TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Profa. Ms. Luciene de Andrade Bianchi Lopes Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Gestão de Agronegócios: Citricultura e Indústria Canavieira Bebedouro, 25 de março de 2008.
AGRONEGÓCIO 1957 (USA); Décadas de 50/60 (França); É a somatória das atividades de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; operações de produção nas unidades agropecuárias; armazenamento; processamento e distribuição de produtos agrícolas e derivados.
IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO NACIONAL
PIB DO AGRONEGÓCIO: PARTICIPAÇÃO POR SEGMENTOS
AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
OS 10 MAIORES PROBLEMAS PARA A HUMANIDADE NOS PRÓXIMOS 50 ANOS
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS Mudanças nas demandas: sabor, qualidade, rastreabilidade, saúde, meio ambiente e produtos orgânicos; Tendências demográficas: 1960 a 1990 • Redução da fome em 20%; • Crescimento na produção de alimentos em 1.000%; • Crescimentos no consumo per capita em 25%.
DEMANDA MUNDIAL POR ALIMENTOS
EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL NO MUNDO Fonte: ONU (2006)
PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA NA POPULAÇÃO TOTAL Fonte: ONU (2006)
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS Renda Crescimento da economia mundial para os próximos 10 anos: 3% a.a.; - Países desenvolvidos: 2,4%; - Países em desenvolvimento: 4,6%. Tecnologia Meio ambiente: sustentabilidade; mudanças climáticas e práticas conservacionistas; Biotecnologia.
MUDANÇAS NO PADRÃO DE CONSUMO Fonte: Rabobank Ásia (2005)
PRODUÇÃO DOS PRINCIPAIS SEGMENTOS DA AGRICULTURA BRASILEIRA
EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS BRASILEIRAS Fonte: MDIC (2007)
BRASIL NO RANKING MUNDIAL Fonte: USDA (2007)
EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS DO BRASIL POR DESTINO Fonte: SECEX-MDIC (2007)
BALANÇA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Fonte: MAPA (2007)
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS CITRICULTURA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
PRODUÇÃO DO SUCO DE LARANJA EM 2005
EXPORTAÇÃO MUNDIAL DE SUCO DE LARANJA EM 2005
DESTINO DO SUCO DE LARANJA BRASILEIRO EM 2005
PRODUÇÃO DE CITRUS NO ESTADO DE SÃO PAULO E NA FLÓRIDA
PRODUÇÃO DE LARANJAS NOS ESTADOS UNIDOS
CITROS NO ESTADO DE SÃO PAULO (PRODUTORES X PLANTAS) Nota: Exclui produção própria das indústrias. Fonte: PENSA (2006)
DESAFIOS Contrato padrão de longo prazo entre indústrias e produtores, com regras mais transparentes e auto-regulamentadas; Formas de pagamento (sólido solúvel); Implementar sistema de controle de qualidade; Irrigação; Investimento em pesquisa e novas tecnologias (reestruturar Fundecitrus); Disponibilização de recursos financeiros; Criar um Sistema de Inteligência da Citricultura Brasileira (geração e divulgação de dados confiáveis de produção e comercialização de citros).
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS INDÚSTRIA CANAVIEIRA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
SÉCULO XXI: O INÍCIO DE UMA NOVA ERA
POTENCIAL BRASILEIRO
MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
CANA-DE-AÇÚCAR
AÇÚCAR
ETANOL
PRODUTIVIDADE E CUSTO DE PRODUÇÃO DE ETANOL
INVESTIMENTOS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DA CANA-DE-AÇÚCAR
POTENCIAL PARA EXPANSÃO DA PRODUÇÃO
CANA: TENDÊNCIAS Fonte: IEA (2007)
TENDÊNCIAS NO SETOR DA CANA-DE-AÇÚCAR Expansão dos biocombustíveis no mundo por pressão dos consumidores e interesse dos governos; Impactos na agricultura podem ser expressivos em decorrência da competição global entre os 4 Fs (Food X Feed X Fiber X Fuel) em um contexto de forte expansão da demanda mundial; Brasil é o país que tem melhores condições de expandir biocombustíveis sem afetar o preço de alimentos e rações através da incorporação de novas tecnologias agrícolas e industriais; Oscilações no mercado de açúcar, petróleo e álcool continuarão provocando prejuízos cíclicos para empresas tradicionais menos eficientes. Prejuízos para novos entrantes não profissionais.
TENDÊNCIAS AGRONEGÓCIO ATÉ 2012 Continuada importância do agronegócio para o país; Nova dinâmica do desenvolvimento rural; Crescimento do mercado interno; Reconfiguração profissional do agronegócio nacional; Desenvolvimento de novas matrizes energéticas; Aumento da competitividade internacional da agricultura brasileira; Participação do Brasil como ator importante na transferência de tecnologia para outros países; Fortalecimento da política de exportação, ocupação de novos mercados e ampliação da pauta de produtos exportados.
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