Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0 3,5 5,0 7,0 8,0 ônibus a etanol de 3ª geração MP (g/kWh) Ônibus a etanol de 2ª geração Fonte: SEKAB
Etanol em Motores Diesel Poluição Local Redução de emissões em Relação a Ônibus Diesel equivalente (CONAMA Fase 5) CO: - 92% MP: - 93% HC: - 87% NOx: - 52% SOx: ~ 100% CO2: ~ 100%
Benefícios do uso do Etanol em motores diesel É um combustível renovável, limpo e biodegradável; Reduz a poluição local do ar em 90% de MP e 62% de NOx; Atende aos limites de emissões EURO 5 e EEV – Enhanced Environmental Vehicle; Não contém enxofre, o responsável pela chuva ácida; Diminui em mais de 80% as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global; Estimula empregos na zona rural; Possui preços competitivos; É um produto disponível em larga escala; É compatível com a infra-estrutura de distribuição existente; O etanol é brasileiro.
Meta 2: Testar o desempenho, consumo e emissão de poluentes em veículos híbridos modelo Prius (Toyota), movidos a partir de gasolina brasileira (20 a 25% de etanol). Parceiros: Toyota do Brasil: ceder dois veículos; Petrobras (no âmbito do CENPES e do CONPET): ceder um veículo de sua propriedade e combustível para os testes de campo, realizar os testes de bancada; IEE/CENBIO: acompanhar os testes, registrar os dados, elaborar os relatórios, etc.
Veículo Elétrico Híbrido PRIUS
Sistema Elétrico Brasileiro Sistema Isolado Sistema Interligado
Sistema Elétrico Brasileiro SISTEMA INTERLIGADO
TECNOLOGIA DE CONVERSÃO Processo de Geração de Energia – Ciclo a vapor Bomba de Água Vapor Turbina a vapor Condensador Gerador Caldeira Combustível (biomassa)
Setor Sucroalcooleiro Bagaço de cana-de-açúcar
Setor de Papel e Celulose Cavacos de madeira – pinus e eucalípto
Indústria Madeireira Resíduos de madeira
Indústria Moveleira Resíduos de madeira serrada
Casca de Arroz
BIOGÁS Como é formado? Digestão Anaeróbia: Processo fermentativo, sem a presença de oxigênio, em que a matéria orgânica é degradada a compostos mais simples, formando metano e gás carbônico (60% - 35%).
OBTENÇÃO DE BIOGÁS - ATERRO Aterro Bandeirantes – São Paulo
OBTENÇÃO DE BIOGÁS – TRATAMENTO DE ESGOTO ETE – SABESP de Barueri
OBTENÇÃO DE BIOGÁS - SUINOCULTURA Biodigestor Rural – Município de Itararé
Utilização do Biogás – Queima Direta
Biogás – Secagem de Grãos
PROJETO ENERG-BIOG Sistema Instalado
Grupo Generador (Motor Ciclo Otto)
PROJETO PUREFA Sistema de pré-tratamento do efluente Biodigestor modelo RAFA: Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente
EQUIPAMENTOS INSTALADOS 2º compartimento: limalha de ferro para retirada de H2S Sistema de purificação 1º compartimento: peneira molecular para retirada de umidade e H2S; sílica gel: utilizada como indicador
INSTALAÇÃO Casa de Máquinas
Gasômetro: Armazenador de Biogás
GRUPO GERADOR E PAINEL DE TESTE Grupo gerador de 18 kW Alimentação do motor: 5 m3/h biogás Grupo Gerador e Painel de Teste
OBTENÇÃO DE BIOGÁS – ATERRO Aterro de Caieiras - Essencis Geração de Energia Elétrica e Iluminação a Gás Aterro de Caieiras - Essencis
Manta Isolante PEAD (impermeabilização do solo)
Manta Isolante (impermeabilização do solo)
Dreno de Biogás
Captação de Biogás
Captação e Transporte de Biogás
Transporte de Biogás
Pré-Tratamento – Separador Líquido/Gás