História da Educação A Educação Medieval.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
Thomas Hobbes.
O cenário era de medo, insegurança e morte
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Trabalho de Filosofia Alunas: Allana, Daiane , Letícia Moreira e Luana. N° : 01, 28,15 e 16. Professor : Aguinaldo Tema : Patrística.
Escolástica.
Ciência na Idade Antiga de Platão e Aristóteles
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Filosofia na Antiguidade
Feudalismo Unidade 7 - HG.
Professor Celso Konflanz
IDADE MÉDIA Entendendo melhor ....
A CULTURA MEDIEVAL.
A Ética Religiosa.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Trabalho de Filosofia Professor: Aguinaldo.
FILOSOFIA PATRÍSTICA E MEDIEVAL
Psicologia da Educação
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
Escolástica e Renascimento
FESTA DE CORPUS CHRISTI
A Escolástica Quando se fala em escolástica, designa-se a filosofia cristã da Idade Média. Seu problema fundamental é possibilitar ao homem a compreensão.
Cultura, Arte e Religião
CULTURA MEDIEVAL.
Cristianismo unidade e diversidade
EDUCAÇÃO MEDIEVAL Chama-se Idade Média o período da história
Escolástica.
Autores até ao séc. XIX.
EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
Feudalismo 02/04/2017.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Aula 4 - Estado e legitimidade do poder
Teatro Linha do tempo.
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Turma 901 – Aula 22/08/14 PATRÍSTICA
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
Organização do trabalho pedagógico na história da formação docente
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
educação medieval – idade média
A Hermenêutica na Idade Média
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
Cultura Medieval Aula 14 Prof: Fernando Gondim.
A Cultura Medieval.
CONTEMPORANEIDADE 1 A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI: P ARA UMA U NIVERSIDADE N OVA Santos, Boaventura de Sousa Naomar de Almeida Filho (2008)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
A Era Cristã da Enfermagem
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
A Medieval.
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator,
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
São Tomás de Aquino A Filosofia Medieval.
Cap. 13 – A busca da verdade (2ª parte)
CULTURA MEDIEVAL.
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
O que é Sociologia?.
Filosofia Medieval e Moderna
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
Conceitos e visões filosóficas
Prof. Dr. Robson Santos de Oliveira. Jan Amos Komenský Nasceu em 28 de março de 1592 e morreu em 15 de Novembro de 1670 (78 anos). Foi um bispo protestante.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Gravitação - Aula IV A Idade Média /10/2014.
As mutações na expressão da religiosidade O ensino medieval
Capítulo 13 Pensamento cristão
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
Transcrição da apresentação:

História da Educação A Educação Medieval

A Educação Medieval A educação dos povos europeus na Idade Média teve como ponto de partida a doutrina da Igreja. Durante todo esse período predominou uma concepção de educação que se opunha ao conceito liberal e individualista dos gregos, e ao conceito de educação prática e social dos romanos. O cristianismo passa a dar maior importância ao aspecto moral; baseia-se na idéia de caridade cristão ou amor.

A Educação Medieval Com o cristianismo surge um novo tipo histórico de educação, com normas inéditas de vida e comportamento. Os primeiros padres da Igreja, diante das diferenças entre o cristianismo e o saber grego e romano, ocuparam posições diferentes. Os principais foram: Clemente de Alexandria, Orígenes, São João Crisóstomo, São Basílio, São Jerônimo e Santo Agostinho.

A Educação Medieval A Igreja Cristã primitiva volta sua atenção para a educação moral de seus próprios membros. Os recém-convertidos, antes de serem admitidos como membros efetivos da Igreja, eram chamados de catecúmenos, e as escolas, de catecumenatos. Mais tarde estas escolas vieram a ser organizadas pelos bispos com intuito de preparar o clero para as igrejas que estavam sob sua direção, e passaram a ser denominadas catedrais.

A Educação Medieval Monarquismo significa “a organização de homens que fizeram votos especiais de vida religiosa e vivem de acordo com regras que determinam a conduta de seus menores detalhes.” Os trabalhos mais significativos dos monges no campo educacional foram: - A cópia dos manuscritos - A condensação do saber da época nas Sete Artes Liberais (que incluíam o trivium – Gramática, dialética e Retórica – e o quadrivium – Aritmética, Geometria, Música e Astronomia).

A Educação Medieval O termo escolástica, inicialmente, significou o conjunto do saber; mais tarde se deu o nome aos que escolarmente se dedicavam à Filosofia e à Teologia. A escolástica é um movimento intelectual oriundo da Idade Média, preocupado em demonstrar e ensinar as concordâncias da razão com a fé pelo método da análise lógica. Os principais representantes desse movimento são: Santo Anselmo, Santo Alberto Magno, Santo Tomás de Aquino ( o mais influente de todos; sua obra, a Suma Teológica, representa a culminância da escolástica), John Duns Scott e Gilherme Occam.

A Educação Medieval As universidades surgiram no século XIII, com o nome inicial de studium generale. Pelos fins do século XIV esse nome foi substituído pelo de universitas litterarum. Supõe-se que a primeira universidade que consagrou professores e alunos organizados por seções nas quatro grandes divisões do conhecimento daquela época (Teologia, Direito, Medicina e Filosofia) tenha sido a de Nápoles, fundada em 1224.

A Educação Medieval Outras universidades importantes: de Paris, Bolonha, Salerno, Oxford, Viena e Salamanca. Durante a Idade Média foi grande a influência da universidade. Ela forneceu o primeiro exemplo de organização puramente democrática.