Paulo Leminski) Função referencial: ocorre toda vez que a mensagem faz referência a acontecimentos, fatos, pessoas, animais ou coisas, com o objetivo de transmitir informações. O tempo amanhã estará nublado. Ela abriu a porta, entrou, sentou-se na poltrona e sorriu.

Função metalinguística: Tem por finalidade definir o sentido dos sinais que podem ser compreendidos pelo receptor. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas. A sua predominância é que caracteriza o tipo de discurso. Frase é qualquer enunciado lingüístico com sentido acabado.