Pintura Pós-impressionista

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Transcrição da apresentação:

Pintura Pós-impressionista A pintura como mundo próprio

O triunfo dos pontos: pontilhismo pontilhismo (definição) 1.técnica de pintura e desenho em que as imagens são definidas por pequenas manchas ou pontos. 2.escola de pintura, desenvolvida nas duas últimas décadas do sXIX, que preconizava o uso dessa técnica, com pontos de cores básicas entremeados, para produzir as cores secundárias no olho do espectador; divisionismo, neoimpressionismo [Seurat e Signac foram os maiores expoentes do pontilhismo.].

George Seurat – 1859-1891

Georges Seurat (1859-1891), pode ser considerado o iniciador do Pontilhis e sua contribuição consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.

Paul Signac 1862-1935

O impressionismo e a fotografia

Muybridge: “pai” da imagem em movimento

Polêmica entre artistas e fotógrafos Conhecimentos da psicologia da percepção A pintura como representação: distanciamento do objeto O ponto: radicalização da pintura como objeto Cores puras

Paul Cézanne –1839-1906 “pai da arte moderna”

Influências: Rubens, Poussin e Dealcroix Conviveu com Renoir, Monet e Degas. Não há ilusão de luz Realidade visível paralisada Preparou o terreno para o cubismo e a arte abstrata Retratou a paisagem a partir de diferentes perspectivas: sem precisão naturalista Volume criado por meio dos contrastes das cores Precisão de contrastes secundárias, assim como de perspectivas.

Partindo do Impressionismo, Cézanne desenvolveu novas formas de expressão artística. É considerado o grande mestre do pós-impressionismo e, ao mesmo tempo, um individualista e inovador que vai inspirar os seus posteriores: cubistas, fauvistas, expressionistas.

Impressionismo: abundância de luz Cézanne: reproduziu a realidade visível “paralisada”, recorrendo raramente a efeitos de profundidade. Simplificou os objetos representados, reduzindo-os a formas básicas elementares, como esferas, cubos e cilindros. Assim, preparou o terreno para o cubismo e a arte abstrata do século XX. A-C. Krausse. História da pintura. P. 77

Natureza morta com cebolas 1904/06

“As diferentes naturezas mortas de Cézanne, nas quais o conjunto de objetos da vida cotidiana adquire uma importância central, perdem sua função trivial para serem monumentalizados.”

Château-Noir (1904-06) Cézanne tentou captar essa montanha e a paisagem ao redor a partir de diferentes perspectivas. Os prolongamentos acidentados deste imponente maciço montanhoso dão vida à paisagem representada nos seus quadros, mas não denotam precisão naturalista. Cézanne pretendia utilizar os meios da arte para representar a força criadora e a intensidade da natureza, sem querer imitá-la.

Vincent Van Gogh – 1853-1890

Auto-didata Precursor da pintura moderna. Precursor do Expressionismo.

Comedores de batatas 1885

“Nos seus quadros criou espaços cuja impressão de profundidade não derivava de uma aplicação correta das formas do ponto dde vista da perspectiva, mas sim dos intensos contrastes de cores. A acentuação dos objetos e das figuras e a tentativa de destacar a essência e as características das personagens e objetos representados, incitaram van Gogh a deformar os objetos e espaços sugestivos.” Krausse, p. 79

Campo de trigo com sol nascente 1889

Noite estrelada

Paul Gaugin – 1853-1890

“Não imitem demais a natureza. A obra de arte é uma abstração.” Dizia Paul Gauguin aos impressionistas

Pinturas no Pacífico (Taiti) Arearea 1896

Pierre Bonnard -1867-1947

Henri Rousseau – 1844-1910