INFÂNCIA VIOLENTADA Toda criança tem o direito de ser amada;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indicações para"aprender a observar" indícios de violência;
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
“O que é Bullying” 7º ANO D.
A instituição escolar e a violência
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
CONVIVÊNCIA FAMILIAR 1. BENEVOLÊNCIA É querer bem ao outro;
BULLYING “Prevenir e acabar com o bullying, especialmente nas Escolas é a nossa missão”. Elaborado pelo Prof. Luiz Antonio Burim E- mail-
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
VITIMIZAÇÃO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Violência Familiar.
Dizer “NÃO” também é um ato de AMOR !.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
Abuso sexual infantil Concílio Pastoral UCOB Janeiro 2012
Namoro Santo: uma Caminhada em
  Abuso Infantil.
Uma realidade com frequência bem mais elevada do que imaginamos.
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
Plyllis Davis CLICAR.
MEU FILHO É ADOLESCENTE, E AGORA?.
Estatísticas da Criança no Brasil
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO PERMANENTE – MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
O QUE É VIOLÊNCIA? VIOLÊNCIA - Uma ação direta ou indireta, concentrada ou distribuída, destinada a prejudicar uma pessoa ou a destruí-la, seja em sua.
POR FAVOR, ME TOQUE Se sou seu bebê, Por favor, me toque.
CARACTERÍSTICAS COMUNS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MALTRATADOS
Namoro Santo: uma Caminhada em
Amor Humano.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
RESPONDENDO A PERGUNTAS
Mônica Aurélia Bomfim Mwamakamba
Desenvolvimento: Luiz Carlos
Professora Roseli Candida Leite
REVISÃO PARTE 03: FAZENDO AS ESCOLHAS CERTAS. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que o mundo nos oferece coisas contrarias a vontade de Deus, como sendo.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Atendimento Policial às Crianças e Adolescentes
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Escola Secundária da Ramada
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
INFÂNCIA ROUBADA.
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois de ter lutado no Vietnã.
Perigos relacionados com a internet
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Crianças Do nascimento até os onze anos de idade.
SE SOU SEU BEBÊ,POR FAVOR ME TOQUE...
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Invadem Ambientes Familiares
EMEF PROFA. EVANI M. R. CARNEIRO
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
EXAME  DE  CONSCIÊNCIA.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
VIOLÊNCIA.
DEUS É CULPADO ? Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou.
A tecnologia, vida e adoração. Professor Nabarrete A INTERNET E NOSSOS FILHOS.
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Transcrição da apresentação:

INFÂNCIA VIOLENTADA Toda criança tem o direito de ser amada; Psicólogo Dr.Virgilio Gomes CRP 05/16819 – Tel. (21) 3019.3255 INFÂNCIA VIOLENTADA Toda criança tem o direito de ser amada; Toda criança tem o direito de ser feliz.

L.A.R. – Local de Amor e Respeito Como impor limites sem excessos? Crianças violentadas assimilam o Modelo Errado tornando-se pessoas violentadoras. Ministério da Saúde – As agressões são a principal causa de morte entre jovens entre 5 a 19 anos. A maior parte acontece no ambiente doméstico. Unicef – estima que diariamente cerca de 18 mil crianças e adolescentes sejam espancadas no Brasil, e cerca de 7 mil mortes por ano sejam resultados destas agressões.

VIOLÊNCIA SEXUAL . Representa 13% do total de denúncias no Serviço de Advocacia da Criança . A família é responsável por 62% desses casos; . O Pai aparece como principal agressor em 59% das vezes; . O padrasto aparece 25% das vezes; . Entre os meninos o pai foi o violentador em 48% dos casos; OS PROGRAMAS DE TV, JOGOS INTERATIVOS E USO DO COMPUTADOR PODEM ATUAR COMO AGENTES INCENTIVADORES “Nosso corpo é o templo do Espírito Santo.” O das crianças também.(I Cor. 6:19)

Reações Infantis frente a Violência Sexual: Silêncio , medo, vergonha e culpa > Pode marcar a sexualidade o resto da vida “O PIOR SILÊNCIO É O DO PAI OU DA MÃE QUE NÃO DEFENDE SEU FILHO CONTRA O CÔNJUGE VIOLENTADOR, E CALA-SE, SENDO CÚMPLICE DA TRAGÉDIA.”

Tipos de VIOLÊNCIA FÍSICA – uso excessivo da força com objetivo claro ou não de ferir (espancamentos, socos, queimaduras,uso objetos, amarrar crianças, líquidos quentes, uso de correntes, cárcere etc...) PSICOLÓGICA – negação do afeto e segurança (rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, punições extremas, confinamentos, exposição ao ridículo, cobranças injustas etc...) NEGLIGÊNCIA – omissão em prover as necessidades básicas (alimentação, medicamentos, higiene, escola, interação, abrigo) SEXUAL – indução/exposição a prática sexuais ativas ou passivas (atentado ao pudor, pedofilia, exposição a pornografia, toques e estimulações precoces) para satisfação de um adulto. SINDROME DO BEBÊ SACUDIDO – agressões contra bebês e crianças pequenas (lesões nos órgãos sensores / neurológicos, atraso no desenvolvimento, convulsões, e até a morte). Revista Sinais dos Tempos 2/2002

Características de Crianças com Problemas (mesmo não sendo confirmações servem de alerta aos pais) Machucados que não podem ser explicados; Dificuldades de se concentrar; Timidez excessiva; Baixa Auto-estima; Dificuldade de relacionamento (agressividade, rebeldia,apatia); Comportamentos Auto-destrutivos (tentativa de suicídio); Sexualidade explícita (masturbação, brincadeiras sexualmente agressivas) Alta ansiedade (comportamento inquieto/irritadiço); Distúrbio do sono e da alimentação; Enurese noturna; Problemas de Aprendizagem; Relutância de voltar para casa (ou aversão a ambientes específicos).

PREVENÇÃO Mantenha sempre diálogo aberto com seu filho; Demonstre que você o ama a despeito de qualquer coisa, FALE com ele isto; Esteja sempre acessível a explicações, e procure responder sempre com honestidade, respeitando a idade dele; Ensine os nomes reais de suas partes íntimas, evite relacionar os órgãos a sujeira, pecado, coisa feia etc...; Fale com as crianças que ninguém deve tocá-las de maneira incômoda/constrangedora, nem mesmo os de casa; (explique os casos de exames médicos; f) Explique as crianças que não deve existir segredos que o papai ou mamãe não saibam; g) Explique que não deve permitir ser fotografada nua ou quase nua. E que devem contar a seus pais se alguém lhes pedir isto ou lhes mostrar fotos deste tipo; h) Ensine as crianças a não aceitarem doces e dinheiro de estranhos, ir a locais com estranhos, nem a entrar em casas ou carros de estranhos. Se isto ocorrer devem afastar-se imediatamente. i) Ensine sobre o cuidado e proteção de Deus e seus anjos;

Psicólogo Dr.Virgilio Gomes DEPOIS DO TRAUMA A criança precisa de apoio, compreensão e carinho; tanto a nÍvel psicológico quanto espiritual, para aprender a lidar com os fatos passados sem culpa ou comprometimento de seu futuro. Evitar tratar a criança como alguém sequelado ou lesado. Este comportamento superprotetor reforçará o trauma, trazendo piores conseqüências, gerando uma criança estigmatizada. Mantenha-se sempre acessível e de boa vontade. Um espírito amoroso e compreensível poderá fazer toda diferença. Psicólogo Dr.Virgilio Gomes CRP 05/16819 – Tel. (21) 3019.3255