Leis Naturais Lei de Destruição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Advertisements

As Leis Morais: ensino e prática
I - NÃO VIM DESTRUIR A LEI *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Reflexos do Aborto Sobre o Espírito e o Perispírito
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
MÓDULO VIII LEI DIVINA OU NATURAL
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
Programa IV Roteiro 12.
Programa III Roteiro 01.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
LEIS DE: REPRODUÇÃO, CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO
Espiritismo e Ecologia
Lei de Conservação (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Federação Espírita Brasileira Lei de Destruição e Lei de Conservação
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
A necessidade de nascer de novo
LEI DE DESTRUIÇÃO.
da REENCARNAÇÃO das existências Livro dos Espíritos Pluralidade
Ser Homem.
LIVRO DOS ESPIRITOS Perg O que é a alma. É um espírito encarnado. Antes de vir ao corpo é espírito. Antes de se unir ao corpo a alma é um dos seres.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
LEIS DIVINAS OU NATURAIS REGEM A A HARMONIA DO UNIVERSO E COMANDAM AS NOSSAS VIDAS E A NOSSA EVOLUÇÃO.
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
A REDE DA VIDA “pois nele aprouve a Deus fazer habitar toda a plenitude e reconciliar por ele e para ele todos os seres, os da terra e os dos céus”. (Colossenses.
01/21.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
“Há muitas moradas na casa de meu Pai” Capítulo III itens 1 a 7
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Existe erro na Bíblia ?.
O Chamado de Deus para Liderarmos
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Nem tão Porcos como Nós Rildo Silveira Created by Cruzília – MG – Brasil Gandhi “Sinto que o progresso espiritual requer, em.
ROTEIRO Destruição necessária e destruição abusiva Flagelos destruidores Instinto e inteligência O necessário e o supérfluo.
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
Quem ama os animais no fundo do seus corações
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
LEI DE DESTRUIÇÃO DESTRUIÇÃO NATURAL DESTRUIÇÃO ABUSIVA.
As Leis Morais Lei Divina ou Natural Lei de Adoração Lei do Trabalho Lei de Reprodução Lei da Conservação Lei da Destruição Lei da Sociedade Lei do Progresso.
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Caracteres do Homem de Bem
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
Profª Karina Oliveira Bezerra
TERRA O GRANDE EDUCANDÁRIO.
ABORTAMENTO.
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
LIVRO DOS ESPÍRITOS QUESTÕES 728 A 745
Família e Ambiente Familiar
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
Lei de Destruição e Lei de Conservação
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
23/01/2003Curso Básico de Espiritismo1 DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
LIÇÃO 7 - ADÃO E O PECADO Prof. Lucas Neto 1.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Obstáculos à reprodução 693. São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução?
GECAF - Grupo Espírita Caminho da Felicidade
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Lei de Destruição, Transformação e Conservação
Transcrição da apresentação:

Leis Naturais Lei de Destruição

A Lei de Destruição melhor se conceituaria como lei de transformação A Lei de Destruição melhor se conceituaria como lei de transformação. O que ocorre, na realidade, é a transformação e não a destruição, tanto no que concerne à matéria, quanto no que se refere ao Espírito.

Destruição Necessária Abusiva X

Necessária A destruição necessária ocorre na Natureza, tendo em vista a natural transformação biológica, a renovação e até a melhoria das espécies. Dessa forma, os Espíritos Superiores nos esclarecem: "Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar."

Abusiva A destruição abusiva não está prevista na lei natural porque coloca em risco a vida no Planeta. Toda destruição antecipada obsta ao desenvolvimento do princípio inteligente. Por isso foi que Deus fez que cada ser experimentasse a necessidade de viver e de se reproduzir.

Lei de Destruição Para quem apenas vê a matéria e restringe à vida presente a sua visão, a Lei de Destruição há de parecer uma imperfeição na obra divina. É que, em geral, os homens apreciam a perfeição de Deus do ponto de vista humano. Medindo-lhe a sabedoria pelo juízo que dela formam, pensam que Deus não poderia fazer coisa melhor do que eles próprios fariam.

"...a lei de destruição é, por assim dizer, o complemento do processo evolutivo, visto ser preciso morrer para renascer e passar por milhares de metamorfoses, animando formas corporais gradativamente mais aperfeiçoadas, e é desse modo que, paralelamente, os seres vão passando por estados de consciência cada vez mais lúcidos, até atingir, na espécie humana, o reinado da Razão..." Rodolfo Calligaris

Os seres vivos, para se alimentarem, "destroem-se" reciprocamente, seguindo esta aparente destruição dois fins: 1) Manutenção do equilíbrio na reprodução, que poderia tornar-se excessiva, quebrando a dinâmica de interdependência que existe entre os seres; 2) Utilização dos despojos do invólucro exterior, que sofre a destruição. Esse invólucro é simples acessório; a parte essencial do ser pensante é o princípio inteligente, que não se destrói, mas se elabora nas metamorfoses diversas por que passa.

A sabedoria divina dotou os seres vivos de dois instintos opostos: o de destruição e o de conservação. Ambos funcionam como princípios da natureza. Deus coloca o remédio ao lado do mal para manter o equilíbrio e servir de contrapeso. Conservação Destruição X

O futuro À medida que o senso moral prepondera, desen- volve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir, acaba mesmo por desaparecer, por se tornar odiosa. O homem ganha horror ao sangue. Contudo, a luta é sempre necessária ao desenvol- vimento do Espírito, pois, mesmo chegando a esse ponto, que parece culminante, ele ainda está longe de ser perfeito.

O futuro Só à custa de muita atividade o espírito humano adquire conhecimento, experiência e se despoja dos últimos vestígios da animalidade. Mas, nessa ocasião, a luta, de sangrenta e brutal que era, se torna puramente intelectual. O homem luta contra as dificuldades, não mais contra os seus semelhantes.

Destruição Abusiva

Madeira de Reflorestamento

Lei de Destruição em mundos mais evoluídos: A necessidade de destruição, para estabele-cer o equilíbrio ecológico e psicológico, é proporcional à natureza dos mundos, cessando quando o físico e o moral se acham mais depurados do que aqui na Terra; são características de mundos mais adiantados que o nosso.

Assassínio: No caso de assassínio, o mal está em que uma vida de expiação ou de missão foi interrompida pela morte imposta, mas o grau de culpabilidade de quem assim agiu está na intenção com que o cometeu; cada tipo tem a sua pena conforme a sua especificidade intencional.

Aborto: Tal qual o assassínio em que uma vida de expiação ou de missão foi interrompida pela morte imposta, o aborto, mesmo o protegido pela legislação humana, é considerado um crime, variando a penalidade conforme a intenção que o motive.

Pena de morte: A pena de morte é contrária à lei de Deus, e a sua manutenção é traço do atraso espiritual dos povos que a mantêm e sustentam. A pena de morte imposta a quem matou não encontra fundamento e justificação na lei divina, porque somente o Criador pode dispor da vida da criatura.

O Livro dos Espíritos 734 Em seu estado atual, o homem tem direito ilimitado de destruição sobre os animais? – Esse direito é regido pela necessidade de prover a sua alimentação e segurança. O abuso nunca foi um direito.

O Livro dos Espíritos 736 Os povos que são muito escrupulosos com relação à destruição dos animais têm um mérito particular? – É um excesso, mesmo sendo um sentimento louvável em si mesmo; se se torna abusivo, seu mérito é neutralizado pelos abusos de outras espécies. Há entre eles mais medo supersticioso do que a verdadeira bondade.

Casal vegano pega cinco anos de prisão por deixar bebê morrer de desnutrição na França (BOL 22/05/2013): A Justiça francesa condenou o casal Joel e Sergine Le Moaligou a cinco anos de prisão por terem se recusado a levar sua filha doente e desnutrida ao hospital. A bebê Louise, de apenas 11 meses, morreu devido a deficiências em vitaminas A e B12. Os pais seguem a alimentação vegana, que não usa nenhum tipo de comida de origem animal. A autópsia verificou que o bebê, que foi alimentado exclusivamente com leite materno, estava carente desses nutrientes por causa do desequilíbrio dietético de seus pais, que podem ter aumentado o seu risco de infecção. O advogado do casal argumentou que os pais de Louise tinham causado a morte de sua filha por serem "excessivamente protetores" e que a perda de seu filho era uma sentença com a qual eles iriam "conviver pelo resto da vida".

Na Bíblia: Na Bíblia a palavra destruição aparece 70 vezes, sempre associada à idéia de justiça divina que atuava para restabelecer a ordem usurpada. Não a compreendiam como uma Lei Natural mas como uma ação paternal de Deus a favor dos Judeus.

Para onde caminhamos ...

O homem começa a perceber que também integra os ecossistemas, tanto que já propugna pela substituição do modelo de desenvolvi-mento atual, ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto, por outro sustentável, que tem por divisa progredir sem destruir. Mas será que é possível progredir sem destruir? Em caso afirmativo, onde estariam os limites éticos da destruição? Destruição, no sentido comum, significa extinção, aniquilamento. Sob o ponto de vista espírita, contudo, a Lei de Destruição é transformação, metamorfose, tendo por fim a renovação e a melhoria dos seres vivos.