O que é Fichamento? Fichas de leitura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer Fichamento de texto ou livro
Advertisements

FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Como fazer Fichamento de texto ou livro
REVISÃO DA LITERATURA ESTADO DA ARTE.
Técnica de Fichamento Academia de Ensino Superior
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Resumo.
CONHECENDO PELA LEITURA
CIn- UFPE 1 Pesquisa Científica Objetivo principal Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores Deve seguir normas metodológicas.
CIn- UFPE 1 Redação Científica Conteúdo do módulo: Estratégias de leitura/compreensão de texto Pesquisa Científica e Pesquisa bibliográfica Normas técnicas.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia Científica
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Pesquisa Científica - Fase 1 Pesquisa Bibliográfica
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Estrutura do Relatório 1.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fichamento: técnica de estudo
METODOLOGIA DIREITO 1º SEMESTRE Professor Frajola
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
CONHECENDO PELA LEITURA
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Trabalho nas regras ABNT
Fichamento é um modo eficaz de manter um registro de tudo que você lê.
FICHAMENTO.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
RESUMO.
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
O TRABALHO CIENTÍFICO: (ACADÊMICO)
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Resumo.
FICHAMENTO I - CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
NORMAS DA ABNT.
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia Científica
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Resumo.
Produção de Artigo Acadêmico
O QUE É UM FICHAMENTO É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. É a elaboração de fichas de leitura com o.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
FASES DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
Como fazer? CITAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

O que é Fichamento? Fichas de leitura Registram o levantamento bibliográfico realizado pelo leitor Podem estar em papel ou digitalizadas O tempo inicial é longo, mas o ganho futuro é grande As fichas auxiliam nos estudos e na redação do trabalho final

Fichamento O conteúdo que constitui o corpo ou texto das fichas varia segundo sua finalidade De comentários ou analítica Resumo ou de conteúdo De citações De esboço Sugestões, ligações entre as idéias, … Bibliográficas Contem apenas as informações bibliográficas necessárias para se localizar um livro. Podendo ser de obra inteira ou parte

Fichamento Registram informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, resumo do texto lido e comentários O corpo da ficha pode conter Citações diretas (transcrições) Resumo do texto Informações sobre o autor Comentários apreciativos O conteúdo da ficha pode ser indicado no seu cabeçalho

Fichas de leitura: Fichamento Informatizado Vantagens: Não há limite de linhas na ficha É possível/fácil copiar textos (para fazer citações) É possível consultar dicionários on-line Facilita a troca de informação

FICHA BIBLIOGRÁFICA – pode ser obra inteira ou parte de uma obra. Título genérico: Ocupações Marginais no Nordeste Paulista Título específico: Ocupações Marginais na Área Rural Setor de Mineração 5.3 Referência Bibliográfica: MARCONI, Marina de Andrade. Garimpeiros em Parocínio Paulista. Sao Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978, 152 p. Texto Comentário: Insere-se no campo da Antropologia Cultural. Utiliza documentação de fontes secundárias e direta, colhidos os dados através de formulários. Emprega o método de abordagem indutivo e o de procedimento histórico e estatístico. A modalidade é específica, intensiva, descritiva e analítica. Apresenta a caracterização física do Planalto Nordeste Paulista Descreve o tipo de família, sua composição, os laços de parentesco e compadrio e a educa;áo dos filhos. Examina a escolaridade e a mobilidade profissional entre gerações. Local onde está a obra: Biblioteca do CCEN/CIn – UFPE

Modelo de referência bibliográfica SOBRENOME, Nome. ; Título da obra: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. (Série ou Coleção). ALLEN, Carlos. Leon. A psiquiatria de Deus: fórmulas seguras para se conseguir e manter a saúde mental e espiritual. 5a. ed. São Paulo: Vozes, 1981. 163 págs.

Fichas de leitura: Fichamento de citação (transcrição) Essas fichas obedecem as mesmas normas utilizadas para fazermos citação direta (transcrição) de textos de outros autores dentro de textos de nossa autoria!!! Normas gerais: Traz a reprodução fiel do texto do autor citado Se já houver um trecho entre aspas no texto sendo transcrito, essas aspas transformam-se em aspas simples, exemplo: Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ (Adler & Doren, 1990:117)

Fichas de leitura: Fichamento de citação (transcrição) Normas gerais (continuação): Deve-se indicar o número da página de onde o texto foi copiado Nas citações, deve-se também incluir o nome do autor e o ano de publicação da obra Isso aparece no cabeçalho das fichas… Se for necessário suprimir palavras do texto original, isso deve ser indicado com três pontos entre parênteses. A supressão de parágrafos intermediários é indicada por uma linha pontilhada.

Fichas de leitura: Fichamento de Comentário (analítico) Comentários analisam o texto sob aspectos Quantitativos Tamanho do texto (n. de páginas) Sua constituição (exemplos, figuras, bibliografia) Conceitos abordados Qualitativos Detecção e análise da hipótese do autor Objetivos do texto Idéias que fundamentam o texto Avaliação da obra Verificar se: A organização do texto é clara e consistente A exposição das idéias é formal ou informal A terminologia é precisa Se há pontos fracos na argumentação A conclusão é convincente

Fichamento Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva. . (idear – formação e encadeamento de idéias (projetar) Análise crítica – posicionamento pessoal reflexivo justificado (porque)

Resumo - FICHAMENTO Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT) 2. Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa). 3. Citações – apresentando as transcrições significativas da obra. 4. Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras. 5. Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.