UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Os Fatos sobre o tabaco.
Organização: Associação de Estudantes
TOXICOFILIAS
DROGAS, MANEJO NO LOCAL DE TRABALHO COMO AJUDAR?
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
Higiene e problemas sociais
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
ENTENDENDO A DROGADIÇÃO
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Maria de Fátima Rato Padin
Drogas na adolescência
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
PALESTRA REFLEXÕES “A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O SERVIDOR PÚBLICO”
Alcoolismo.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
OS JOVENS E AS DROGAS.
Drogas.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Vulnerabilidades para que o adolescente se envolva com drogas
Identificar os fumadores
ÉTERES.
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
Motivações relacionadas com a dependência
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Talvanes Lins e silva jr Lucas Leonardo 8º ANO ‘’A’’ Ciências.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Na Inglaterra, o Medical Research Council classifica os fumantes em três categorias: a) FUMANTES LEVES 1 a 10 cigarros diários b) FUMANTES MODERADOS 11.
Drogas Não queres, pois não??.
Diga sim à vida Estiloja.com.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Drogas Alucinógenas (LSD)
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Toxicofilias Conceito objetivos.
Farmacologia da Cannabis sativa
Drogas lícitas e ilícitas
Prevenção de Comportamentos de Risco
DROGAS ILÍCITAS  .
Drogas na sociedade e na família
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
Transtornos por uso de Substâncias
Fórum Interinstitucional Sobre Adolescência e Drogas Gaia (Grupo de Atenção e Investigação da Adolescência) Organização: Gaia/Cetad/Ufba/Sesab Expositora:Luana.
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Por que as pessoas usam drogas? Voltar para capa Drogas não escolhem vítimas O problema das drogas é muito maior "do que a nossa vã filosofia imagina"
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
Drogas na Adolescência
Transcrição da apresentação:

UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS LINHA DE PESQUISA: DROGAS E ADOLESCENTES USO E ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA ELABORAÇÃO: MARIJANE S. SANTA RITA E-mail: marijanesantarita@hotmail.com Abril de 2008

DELIMITAÇÃO DO TEMA Este projeto de pesquisa se propõe a mostrar os tipos de drogas mais usadas por adolescentes.

2. OBJETIVO GERAL Ao considerar a relevância do debate em torno das drogas na adolescência este projeto de pesquisa se propõe a mostrar quais drogas são mais usadas por adolescentes.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Verificar as drogas mais freqüentemente usadas pelos adolescentes; 2. motivos que levam os adolescentes a usarem drogas; 3. estudar os principais sinais e sintomas que as drogas causam nos adolescentes;

4. PROBLEMATICA O grande numero de adolescentes envolvidos com as drogas chegando a atos extremos como roubar, matar e etc. nos leva à estudar porque os adolescentes se envolvem cada vez mais com as drogas.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Milton Santos (2001) Maria Laura Silveira (2001) Ivan Schmidt (1975) CEBRID Associação Brasileira de Enfermagem Revista Agitação

O USO E ABUSO DE DROGAS Os pais e demais adultos supõem que o abuso seja de heroína, cocaína e outras drogas fortes. De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso

De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso de outras drogas também prejudiciais como o fumo, o álcool e a maconha.

POR QUE OS ADOLESCENTES EXPERIMENTAM DROGAS? Os adolescentes que experimentam drogas dão razões similares para o fumo e o álcool: pressão por parte dos companheiros, uso por parte de familiares, rebelião e etc.

O uso do fumo e do álcool em geral precede à experimentação com drogas. O fumo, o álcool e as drogas ilícitas devem, portanto, ser consideradas de risco e, potencialmente, substâncias de abuso.

Um dos mais poderosos fatores predisponentes ao uso de drogas é a influencia do grupo de iguais.

Um adolescente cujos melhores amigos usam o fumo, o álcool e outras drogas será mais facilmente levado a experimentar do que aquele cujos amigos evitam as drogas.

ETAPAS NO USO DE DROGAS 1.Produtos do tabaco: cigarros, cachimbo e etc. Fumar constitui a causa mais previsível de doença e morte no mundo inteiro.

Alem disso, não é do conhecimento geral dos adolescentes que a nicotina do fumo provoca dependência.

2. Álcool: cerveja, vinho,bebidas de alto teor alcoólico 2. Álcool: cerveja, vinho,bebidas de alto teor alcoólico. No mundo, em qualquer idade, o álcool em todas as suas formas é a droga de maior uso, promovendo as mais graves conseqüências para a saúde pública.

3. Produtos de Cannabis: marijuana, haxixe,maconha 3. Produtos de Cannabis: marijuana, haxixe,maconha. A maconha provem das folhas e flores de uma planta chamada cannabis sativa.

Às vezes são utilizadas outros produtos desta planta, tais como resinas concentradas, para formar o haxixe.

O uso intensivo se associa a abuso de álcool, cocaína e outras substâncias. Pode ocasionar desinibição e conseqüentes riscos, dentre os quais uma gravidez indesejada.

4. Os inalantes: gasolina, colas de secagem rápida e etc 4. Os inalantes: gasolina, colas de secagem rápida e etc. estas drogas incluem muitos produtos para uso doméstico e industrial.

Trata-se de uma atividade que começa usualmente na pré-adolescência na busca de sensações e excitação. É mais comum nos grupos de marginais pelo fácil acesso e baixo custo.

5. Cocaína: o pó de cocaína, adulterado com ingredientes inertes e ocasionalmente com drogas que imitam seus efeitos, é usado por inalação.

É comum a tendência ao uso repetido, por isso essa forma de consumo leva mais rapidamente ao uso compulsivo. A cocaína pode ser fatal as vezes de forma imprevisível.

Estimulantes, Alucinógenos, Hipnóticos, Tranqüilizantes, Opiáceos, Narcóticos e Esteróides Anabolizantes também são drogas muito usadas.

SINAIS E SINTOMAS DAS DROGAS Bronquite, olhos congestionados, hipertensão arterial, taquicardia, perda de peso, perda das forças, transtorno do sono, perda de memória, falta de atenção, irritabilidade, tremores e etc.

METODOS DE TRATAMENTO Educação; aconselhamento; psicoterapia individual,de grupo ou familiar; contrato de abstinência; grupos de auto-ajuda, centros de recuperação e etc.

COMO PREVENIR Estabelecer um consenso familiar sobre o uso de drogas. Estabelecer penalidades pelo não- cumprimento das regras. Conhecer os amigos dos filhos

Ajudar os filhos a sentirem-se bem com suas qualidades. Falar freqüentemente e muito cedo com os filhos a respeito das drogas.