José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Instituto de Computação
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Contexto de Educação a Distância
Comunicação e Coordenação
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Flexibilidade na interface
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Comunicação e Interação
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
3 – Agentes e 4 – Multiagentes
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Maquete do piso térreo da Biblioteca Central da Unicamp
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
União Educacional Minas Gerais Informática Aplicada à Educação Professora: Gilca Vilarinho Aluna: Priscila Merisa Franco O ambiente.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distância José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa Vieira da Rocha (IC-UNICAMP)

Estrutura da apresentação Agentes de Interface Visão geral Os bate-papos atuais Contexto histórico Características Problemas Uso no TelEduc Bate-papos Coordenados Escolha de novos modelos Agentes na coordenação Considerações finais

Agentes “A chance de se chegar a um consenso sobre a definição do termo ‘agente’ é a mesma que os pesquisadores de inteligência artificial têm de se chegar a um consenso sobre ‘inteligência artificial’, ou seja, nenhuma.” (Nwana,1996) Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas

Classificação quanto a abordagens de construção Agentes de Interface Agentes de Interface são assistentes pessoais que colaboram com o usuário Autonomia Aprendizagem Classificação quanto a abordagens de construção Agentes programados pelo usuário Abordagem baseada em conhecimento Abordagem baseada em aprendizagem

A importância da comunicação Com o surgimento das redes percebeu-se que o computador poderia ser usado para troca de mensagens (interação social); Resultados da área de sociologia mostram o efeito positivo da comunicação sobre a cooperação e a confiança; É notória a importância da escolha de uma modalidade de comunicação adequada para o sucesso de um curso a distância (ambientes colaborativos em rede). A cooperação é fundamental e extremamente incentivada em cursos a distância (fundamental para que ocorra a troca de experiências e conhecimento);

O bate-papo atual no TelEduc marcar sessão Sessões previamente agendadas Anúncio a todos os participantes do curso da sessão de bate-papo agendada Tema específico normalmente baseado em alguma atividade ou leitura anterior;

O bate-papo atual no TelEduc entrar na sala O usuário deve se identificar através de um apelido Acesso a lista de pessoas presentes no bate-papo

O bate-papo atual no TelEduc sala de bate-papo Cores ajudam a identificar a origem das mensagens -Mensagens textuais; -Roda no browser; -Surgem fios de conversa; Lista de todos os participantes do bate-papo, porém não há mensagens privadas Lista de possíveis entonações (controle explícito)

O bate-papo atual no TelEduc registro das sessões Tudo que é falado em uma sessão fica registrado no ambiente O registro é usado para posterior análise da conversa (com auxílio de agentes)

Bate-papos coordenados modelos Por meio de sugestões de usuários e análise da literatura chegou-se a 3 formatos iniciais: Seminário: existe um grupo responsável com privilégios especiais, as perguntas são do público para esse grupo; Assembléia: Maior número de pessoas, uso da metáfora de ‘levantar a mão’ para falar, fila de espera para todos; Painel: Grupo de responsáveis com privilégios, uso de ‘levantar a mão’.

Bate-papos coordenados configuração do modelo seminário Possibilidade de usar material auxiliar Seleção de participantes com privilégios especiais Visualização dos critérios (aumenta a confiança)

Bate-papos coordenados seleção de VIPs Seleção de todos Acesso ao Perfil

Bate-papos coordenados seminário virtual Mensagens aguardam em fila organizada segundo os critérios estabelecidos Codificação com cores Comunicação com os responsáveis pelo seminário

Bate-papos coordenados configuração do modelo especial Possibilidade de usar dados de sessões já realizadas Características da Interface e opções de funcionamento Definição dos critérios

Considerações Finais Parece que a índole evasiva da linguagem fica mais pronunciada em ambientes amplos e “pedestres” como o The Palace do que em ambientes sobrecarregados de texto como o IRC. Não há como consagrar um formato de comunicação e usá-lo em todos os ambientes. O público-alvo e o contexto devem ser levados em consideração. O bate-papo informal é importante. É necessário mantê-lo. Deve-se tornar as ferramentas mais adaptáveis e flexíveis.

Contatos: José Claudio Vahl Júnior: http://www.nied.unicamp.br/~zeh e-mail: jose.junior@ic.unicamp.br Projeto TelEduc: http://teleduc.nied.unicamp.br Núcleo de Informática Aplicada a Educação: http://www.nied.unicamp.br