A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Religiões A base de uma vida.
Advertisements

Roteiro 1: adoração: significado e objetivo
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS
Religões, Crenças e Seitas
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
Os Atributos de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
A Trindade Santa: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Anatomia das Seitas e Heresias
Sagrado X Profano.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
A Ética Religiosa.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido
07: Introdução ao Credo Apostólico
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
A Evolução da Religião e da Fé
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA DEVOÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXVI.
Ciência e Conhecimento científico
Ensino Religioso Diversidade Cultural Símbolos Emerli Schlögl.
Trabalho realizado por:
Seminário de Sociologia Em busca da transcendência
Sociologia & Filosofia
Religiões Uma síntese geral.
As Religiões Abraâmicas
UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
HORIZONTES DE ESPERANÇA
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
Instituições Sociais: A Religião
Ensino religioso º ano Prof.ª Sindia Smidarle.
Palestra por: Cleber Olympio Público-alvo: Núcleo de Alunos Evangélicos da EsPCEx.
Vivendo cristo hoje A vida cristã e as transformações sociais
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Cuidar da terra, cuidar dos outros
CICLO II OS MILAGRES NO EVANGELHO
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA.
RELIGIÕES COMPARADAS 2011.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
DEUS… posições, respostas, inquietações.
BUDISMO.
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Andressa Patricia Gaiardo Flávia Wiliczinski Joana Perusso Kérellyn Follador Nara Regina Mezzomo Metodologia Cientifica – Conhecimento Religioso Chapecó,
CULTURA ALIMENTAR CULTURA ALIMENTAR. Se você tivesse poder, quais medidas ou leis você proporia para reduzir os impactos do aquecimento global?
A - Principais Conceitos 1 - A desesperadora necessidade das pessoas.  Cristo tinha compaixão pelas multidões (Mt 9:36).  Necessidades espirituais,
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Como um fenômeno humano, a religião é estudada.
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Religião na colônia Sagrado X profano.
A DIMENSÃO RELIGIOSA Análise e compreensão da experiência religiosa.
A IGREJA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
Como explicar o mundo?.
LIBERDADE 26/6/2016www.nilson.pro.br1. QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1)Podemos realmente ser livres? 2)Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos?
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Roteiro 1 Adoração: significado e objetivo
Transcrição da apresentação:

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO

O FENÔMENO RELIGIOSO AS RELIGIÕES TÊM UM PASSADO MUITO LONGO. OS HOMENS DE NEANDERTAL, QUE VIVERAM ENTRE 95000 E 35000 a.C. JÁ PRESTAVAM HOMENAGEM A SEUS MORTOS. ASSIM, O FENÔMENO RELIGIOSO É UNIVERSAL. EM TODOS OS TEMPOS, LUGARES E POVOS ENCONTRAMOS TAL FENÔMENO. A PALAVRA RELIGIÃO, A PARTIR DE SUA ETMOLOGIA LATINA, TEM DOIS SENTIDOS: RELIGARE (LACTÂNCIO): LIGAR NOVAMENTE A HUMANIDADE A DEUS. RELEGERE / RELIGIO (CÍCERO): PRESTAR RESPEITOSO CULTO A DEUS UNINDO OS DOIS SENTIDOS TEMOS: A RELIGIÃO, COMO UM CONJUNTO DE CRENÇAS, LEIS E RITOS, BUSCA PRESTAR CULTO A UM SER TRANSCENDENTE, RELIGANDO A HUMANIDADE A ESTE SER

O SAGRADO E O PROFANO O SAGRADO CONSISTE EM TUDO QUE LEVA O SER HUMANO A UMA EXPERIÊNCIA TRANSCENDETAL, OU SEJA, QUE CONDUZ PARA A PERCEPÇÃO DE QUE HÁ UMA REALIDADE MAIOR, QUE SE ENCONTRA ALÉM DO MUNDO FÍSICO. ASSIM, O SAGRADO PODE SER ALGO OU ALGUÉM QUE MANIFESTE PARA O MUNDO NATURAL UMA REALIDADE SOBRENATURAL. O SAGRADO MANIFESTA-SE COMO UMA REALIDADE INTEIRAMENTE DIFERENTE DAS REALIDADES NATURAIS. O HOMEM TOMA CONHECIMENTO DO SAGRADO PORQUE ESTE SE MOSTRA COMO ALGO ABSOLUTAMENTE DIFERENTE DO PROFANO. ASSIM, O PROFANO APARECE COMO TUDO AQUILO QUE DIZ RESPEITO APENAS AO MUNDO HUMANO. TUDO QUE NÃO É SAGRADO É PROFANO.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA RELIGIÃO TODA RELIGIÃO APARECE COMO UM CAMINHO QUE CONDUZ O SE HUMANO AO TRANSCENDENTE DOUTRINA: AS CRENÇAS E AS VERDADES (DOGMA); RITOS: AS CERIMÔNIAS LITÚRGICAS; ÉTICA: AS LEIS E NORMAS; COMUNIDADE: A REUNIÃO DOS FIÉIS; EU-TU: O RELACIONAMENTO PESSOAL COM O TRANSCENDENTE.

FORMAS RELIGIOSAS TEÍSMO: CRENÇA EM UM SER CRIADOR TRANSCENDENTE. FORMAS DE TEÍSMO: MONOTEÍSMO: CRENÇA EM UM ÚNICO DEUS. POLITEÍSMO: CRENÇA EM VÁRIOS DEUSES. HENOTEÍSMO: CRENÇA EM UM DEUS SUPREMA, SEM NEGAR, PORÉM, A EXISTÊNCIA DE OUTRAS DIVINDADES. ATEÍSMO: NEGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE DEUS. PANTEÍSMO: ACREDITA QUE TUDO É DEUS (A ÁGUA, O VENTO, O MAR, ETC) ANIMISMO: CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE UMA FORÇA SOBRENATURAL PRESENTE EM DETERMINADOS OBJETOS SENSÍVEIS. MAGISMO: CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE UMA FORÇA OCULTA E SOBRENATURAL QUE PODE SER APROPRIADA PELO HOMEM. MANISMO: CRENÇA DE QUE A ALMA DO MORTO ADQUIRI UM PODER SOBRENATURAL. TOTEMISMO: CRENÇA EM UM ANIMAL COMO ANTEPASSADO DO GRUPO SOCIAL E ESTE ANIMAL APARECE COMO UM PROTETOR, COM PODEROS SOBRENATURAIS, DESTE GRUPO.

A DIVERSIDADE RELIGIOSA VISÃO DE TOTALIDADE (COSMOVISÃO) 1. RELIGIÕES PROFÉTICAS (DO LIVRO) FUNDAMENTAM-SE EM UM LIVRO SAGRADO JUDAISMO - TORAH, CRISTIANISMO - BÍBLIA (IGREJA CATÓLICA, METODISTA, PRESBITERIANA, ANGLICANA, LUTERANA, CALVINISTA, BATISTA, ETC), ISLAMISMO - ALCORÃO 2. RELIGIÕES SAPIENCIAIS FUNDAMENTAM-SE NOS ENSINAMENTOS DE SÁBIOS BUDISMO, HINDUISMO, CONFUCIONISMO 3. RELIGIÕES MEDIUNICAS TÊM COMO FONTE A REVELAÇÃO DOS ESPÍRITOS ESPIRITISMO, CANDOMBLE E UMBANDA 4. NOVA RELIGIOSIDADE MOVIMENTOS ESOTÉRICOS E RELIGIOSOS; NOVA ERA