Modalidades Síncronas de Comunicação e Elementos de Percepção em Ambientes de EaD Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior Mário de Souza Neto Heloísa Vieira da Rocha (IC-UNICAMP)
Estrutura da apresentação TelEduc Filosofia Linhas de pesquisa Ferramenta de bate-papo atual Agentes Visão geral Agentes de interface Bate-papo coordenado Modelos de coordenação Awareness Presença e ações Resignificação de outras ferramentas disponíveis Direto Online Considerações finais
Ambiente TelEduc ambiente em desenvolvimento desde 1996 design participativo adequação de suas ferramentas à tarefa de ensinar e aprender a distância várias linhas de pesquisa em andamento: avaliação formativa; visualização de informação; ferramentas para aprendizagem colaborativa.
Ambiente TelEduc A importância da comunicação Resultados da área de sociologia mostram o efeito positivo da comunicação sobre a colaboração e a confiança Importância de estudar as diferenças entre as diferentes formas de comunicação e como explorar cada modalidade de comunicação Bate-papo coordenado Direto Online
O Bate-papo atual Cores para identificar a origem das mensagens Lista de entonações (controle explícito) Lista de participantes (não há mensagens privadas) Cores para identificar a origem das mensagens Falta de controle de turno Vários fios de conversa Muito esforço cognitivo
Agentes Não há um consenso sobre a definição do termo “agente” Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas
Agentes de Interface Agentes de Interface são assistentes pessoais que colaboram com o usuário Autonomia Aprendizagem Classificação quanto a abordagens de construção: Agentes programados pelo usuário Abordagem baseada em conhecimento Abordagem baseada em aprendizagem
Bate-papos coordenados: Seminário Seminário: existe um grupo responsável com privilégios especiais, as perguntas são do público para esse grupo Possibilidade de usar material auxiliar Seleção de participantes com privilégios especiais Visualização dos critérios (aumenta a confiança)
Seminário seleção de VIPs Acesso ao Perfil
Seminário exemplo de sessão Mensagens aguardam em fila organizada segundo os critérios estabelecidos Codificação com cores Comunicação com os responsáveis pelo seminário
Bate-papos coordenados: Modelo Especial Possibilidade de usar configurações de sessões já realizadas Configurações da Interface e opções de funcionamento Definição dos critérios
Bate-papos coordenados: Outros Modelos Assembléia: Semelhante ao modelo Seminário; Maior número de pessoas; Uso da metáfora de ‘levantar a mão’ para falar; Fila de espera para todos. Painel: Semelhante ao modelo Seminário; Grupo de responsáveis com privilégios; Uso de ‘levantar a mão’.
Awareness em ambientes de EaD O surfista virtual é visto enfrentando ondas de informação sem prestar muita atenção nos outros surfistas que lá estão (Steven Johnson). Percepção de presença Percepção de ações Minimiza a sensação de solidão dos alunos “Rastro” do usuário ou grupo de usuários Criam atmosfera de confiança Criam um contexto para a comunicação
(Re) significações Resignificação das ferramentas Acessos e Correio Resignificação do Bate-papo
ICQ: experiência em EaD Comunicador instantâneo popular Mostra as pessoas da lista conectadas na rede Influência do uso na comunicação e nas relações sociais Espaço reservado para a troca de mensagens Meio de aproximação entre os participantes Realização de trabalhos em grupo Feedback mais rápido
Direto Online Aspectos considerados: Presença Ações Interface influenciada por ferramentas que exploram a percepção de presença Minimizar a sensação de distância criando pistas sociais Usuários Online Opções
Direto Online percepção de presença Não basta só evidenciar presença, é preciso possibilitar a comunicação e interação Escolha de Mensagem no menu de opções Envio de mensagem
Direto Online percepção de ações Escolha da opção Navegação Link para o Perfil Navegação (rastro) de um usuário online Ferramenta onde o usuário está Ferramentas alteradas
Considerações Finais Não há como consagrar um formato de comunicação e usá-lo em todos os ambientes. O público-alvo e o contexto devem ser levados em consideração. Novas modalidades que incentivem a comunicação, coordenação e colaboração Direto Online: a intenção não é reproduzir as funcionalidades de um comunicador instantâneo comum (ICQ) Bate-papo: uso de agentes para tornar as ferramentas mais adaptáveis e flexíveis.
Contatos: José Claudio Vahl Júnior: http://www.nied.unicamp.br/~zeh e-mail: jose.junior@ic.unicamp.br Projeto TelEduc: http://teleduc.nied.unicamp.br Núcleo de Informática Aplicada a Educação: http://www.nied.unicamp.br