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4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA.

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1 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

2 Quando normalmente se fala em revelação as pessoas, geralmente, atribuem um significado de descoberta de algo que estava escondido. Nesta linha, com frequência, se fala em revelar um segredo, ou se afirma que uma pessoa se revelou, isto é, que manifestou subitamente capacidades ou aptidões que antes estavam escondidas. No contexto estritamente religioso algo de muito parecido acontece, só que aqui as coisas tornam-se muito mais sensíveis. A revelação de Deus

3 Dinâmica de fora para dentro. Dinâmica de dentro para fora. A história e o mundo como elementos constitutivos da revelação. Deus como protagonista da Revelação (por acções e palavras). O ser humano como protagonista da revelação. A revelação de Deus

4 A dimensão da Inspiração. Deus e o ser humano verdadeiros autores. Uma existência que se torna texto (narração). Só no Espírito pode ser assimilada. Não podemos sem mais lê-la a partir dos critérios de hoje. Não podemos sem mais expressar-nos hoje com os critérios de então. A revelação de Deus – Sagrada Escritura

5 Hermenêutica (a Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com o mesmo espírito com que foi escrita DV 12). Dimensão eclesial da hermenêutica (o lugar originário da interpretação da Escritura é a vida da Igreja). É normativa na experiência que narra e não na maneira como narra. A revelação de Deus – Sagrada Escritura

6 A revelação não terminou em Jesus Cristo (nele é plena). A revelação não ficou reduzida àquela letra escrita. Deus continua a falar em cada tempo da história. O diálogo com Deus acontece em cada tempo da História. A revelação de Deus – Sagrada Tradição

7 Relegere – reelegere. A tradição rio vivo de existência. Dimensão eclesial da tradição. A revelação de Deus – Sagrada Tradição

8 A fé é um exercício de narração da existência (uma experiência de vida) a partir do encontro com Jesus Cristo. O sujeito desta experiência é: Umas vezes o ‘eu’. Outras vezes o ‘nós’. Sempre na primeira pessoa (do singular e do plural). A fé

9 É este exercício que permite passar: Da fé como crença para a fé como encontro. Da fé como assentimento de verdades para a fé como adesão pessoal. Da fé como obediência a uma autoridade para a fé como confiança e amor. A fé

10 “Ser crente comporta, mais além da posse de uns hábitos ou qualidades e mais além da realização de uns actos, uma forma peculiar de exercício da existência que afecta o conjunto do ser pessoal, desde as suas atitudes mais radicais, até às diferentes facetas do seu ser: razão, vontade, sentimento, o exercício do seu ser no mundo e da sua forma de viver em sociedade.” Juan Martín Velasco, Ser cristiano en una cultura posmoderna, PPC, Madird 1996, 104 A modo de conclusão

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