CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Camille Monet e a Criança
Jean-Jacques Rousseau
Vera Maria Pereira História da Arte
DIVERSIDADE.
Cultura popular Na escola
DEFINIÇÕES.
I- Concepção de Educação
MOVIMENTO HIP HOP.
O QUE SABER.
Aula 1º ano E.M Desigualdade social
Conversando sobre memória
Homem, Cultura e Sociedade
O Positivismo.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Em busca de uma compreensão
Cultura – conceitos e definições
A identidade cultural na pós modernidade
Movimento Hip Hop.
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
Pose para a capa do álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis
CULTURA JURIDICA.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.
Mapa dos Territórios da Arte
1.3 Comunicação e indivíduo
Grafite Sim! Pichação Não!
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
Diverte-te com Hip-Hop
Curiosidades do Hip Hop - Dança
E A CONSCIÊNCIA NEGRA.
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Nova Ciência e Racionalismo
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
APP Academia de Pedagogia Preventiva
Linguagens Artísticas
O Positivismo.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Surgimento do pensamento filosófico
CULTURA.
O que é filosofia?.
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Mayara T. Santos - Sociologia
História da arte: breves considerações
ARTE ISLÂMICA.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula
Músicas Africanas.
TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente.
Transcrição da apresentação:

CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música, teatro, religião, língua, alimentação, dança, forma de pensar, costumes...

Surgimento A Cultura é inventada. Não surgiu do nada, foi criada por uma inter-relação de indivíduos que põem em comum ideias e habilidades determinadas. A Cultura é aprendida. Não inclui respostas e predisposições hereditárias. A Cultura é partilhada socialmente. É um fenômeno de grupo, entendendo como tal desde a sociedade até à família

Exemplos

HIP HOP Expressão de uma cultura urbana nas ruas. Foi visto como um ato de contravenção a lei. Era uma forma de expressar um indignação social e politica. Elementos: graffiti, rap, break. Alguns artistas ficaram famosos: Jean Michel e Banksy. Brasil: Gêmeos (Otavio e Augusto) – Neo-expressionista

Obras

Expressão É na arte que acontece uma das formas de expressar a cultura. A cultura aprendemos assim como a arte. A arte é privilégio de poucos. Através da arte demonstramos uma compreensão do mundo.

Enem 2004 O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova lorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o "break"). No "hip-hop“ os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip hop”afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norteamericanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o "hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas. .

(Adaptado de "Ciência e Cultura", 2004) De acordo com o texto, o "hip-hop" é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características: a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista. b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações. c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens. d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso. e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos

Exercício - O artesanato é cultura? Explique. Como podemos avaliar programas televisivos como expressão da nossa cultura? Justificar.