Bioética X Educação Prof. Samuel Ramos Lago (Biólogo)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Você é a favor da lei que libera o aborto?
Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Sociologia da Educação
Pensamento Crítico, Prática 2
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
OUSE!!!.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Controvérsias Públicas
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
DEUS ESTÁ PRESENTE Senhor, tu me sondas e me conheces.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
Estatísticas da Criança no Brasil
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Clones.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
APREDENDO A ORAR.
Mãe Amável.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
Uma perspectiva Bíblica
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Eutanásia.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Na Roma Antiga era assim:
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
SEMANA NACIONAL DA VIDA DE 1 A 7 DE OUTUBRO
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?.
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
2 | O evangelho da saúde perfeita
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Programação – Quando é onde...
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Forma Canônica e Definições
EVANGELISMO PÚBLICO.
Política Educacional Brasileira
Entrevista.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
SITUAÇÕES.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
RELIGIÃO.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DISSERTAÇÃO: TEMAS POLÊMICOS
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
7. Qual a Maior Necessidade das Famílias?. Qual a Maior Necessidade das Famílias? Texto Bíblico “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor,
Franciele dos Santos Souza Isabela de Oliveira Carvalho Tamiggi Di Karla Melo.
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
Coleta de dados questionário.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Bioética X Educação Prof. Samuel Ramos Lago (Biólogo) E-mail - apoio @ lago.com.br samuel@lago.com.br Obs. Os dados mencionados neste Simpósio estão disponíveis no site www.lago.com.br Colaboração: Prof. Adriana L. Domingos (Socióloga) Prof. Laura M. H. Boldrini de Castro (Pedagoga) (Tabulação de dados)

Bioética: “Entende-se por Bioética a Ética (Reflexão crítica sobre valores, implicando em opções) nas e das ciências da vida, da saúde e meio ambiente.” “É um juízo e reflexão crítica sobre conflito de valores, o que cria a angústia da opção.” William Saad Hossne - médico fundador da Sociedade Brasileira de Bioética e coordenador do primeiro mestrado em Bioética na Centro Universitário São Camilo (SP)

“ A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas escapar das idéias antigas” John M. Keynes

Temas X Bioética

Luigi Ferrari Lago Berton Nascido em 07/02/2004

Luigi Ferrari Lago Berton SMA ( atrofia Muscular Espinhal) SMA - Tipo I - Sindrome de Werding-Hoffman

Marcelo Leite - Folha de São Paulo -22/05/05 Mídia: Ciência do Dia Palhaçada amazônica Marcelo Leite - Folha de São Paulo -22/05/05 A taxa de desmatamento da Amazônia anunciada quarta-feira, de mais de 26 mil km2, é um escândalo. Esse número sombrio deveria cobrir de vergonha qualquer cidadão com um vestígio que seja de apreço por civilização. Tudo indica que há cada vez menos pessoas com tal virtude na administração do PT.

Mídia: Opinião- Folha de São Paulo 21/05/05

Mídia: Arroz Dourado Isto é - 06/04/05 Cientistas britânicos criaram uma nova variedade de arroz transgênico que poderia suprir a necessidade de vitamina A das crianças em países pobres. Batizado de arroz dourado, o grão criado pela empresa Syngenta tem 20 vezes mais betacaroteno do que as variedades anteriores. O organismo converte o betacaroteno em vitamina A, o que pode ajudar a combater a cegueira infantil, que afeta 500 mil crianças ao ano. O anúncio é a primeira evidência concreta de que os transgênicos podem resultar em cultivo para resolver problemas da desnutrição.

Transgênicos porém orgânicos Mídia: Transgênicos porém orgânicos Revista Época - 28/03/05 Geneticista da UnB diz que a liberação de sementes transgênicas não leva a um monopólio e ainda pode ajudar a reduzir o uso de pesticidas. “Laboratórios ou facções radicais podem construir transgênicos para serem utilizados como armas biológicas. Daí a necessidade de regulamentação rigorosa pelos governos.” Cesar Koppe Grisolia - Prof. do Departamento de Genética e Morfologia da UnB

Projetos tentam proibir uso de transgênicos na merenda Mídia: Câmara: Prefeitura diz que não utiliza alimentos geneticamente modificado Projetos tentam proibir uso de transgênicos na merenda Vereadores temem possíveis riscos à saúde causados pela comida Gazeta do Povo - 19/05/05 A Câmara Municipal de Curitiba tem dois projetos tramitando que, se aprovados, vão proibir a utilização de organismos geneticamente modificados, os transgênicos, na preparação da merenda escolar........

Novo capítulo na polêmica dos transgênicos Mídia: Biotecnologia: Jornal Britânico acusa Monsanto de ocultar estudo sobre milho modificado. Novo capítulo na polêmica dos transgênicos Pesquisa com ratos teria indicado efeitos nocivos para a saúde, como a redução dos rins. Gazeta do Povo - 24/05/05 A Polêmica sobre a segurança dos alimentos transgênicos ganhou mais um capitulo com a divulgação de um estudo secreto da companhia Monsanto, publicado pelo jornal britânico The Independent e reproduzido pela Folha de São Paulo.........

Carlos Ayres Britto- Ministro do Supremo Mídia: “Esta gravidez está destinada ao nada. É um ser prometido ao túmulo antes de conhecer o berço”. Carlos Ayres Britto- Ministro do Supremo O STF vai julgar Tribunal aceita ação sobre aborto de fetos sem cérebro. Seis ministros são a favor da permissão. Revista Época - 02/05/05 O direito brasileiro não tem definição do que é vida, mas tem de morte: autoriza a retirada de órgãos após a falência cerebral. Como não tem cérebro, tecnicamente esses embriões já estariam mortos. Assim, obrigar uma mulher a carregar na barriga por nove meses um feto condenado à morte violaria os princípios constitucionais da dignidade, liberdade e do direito à saúde.

Sísifo, anencefalia e o Supremo Mídia: Sísifo, anencefalia e o Supremo Ciência em Dia Marcelo Leite - Folha de São Paulo - 01/05/05 É difícil imaginar aplicação menos humana do que obrigar uma mulher a carregar meses a fio no seu ventre um filho sem a mínima chance de vingar.

12% dos estudantes de dez a doze anos já usaram drogas Mídia : 12% dos estudantes de dez a doze anos já usaram drogas Pesquisa realizada na Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio das 27 capitais brasileiras aponta que 12,6% dos alunos com idade entre 10 e 12 anos já consumiram algum tipo de droga pelo menos uma vez na vida. O percentual sobe para 23,2% na faixa etária de 13 a 15 anos. Luciana Constantino Folha de São Paulo - 01/06/05

Mídia: Tendências nas capitais em 2004

Mídia : Aborto Tabu, crime ou direito? Praticado clandestinamente por mais de 1 milhão de mulheres anualmente no Brasil, segundo estimativas, o aborto é combatido há séculos, dividindo a sociedade. ... Condenado pela Igreja Católica nos dias de hoje, o aborto já foi permitido ou pelo menos tolerado pela própria Igreja: até o século XIX, considerava-se que a alma só passava a existir no feto masculino após 40 dias da concepção, e no feminino depois de 80 dias. Tolerava-se o aborto até a “entrada da alma”. Dra. Joana M. Pedro - Profa. História UFSC Revista Nossa História - 03/05

Mídia: Teoria da evolução da vida enfrenta ataques nos EUA Washington(EFE)- A Teoria da Evolução de Charles Darwin é o tema de um intenso julgamento no Kansas....... ...Os críticos do cientista britânico- liderados pelo movimento Desenho Inteligente - querem que os textos escolares questionem o darwinismo, sobre tudo a idéia de que o homem, o macaco e outros animais têm antepassados comuns. ...Por outro lado, os seguidores de Darwin acreditam que todo esse debate esconde a crescente influencia da direita religiosa no país.

Mídia: Contraceptivos A lógica do planejamento familiar Humberto Costa - Ministro da Saúde ....A decisão do Ministério da Saúde é assumir a compra de 100% dos métodos anticoncepcionais para os usuários do SUS. ....Planejamento familiar é, também, uma maneira de tirar das sombras questões como violência sexual, gravidez indesejada, aborto, camisinha, Aids e infertilidade.

Mídia: Contraceptivos ...Serve para garantir a homens e mulheres em idade fértil o pleno exercício da sexualidade, livre de outras doutrinas e crenças que não os direitos assegurados pela Constituição Federal e pela Lei do Planejamento Familiar. ...O conceito de reprodução assistida também vai passar a fazer parte da rotina efetiva do SUS... ...Homens e mulheres terão o direito de, por meio do SUS, fazer, respectivamente, vasectomias e laqueaduras tubárias....... Tendências / Debates - Folha de São Paulo - 15/05/05

Mídia: Grupo religioso pede boicote à Ford por apoiar associações de gays nos EUA Um grupo conservador cristão dos EUA convocou um boicote à montadora Ford, a segunda maior do país, por suas doações em apoio a organização de homossexuais. A Associação da Família Americana enviou o E-mail defendendo o boicote a 2,2 milhões de pessoas . Também colocou no ar um site do boicote.

Mídia: Grupo religioso pede boicote à Ford por apoiar associações de gays nos EUA O porta -voz da Ford, Oscar Suris, afirmou que a empresa fez doações de US$77,9 milhões em 2004. A Ford também afirmou respeitar seus consumidores e empregados. “A Ford valoriza todas as pessoas independente de raça, religião, gênero e orientação sexual, cultural ou física”, disse o vice-presidente de Recursos Humanos da empresa, Loe Laymon. Folha de São Paulo - 02/06/05

Mídia: Papa incentiva bispos a lutar contra inseminação artificial. Vaticano (AE/AP/EFE) - O Papa Bento XVI reforçou ontem uma discussão em curso na Itália ao endossar os esforços dos bispos católicos do país para restringir o acesso das famílias a tratamentos de inseminação artificial. O Pontífice afirmou que um referendo marcado para junho sobre uma lei que regulamenta os tratamentos de fertilidade assistida representa uma ameaça à vida e à família. Gazeta do Povo -31/05/05

Mídia: Reprodução Assistida Bebê é gerado pela cunhada da mãe Mãe de dois filhos - de 9 e 4 anos - , Sarita Lopez acompanhava a angústia do irmão, o comerciante Maurício, e da mulher com a impossibilidade de ter filhos. Há dois anos, recém-divorciada, ela se ofereceu para gerar a criança. “Expliquei aos meus filhos que iria emprestar o lugarzinho deles (útero) para o priminho poder nascer.... ......A “tia - mãe” Sarita.... Folha de São Paulo - 08/05/05

Mídia: Reprodução Assistida Após 6 anos, nasce irmã gêmea de João ....Foram recolhidos óvulos e espermatozóides para fertilização in vitro (FIV). Doze óvulos foram fecundados. Dois embriões foram implantados no útero de Alessandra e um deles gerou João Marcelo que completou 6 anos no dia 06/05/05. Diante do apelo do menino em ter uma irmãzinha, o casal decidiu no ano passado repetir a experiência com embriões excedentes daquela época que foram congelados em nitrogênio liquido (a - 190 o C)....

Mídia: Reprodução Assistida Após 6 anos, nasce irmã gêmea de João ....Segundo Ricardo Baruffi, ginecologista da clinica de reprodução as crianças são consideradas gêmeos não-idênticos ou fraternos. Isso porque, os dois foram gerados a partir de óvulos produzidos num mesmo ciclo e que foram fecundados no mesmo dia. Estado de São Paulo - 25/05/05

Mídia: Eutanásia Efeito Terri Schiavo Levantamento do Datafolha ocorrido entre 6 e 7 de abril - seis dias após a morte da norte-americana, ouviu 1624 pessoas em São Paulo. Dessas, 41% declararam ser a favor da eutanásia, 53% contra e 7% não sabem ou são indiferentes. As mulheres foram mais resistentes a idéia da eutanásia do que os homens - 56% contra 49%. Os mais velhos e menos instruídos também foram os que mais se colocaram contra a prática. Folha de São Paulo - 18/04/05

Mídia: Eutanásia A boa morte de João Paulo 2o Marcelo Leite - Folha de São Paulo - 10/04/05 ...Seria possível dizer que, ao escolher morrer em seus aposentos, longe da tecnologia hospitalar, o Papa terminou oferecendo um manifesto em favor da eutanásia. ... A diferença estaria em que, supõe-se, João Paulo 2o tomou a decisão sobre si mesmo, ou dela participou, enquanto no caso Terri quem decidiu foi o marido.

Mídia: Eutanásia A boa morte de João Paulo 2o Obviamente, trata-se de uma enorme diferença. É muito menos questionável, eticamente, uma pessoa decidir sobre a própria morte. Mas quando ela não pode fazê-lo, por que seria menos humano, ou menos piedoso, permitir que um ente querido tome a decisão por ela?

Mídia: Médicos revelam que eutanásia é prática habitual em UTIs do país ...Para o patologista Marcos de Almeida, é hipocrisia negar que a eutanásia seja praticada em UTIs brasileiras, onde é freqüentemente utilizado um coquetel de sedativos batizado de M1. ...“Tínhamos um jovem de 18 anos baleado que precisava de terapia intensiva. A UTI estava lotada e havia um doente terminal mantido vivo graças a suporte tecnológico. Não tive dúvida” Médico que atua em UTI

Mídia: Médicos revelam que eutanásia é prática habitual em UTIs do país ...“Minha obrigação é assegurar a qualidade de vida do paciente. E isso não quer dizer mantê-lo vivo a qualquer custo, sabendo que o desfecho será a morte” Gustavo Modesto Leal - Cirurgião cardíaco ...Em 1980, o Vaticano, através da Congregação Para a Doutrina da Fé, declarou que na iminência de uma morte inevitável é lícito tomar a decisão de renunciar a um tratamento que apenas prolongaria uma vida precária e penosa. Padre Leocir Pessini - capelão do Hospital de Clinicas (SP) por 13 anos

Mídia: Lei da eutanásia entra em vigor na Holanda País é o primeiro do mundo a implantar legislação. ...A legislação que passou a vigorar na terça-feira dá aos pacientes terminais o direito de decidir se querem continuar vivendo ou não. Médicos não serão mais processados judicialmente..... ...Comitês compostos por médicos e advogados vão examinar cada pedido. Uma segunda avaliação médica será necessária, e a situação do paciente precisará ser insuportável. 3,5% do holandeses morrem de eutanásia. Gazeta do Povo - 03/01/02

Mídia: Genética Embrapa clona raça bovina ameaçada de extinção Brasília (AE) - Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciaram ontem o nascimento de dois novos clones bovinos da raça Junqueira. Os clones podem representar uma chance de salvação para esta raça no Brasil, hoje em estado crítico de extinção, com rebanho inferior a 100 animais em todo país. ...Porã e Potira são clones de uma mesma fêmea .... ... As duas foram clonadas apartir de um fragmento da orelha da vaca doadora, quando ela tinha 9 anos. Gazeta do Povo - 21/05/05

Levantamento de Dados Alunos - 28 ( Ensino Médio) Pais - 23 Professores - 35 ( Ensino Médio e Fundamental)

Perfil dos Respondentes SEXO PAIS PROFESSORES ALUNOS FEMININO 18 22 21 MASCULINO 06 13 07

Perfil dos Respondentes IDADE PAIS PROFESSORES ALUNOS 15 a 17 28 21 a 30 06 31 a 45 14 21 46 a 56 10

Perfil dos Respondentes ESCOLARIDADE PAIS PROFESSORES ALUNOS MÉDIO 03 28 SUPERIOR 20 35

Perfil dos Respondentes RELIGIÃO PAIS PROFESSORES ALUNOS CATÓLICA 14 29 16 EVANGÉLICA 04 01 NENHUM 02 JUDAICA 07 ESPÍRITA CRISTÃ DEUS

Se alguém perguntasse: O que é Ética? Como você responderia? O tema Bioética foi criado em 1971 pelo cancerologista norte-americano Van R. Potter. O que a palavra Bioética significa hoje para você?

Você ou alguém de sua família está ou já esteve diretamente envolvido (na prática, ou seja, em situação real) com problemas ligados a algum dos dez temas do item 3? PAIS PROFESSORES ALUNOS SIM 14 21 12 NÃO 07 16 EM PARTE 03 01 00

Médicos- 09 Pais – 01 Professores - 01 Caso a resposta anterior tenha sido afirmativa, qual ou quais profissionais você procurou para auxiliá-lo a resolver o problema? Alunos Médicos- 09 Pais – 01 Professores - 01 Professores Médicos – 18 Psicólogos- 04 Biólogos – 01 Geólogo - 01 Professores – 01 Engenheiro Florestal – 01 Pais Médicos – 12 Geneticistas – 01 Ongs – 01 Psicólogos – 01 AA – 01 Químicos - 01

Foi bem-sucedido com o apoio e as soluções propostas por esse(s) profissional(is)? PAIS PROFESSORES ALUNOS SIM 12 15 07 NÃO 00 01 EM PARTE 05

A escola onde você estuda e/ou trabalha aborda ou já abordou algum(s) desses temas durante as aulas? (pode ser assinalada mais de uma alternativa) PAIS PROFESSORES ALUNOS SIM 09 23 27 NÃO 05 00 ESPORADICAMENTE 02 10 01

Se você tem interesse por temas ligados a bioética onde normalmente procura informar-se a respeito? PAIS PROFESSORES ALUNOS INTERNET 15 17 REVISTAS/ JORNAIS 06 09 PROFESSOR/ PROFISSIONAL 02 TV 12 04 LIVROS/ ENCICLOPÉDIA 14 AMIGO 03 PAI

Todos responderam - Não Muitas pessoas acham que temas tão importantes como os relacionados com a Bioética só devem ser discutidos e analisados por especialistas (médicos, geneticistas, teólogos, juristas, biólogos, etc.) e não na escola ou na família. Você concorda com essa posição? Todos responderam - Não

Você acha que alguém deve controlar as verbas os temas e as aplicações praticas resultantes das pesquisas que estão sendo feitas nessa área? PAIS PROFESSORES ALUNOS SIM 21 33 25 NÃO 02 01 03

O Papa João Paulo II (recém-falecido) deixou bem claro o que pensa sobre determinados temas relacionados com a Bioética. Eis alguns: Sobre a eutanásia: “A eutanásia e o suicídio são graves violações da lei de Deus; a sua legalização introduz uma ameaça direta àquelas pessoas menos capazes de se defenderem e se mostra muito danosa às instituições democráticas da sociedade” (Na saudação ad limina aos bispos dos EUA, 27 de junho de 1998.)

Sobre a pena de morte: “A Santa Sé, com empenho humanitário, recomenda clemência e até perdão àqueles condenados à morte, especialmente aos condenados por razões políticas.” (Em recente manifestação.) Sobre a liberdade: “Reclamar o direito ao aborto, infanticídio e eutanásia, e reconhecer esse direito por lei, significa atribuir à liberdade humana um significado mau e perverso: o do poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Essa é a morte da verdadeira liberdade: ‘Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado’” - Jó: 8,34 (Na encíclica “O Evangelho da Vida”.)

Sobre o Homossexualismo: “O homossexualismo vai contra as leis da natureza.” (Época - Gay Pride de Roma, em 2000.) Sobre o casamento gay: “Casamentos entre homossexuais são parte da nova ideologia do mal, que insidiosamente está ameaçando a sociedade.” (Em seu livro Memórias e Identidade, publicado em fevereiro último.)

Sobre o aborto: “O aborto legalizado foi uma força destrutiva nas vidas de muitos indivíduos, especialmente nas mulheres que freqüentemente são abandonadas para suportarem sozinhas o profundo pesar e arrependimento que se segue à decisão de destruir a vida de uma criança não nascida.” (Mensagem do cardeal Bernard Law, arcebispo de Boston, 29 de dezembro de 1997.)

Concorda parcialmente Resumidamente, escreva abaixo o que você pensa sobre o conjunto dessas declarações. PAIS PROFESSORES ALUNOS Não concorda com o Papa 09 07 13 Concorda parcialmente 15 18 Concorda com o Papa 00 08 02

(Situação imaginária) Alguém que você muito ama e/ou estima confidencia-lhe que está grávida e que os médicos chegaram a uma conclusão catastrófica: prosseguindo a gravidez ela corre grave risco de vida. Eis o impasse bioético: Assinale com um X a alternativa que, em sua análise seria o melhor procedimento nessa situação:

A) Tentar salvar a mãe, realizando um aborto clínico (previsto no Código Penal – Artigo 128 – Incisos 1 e 2. Decreto Lei 2848 - 07/12/1940). B) Deixar a gravidez prosseguir, mesmo com graves riscos para a mãe e sabendo que: · Tudo pode correr bem até a criança nascer; · A mãe venha a falecer; · O bebê venha a falecer; · Ambos (mãe e bebê) venham a falecer. Outra(s) alternativa(s)

Deixa a gravidez progredir PAIS PROFESSORES ALUNOS Salva a mãe 18 22 Deixa a gravidez progredir 01 09 05 Outras 04

(Situação imaginária) Alguém que você muito ama (sua mãe, irmã ou parente próximo) foi vítima de um estupro que resultou em uma gravidez indesejável. Confirmada a gravidez de poucas semanas por um médico:

a- Você seria a favor ou contra a realização de um aborto clínico? PAIS PROFESSORES ALUNOS A FAVOR 22 28 23 CONTRA 01 05

b- A decisão deve ser única e exclusiva da grávida? PAIS PROFESSORES ALUNOS SIM 19 23 22 NÃO 04 12 06

(Situação imaginária) Alguém que você muito ama e/ou estima sofre um gravíssimo acidente de carro. Já inconsciente no hospital, a equipe médica chega a duas conclusões: a)A morte (óbito) é apenas uma questão de dias ou semanas. b)Ela viverá muitos anos mas, no entanto: · Nunca mais recuperará a consciência e até falecer só terá uma vida vegetativa; · Será indefinidamente mantida viva nessas condições por meio de aparelhos que nunca poderão ser desligados.

Considerando-se as questões propostas nas alternativas você é: a) Favorável que se desligue os aparelhos (provocando a morte). b) Que os aparelhos continuem ligados na esperança de uma reação favorável inesperada, embora os médicos assegurem que não há como isso acontecer.

09 13 16 19 10 PAIS PROFESSORES ALUNOS DESLIGAR APARELHOS APARELHOS LIGADOS 19 10

(Situação imaginária) Alguém viaja para outro país e leva consigo uma generosa quantidade de drogas (cocaína, heroína, etc.). Ele é preso em flagrante pelas autoridades alfandegárias e levado a julgamento, imaginariamente, pelas leis desse país é condenado à morte por traficar.

Deporta para o país de origem PAIS PROFESSORES ALUNOS Condena 17 09 07 Não condena 16 04 Deporta para o país de origem 01 05

UM ORGANISMO É CHAMADO DE TRANSGÊNICO, OU GENETICAMENTE MODIFICADO, QUANDO É FEITA UMA ALTERAÇÃO NO SEU DNA, OU SEJA, O LOCAL ONDE ESTÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM SER VIVO. ATRAVÉS DA ENGENHARIAGENÉTICA, GENES SÃO RETIRADOS DE UMA ESPÉCIE VEGETAL OU ANIMAL E TRANSFERIDOS PARA OUTRA. ESSES NOVOS GENES SOFREM UMA ESPÉCIE DE REPROGRAMAÇÃO, PODENDO PRODUZIR UM NOVO TIPO DE SUBSTANCIA, DIFERENTE DO ORGANISMO ORIGINAL.

(Situação imaginária) Você vai ao supermercado de sua preferência e vê numa das prateleiras um produto cujo rótulo informa: Produto Transgênico. Ao ler o rótulo com mais atenção você é informado que ele tem mais nutrientes que o mesmo produto normal que está ao lado. Além disso, o preço é o mesmo. Agora você decide:

Compraria um produto transgênico Não compraria um produto transgênico PAIS PROFESSORES ALUNOS Compraria um produto transgênico 12 19 15 Não compraria um produto transgênico 10 13

Na sua opinião, os alimentos com ingredientes transgênicos deveriam ou não trazer esta informação no seu rótulo? PAIS PROFESSORES ALUNOS Deveriam trazer esta informação no rótulo 23 35 28 Não deveriam trazer esta informação no rótulo 00

Considerando que há divergências na comunidade científica quanto aos riscos dos organismos transgênicos para o meio ambiente e para a saúde humana, o que você acha que deveria ser feito em relação ao plantio destes organismos, enquanto as dúvidas não forem esclarecidas:

PAIS PROFESSORES ALUNOS PROIBIDO 06 18 NÃO PROIBIDO 14 16 10

(Situação imaginária) Uma pessoa do seu relacionamento fez transplante de rim e passou, desde então, a ter normalidade nas funções renais e deixou de sofrer nas longas sessões de hemodiálise. Qual é a sua posição em relação ao transplante de órgãos?

PAIS PROFESSORES ALUNOS A FAVOR 21 35 28 CONTRA 00

Se você é a favor do transplante de órgãos seria também favorável que após a morte seus órgãos fossem doados? Sua família seria também a favor? PAIS PROFESSORES ALUNOS FAVORÁVEL 19 35 25 CONTRA 03 00 02

(Situação imaginária) Um casal passa anos tentando ter seu primeiro filho, como não consegue, procura a ajuda de um médico especializado em reprodução assistida. Porém nesse ramo há várias possibilidades de fecundação: - Utilizar o óvulo da mãe, e o esperma de terceiros; - Utilizar o esperma do pai, e o óvulo de terceiros; - Utilizar óvulo e esperma de terceiros; - Fecundação utilizando o óvulo e o espermatozóide do casal; - Ou utilização de uma barriga de aluguel, entre tantos outros métodos.

Sabendo de todas essas possibilidades, qual é a sua posição em relação às várias modalidades e técnicas de reprodução assistida oferecidas pelos médicos especialistas nessa área? PAIS PROFESSORES ALUNOS FAVORÁVEL 19 28 25 CONTRA 02 04 03

(Situação imaginária) Algumas famílias de agricultores e criadores de gado aqui de nosso Estado mudaram-se para Rondônia. Para plantar soja ou criar gado tiveram que desmatar centenas de hectares nessa região. Como as pessoas têm que se alimentar torna-se inevitável a expansão agropecuária. Qual é a sua posição a respeito desse problema bioético?

Alunos (28) Favorável ao desmatamento mas fazendo plantio em outra região ou área delimitada pelo governo – 15 Contra o desmatamento – 08 Não é problema bioético – 01 Sem opinião formada – 04

Pais (23) Deve ter técnicas de plantio, reflorestamento, estudos ambientais, orientações – 05 Não é problema bioético – 01 Deve ser preservada a floresta – 03 Sem opinião formada – 03 Favorável a expansão agropecuária – 01 O governo tem de colocar limites, fazer controle rigoroso – 10

Professores (35) Maior controle no desmatamento por parte do governo – 14 Reflorestamento com orientação - 04 Governo deve conscientizar do problema ecológico - 06 Leis severas contra o desmatamento - 03 Sem opinião formada – 06 Manipulação genética para aumentar a produtividade - 01 As pessoas precisam se alimentar - 01

As células-tronco são aquelas que podem se dividir indefinidamente sem se especializar, e quando chamadas a se especializar, podem dar origem a qualquer outra célula do corpo. Existem 4 fontes principais de células-tronco. As mais potentes e indicadas são as células embrionárias. Elas representam grande promessa para doenças incuráveis como diabetes, Parkinson, Alzheimer, distrofia muscular e escleroses. Entretanto, a Igreja Católica Romana é radicalmente contra as pesquisas e utilização dessas células. Recentemente o Congresso Nacional aprovou a Lei da Biossegurança que libera o uso de embriões humanos, utilizando apenas o material que estiver congelado há mais de três anos e que, fatalmente, seria descartado pelas clínicas de reprodução.

Favorável ao uso de células-tronco Contra o uso de células-tronco Pessoalmente, qual é a sua posição em relação a esse delicado tema bioético? PAIS PROFESSORES ALUNOS Favorável ao uso de células-tronco 19 31 28 Contra o uso de células-tronco 01 02 00

b) Em relação a seus alunos: Como professor a) Julgo-me: Capacitado para abordar em sala de aula temas relacionados com a bioética. - 03 Parcialmente capacitado. - 21 Não me julgo capacitado. - 08 b) Em relação a seus alunos: Os alunos não se interessam por esses temas.- 01 Os alunos se interessam parcialmente por esses temas.- 14 Os alunos têm real interesse por esses temas.- 09

Para os Pais Você gostaria que a escola onde seu filho estuda abordasse esses temas de Bioética, discutindo-os permanentemente, mas sem impor posições? Somente em família é que esses delicados temas devem ser abordados? Gostaria que vários segmentos participassem desse processo: Escola, Família, Mídia, Igreja, etc. - 19 Sim, mas temo que os professores não estão suficientemente preparados para abordá-los.- 06 Sim, mas temo que inevitavelmente ocorreria indesejável direcionamento ao abordar esses temas. 10 Sim, mas temo que a direção da escola não permita tal procedimento. Acho que apenas a Igreja e/ou especialistas devem posicionar-se a respeito desses temas. Não gostaria.

Sim mas, com muito cuidado e para indivíduos maiores de 14 – 15 anos, até porque as crianças só iriam repetir a opinião do adulto. Com pessoas extremamente informadas e imparciais; Os assuntos devem ser debatidos e estudados com profundidade pelos professores antes de colocarem em sala de aula e de forma que os alunos possam chegar as suas próprias conclusões.

Alunos: GOSTARIA que a escola onde estudo abordasse tais temas, através do diálogo, sem impor posições. - 28 (todos)

Alunos: Caso sua resposta tenha sido afirmativa, que professor(es) da(s) disciplinas(s) abaixo você considera como o(s) mais capacitado(s) para isso ?

Biologia - 24 Especialista sobre Bioética - 19 Filosofia - 18 Química - 12 L. Portuguesa - 10 História - 09 Geografia - 04 Física - 03 Matemática - 03 L. Estrangeira - 01 Todos - 03

Seja você aluno, pai/mãe, professor, por favor opine: Se a direção da escola onde você estuda tivesse a idéia de trabalhar esses 10 temas da Bioética: · Como um Projeto Pedagógico durante todo o ano. · Que envolvesse todos: pais, professores, alunos e especialistas convidados. · Desenvolvido com seriedade e espírito elucidativo e democrático? O que você acha dessa idéia? Opine sinceramente ou até mesmo proponha outras sugestões:

Professores: Todos acham importante, interessante, excelente idéia, a grande maioria sugere que sejam realizadas com especialistas ou profissionais. Algumas sugestões apresentadas: Que haja debate dos temas entre todos (pais, professores, alunos) em diferentes faixas etárias; Formar grupos de discussões e dinâmicas. Que os assuntos devem correr paralelamente aos conteúdos;

Professores: Através de palestras, oficinas, teatros, visitas orientadas, mostrar as causas e conseqüências, implicações, prós e contras. Os temas devem ser desenvolvidos gradativamente nas diferentes séries. Como projeto pedagógico; Abordagem cientifica e imparcial Abordar os temas com auxilio de revistas, jornais, palestras.

Pais: Todos concordam, acham muito importante, querem participar, a maioria acha que deve ser feito por profissionais capacitados e imparciais. Esta abordagem solidifica os princípios éticos, discuti-se os valores humanos, os jovens vão desenvolver um espirito critico construtivo. Sugestões: trabalhar como projeto pedagógico; idade mínima de 14-15 anos; com maior maturidade intelectual ; pesquisa na escola, em casa e/ou na sociedade; coordenados pela escola com a participação de todos; com especialistas.

Alunos: Todos gostaram da idéia, acham interessante, principalmente por trabalhar o senso crítico e o viver democrático. Sugestões: Fazer projetos pedagógicos sobre estes temas e que só participe quem se interessar.

“Duvidar de tudo ou crer em tudo “Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir” Henri Paioncore

“Não se assinala o caminho apontando-o com o dedo, mas sim caminhando à frente” Provérbio Macua - Moçambique

Esclarecimento: A presente pesquisa de opinião foi efetuada com a aplicação de questionário espontâneo em amostra selecionada de alunos do ensino médio, pais e professores do ensino fundamental e médio do Colégio Positivo, em maio de 2005. O instrumento de medição continha questões abertas e fechadas, e visava fornecer um espaço amplo de manifestação dos entrevistados sobre o tema proposto.