A “conversão”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O estilo e linguajar das Cartas Paulinas.
Advertisements

Igreja Evangélica Assembléia de Deus
O episódio que mudou a vida de São Paulo
Paulo e os Atos dos Apóstolos
As etapas da história da Igreja Primitiva.
Aprofundando o acontecimento de Damasco
A Família de José e Maria
INTRODUÇÃO ÀS CARTAS PAULINAS
As Cartas Paulinas.
CARTAS PAULINAS Introdução.
Parábolas de Jesus.
EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
O mundo cristão não seria o mesmo sem a mensagem que São Paulo transmitiu ao Império Romano. Para conquistar fiéis, ele fez concessões que desagradaram.
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
A “conversão” Os Atos relatam três vezes a conversão de Paulo, e as versões nem sempre são iguais. Antes, os relatos se complementam e se justificam. A.
Paulo e os Atos dos Apóstolos
Um missionário que escreve cartas às suas Igrejas
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
Exemplos bíblicos de discipulado
Que é discipulado cristão
Gálatas 1,13-24 Irmãos, certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a.
Atos dos Apóstolos 13,22-26 Naqueles dias, Paulo disse: “Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei.
traz à Igreja novo vigor!
O livro dos Atos dos Apóstolos
O livro dos Atos dos Apóstolos
Igreja Cristã Maranata Presbitério Espírito Santense
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
Frei Vanildo Luiz Zugno
ATOS DOS APÓSTOLOS.
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Paulo, Apóstolo dos Gentios
Santo André, Apóstolo.
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Hebreus 7 A Aliança Superior
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
A disposição de um Pai Mateus
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Pescadores de homens.
As indiscutíveis marcas dos cristãos
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS. 4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS.
Evangelho De S. Lucas.
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
Série: Atos dos apóstolos Atos
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
Lucas, o Evangelho da libertação
ATOS DOS APÓSTOLOS Jesus fundou uma comunida-de: a igreja
Conversão de São Paulo, Apóstolo
Assunção de Maria.
JOÃO é seu nome.
Eu Sou a Videira.
O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
16 DE ABRIL DE 2016 As credenciais do Filho do Homem Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados,
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
Transcrição da apresentação:

A “conversão”

Os Atos relatam três vezes a conversão de Paulo, e as versões nem sempre são iguais. Antes, os relatos se complementam e se justificam. A primeira vez (At 9,1-25) insere-se no contexto do martírio de Estêvão e de outras conversões. Encaixa-se entre a conversão do eunuco etíope (8,26-40) e a de Cornélio (10,1–11,18).

A segunda vez o relato é feito aos judeus (22,1-21) A segunda vez o relato é feito aos judeus (22,1-21). E a terceira vez (26,1-23) é narrada diante das autoridades políticas (judeus e não-cristãos). No plano de Lucas os três relatos da conversão de Paulo seriam uma espécie de proclamação universal: aos cristãos, aos judeus e aos não-judeus. Lucas pode querer mostrar o universalismo da mensagem de Paulo.

O evento de Damasco, historicamente foi sempre conhecido como “conversão de São Paulo” (temos inclusive a festa no dia 25 de janeiro). Porém, Paulo não utiliza nunca a palavra “metanóia”. Também o que aconteceu com Paulo não segue o sentido que no AT os Profetas davam ao termo: “voltar”; “retornar”. Paulo não retornou ao farisaísmo. Ao contrário ele abandona o rigor da Lei.

Sabemos que Paulo havia se tornado um fariseu sem reprovação (Fl 3,6b) Sabemos que Paulo havia se tornado um fariseu sem reprovação (Fl 3,6b). Era o máximo que um fariseu poderia alcançar, ser chamado de “irrepreensível”, isto é, que observasse toda a Lei, seguramente também que cumprisse os 613 preceitos. Os fariseus ( = separados) de fato acreditavam que o Messias viria quando todo o povo cumprisse a Lei fielmente, por isso consideravam o “povo da terra” e da Galiléia uns “malditos” porque não cumpriam a Lei (cf. Jo 7,49).

Cf. Jesus, judeu praticante, Paulinas, p. 205-237. Um judeu observante segue 613 preceitos, baseados na Lei. Destes, 365 (número dos dias do ano) são em forma negativa: “Tu não farás...” e 248 (número dos ossos do nosso corpo) são em forma positiva: “Tu farás...” Para maiores informações e também para ver a lista completa dos 613 mandamentos, indico o livro do Ephraim: Cf. Jesus, judeu praticante, Paulinas, p. 205-237.

O que Paulo faz é “encontrar” o verdadeiro caminho; encontrar-se com o Senhor. Depois da experiência no caminho de Damasco, ele volta a estudar tudo o que tinha aprendido e se dedica a conhecer a mensagem de Jesus. Alguns estudiosos entendem que este foi um longo processo até abraçar de vez o seguimento de Jesus Cristo e tornar-se o grande evangelizador.

Créditos Coordenação geral da Produção: Irmã Bernadete Boff, fsp Texto: Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Arte do power point: Irmã Matilde Aparecida Alves, fsp Irmã Ivonete Kurten,fsp Bianca Russo Fotos: Arquivo Paulinas – Proibida a reprodução e cópia de imagens - Direitos reservados