Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Instituto de Computação
Apresentando.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Contexto de Educação a Distância
Comunicação e Coordenação
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Emitindo seu Certificado Digital
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
ALEXANDRA ALINE VERA.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
, Chats E Videoconferência
Informações sobre o Teleduc
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Comunicador Instantâneo para a Plataforma Sakai Tiago Gaspar e Cristiane Yaguinuma Lince – UFSCar.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
União Educacional Minas Gerais Informática Aplicada à Educação Professora: Gilca Vilarinho Aluna: Priscila Merisa Franco O ambiente.
A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA Caroline Bohrer do Amaral Lúcia Barros de Souza Co-autora: Maria Carolina Colombo Orientadora:
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
EDUKITO :Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais Liliana M. Passerino Lucila M. Costi Santarosa.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Modalidades Síncronas de Comunicação e Elementos de Percepção em Ambientes de EaD Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior Mário de Souza Neto Heloísa Vieira da Rocha (IC-UNICAMP)

Estrutura da apresentação TelEduc Filosofia Linhas de pesquisa Ferramenta de bate-papo atual Agentes Visão geral Agentes de interface Bate-papo coordenado Modelos de coordenação Awareness Presença e ações Resignificação de outras ferramentas disponíveis Direto Online Considerações finais

Ambiente TelEduc ambiente em desenvolvimento desde 1996 design participativo adequação de suas ferramentas à tarefa de ensinar e aprender a distância várias linhas de pesquisa em andamento: avaliação formativa; visualização de informação; ferramentas para aprendizagem colaborativa.

Ambiente TelEduc A importância da comunicação Resultados da área de sociologia mostram o efeito positivo da comunicação sobre a colaboração e a confiança Importância de estudar as diferenças entre as diferentes formas de comunicação e como explorar cada modalidade de comunicação Bate-papo coordenado Direto Online

O Bate-papo atual Cores para identificar a origem das mensagens Lista de entonações (controle explícito) Lista de participantes (não há mensagens privadas) Cores para identificar a origem das mensagens Falta de controle de turno Vários fios de conversa Muito esforço cognitivo

Agentes Não há um consenso sobre a definição do termo “agente” Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas

Agentes de Interface Agentes de Interface são assistentes pessoais que colaboram com o usuário Autonomia Aprendizagem Classificação quanto a abordagens de construção: Agentes programados pelo usuário Abordagem baseada em conhecimento Abordagem baseada em aprendizagem

Bate-papos coordenados: Seminário Seminário: existe um grupo responsável com privilégios especiais, as perguntas são do público para esse grupo Possibilidade de usar material auxiliar Seleção de participantes com privilégios especiais Visualização dos critérios (aumenta a confiança)

Seminário seleção de VIPs Acesso ao Perfil

Seminário exemplo de sessão Mensagens aguardam em fila organizada segundo os critérios estabelecidos Codificação com cores Comunicação com os responsáveis pelo seminário

Bate-papos coordenados: Modelo Especial Possibilidade de usar configurações de sessões já realizadas Configurações da Interface e opções de funcionamento Definição dos critérios

Bate-papos coordenados: Outros Modelos Assembléia: Semelhante ao modelo Seminário; Maior número de pessoas; Uso da metáfora de ‘levantar a mão’ para falar; Fila de espera para todos. Painel: Semelhante ao modelo Seminário; Grupo de responsáveis com privilégios; Uso de ‘levantar a mão’.

Awareness em ambientes de EaD O surfista virtual é visto enfrentando ondas de informação sem prestar muita atenção nos outros surfistas que lá estão (Steven Johnson). Percepção de presença Percepção de ações Minimiza a sensação de solidão dos alunos “Rastro” do usuário ou grupo de usuários Criam atmosfera de confiança Criam um contexto para a comunicação

(Re) significações Resignificação das ferramentas Acessos e Correio Resignificação do Bate-papo

ICQ: experiência em EaD Comunicador instantâneo popular Mostra as pessoas da lista conectadas na rede Influência do uso na comunicação e nas relações sociais Espaço reservado para a troca de mensagens Meio de aproximação entre os participantes Realização de trabalhos em grupo Feedback mais rápido

Direto Online Aspectos considerados: Presença Ações Interface influenciada por ferramentas que exploram a percepção de presença Minimizar a sensação de distância criando pistas sociais Usuários Online Opções

Direto Online percepção de presença Não basta só evidenciar presença, é preciso possibilitar a comunicação e interação Escolha de Mensagem no menu de opções Envio de mensagem

Direto Online percepção de ações Escolha da opção Navegação Link para o Perfil Navegação (rastro) de um usuário online Ferramenta onde o usuário está Ferramentas alteradas

Considerações Finais Não há como consagrar um formato de comunicação e usá-lo em todos os ambientes. O público-alvo e o contexto devem ser levados em consideração. Novas modalidades que incentivem a comunicação, coordenação e colaboração Direto Online: a intenção não é reproduzir as funcionalidades de um comunicador instantâneo comum (ICQ) Bate-papo: uso de agentes para tornar as ferramentas mais adaptáveis e flexíveis.

Contatos: José Claudio Vahl Júnior: http://www.nied.unicamp.br/~zeh e-mail: jose.junior@ic.unicamp.br Projeto TelEduc: http://teleduc.nied.unicamp.br Núcleo de Informática Aplicada a Educação: http://www.nied.unicamp.br