Segundo Reinado (1870 – 1889).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
Advertisements

Primeiros passos do período republicano
Segundo Reinado: o declínio do Império.
Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média (padres, militares, profissionais liberais,
1 - Diferentes projetos republicanos:
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
República Velha.
A República Velha Brasileira ( )
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
Revoluções Liberais do Século XIX
SEGUNDO REINADO: CAFEICULTURA, ERA MAUÁ, ABOLIÇÃO, CRISE...
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EUROPA APÓS NAPOLEÃO DIVISÃO.
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Abolição da Escravatura
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente Curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
INDEPENDÊNCIA DO.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
13 de maio – Abolição da escravatura
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Unificação Italiana e Alemã
Segundo Reinado( ).
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A transição do império para a república no Brasil
2 - A república no Brasil.
A UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
As Unificações Italiana e Alemã
A Proclamação da República
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
UNIFICAÇÕES – ITÁLIA E ALEMANHA
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
A conquista da unidade política
Crise do 2º Reinado.
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Segundo Reinado no Brasil ( )
A República Brasileira
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
Unificação Italiana.
Getúlio Vargas.
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
O reinado de D. Pedro II.
Resumo A Proclamação da República no Brasil, têm caráter elitista, por ter sido executada por uma elite política e econômica: militares e cafeicultores.
M U L T I M Í D I A Período de CRISE DA REPÚBLICA.
Resumo Em 1930, por meio da “Revolução de 1930”, Getúlio Vargas chega ao poder, e coloca fim à República Velha (ou política do café-com-leite), e consequentemente.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
LIBERAIS E NACIONALISTAS
Feito por: Bruna Pires Daniela luz Laura Moreira Ana Carolina
A consolidação do Império no Brasil
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Segundo Reinado: economia
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
Unificação Italiana. Unificação Italiana As unificações no século XIX: Alemanha e Itália 1. A Unificação Italiana ● Divisão em Vários Reinos ● Sul:
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
A Era Napoleônica ( ).
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Cap Crise do 2º Reinado.
Brasil século XIX: a queda do Império
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Transcrição da apresentação:

Segundo Reinado (1870 – 1889)

Fatos Importantes do Segundo Reinado: 1870 1871 1872 1873 1875 1885 1888 1889

Informação sobre o mundo - 1870 - Fim da guerra do Paraguai; - Publicação do manifesto republicano, no Rio de Janeiro*; - A partir de 1870, o eixo econômico do país começa a se deslocar do nordeste para o sudeste. O café torna-se o principal produto agrícola de exportação do país, superando o açúcar, o tabaco, o algodão e o cacau. * O Manifesto Republicano surgiu na primeira edição do jornal carioca A República, sendo assinado por homens como Aristides Lobo, Saldanha Marinho, Rangel Pestana e Quintino Bocaiúva. Propunha que a república fosse a forma de governo compatível com a política dominante no continente americano. Informação sobre o mundo

Informação sobre o mundo - 1871 - É estabelecida a Lei do Ventre Livre* * Lei Barão de Rio Branco ou Lei do Ventre Livre: toda criança negra era livre, mas deveria trabalhar pelo tempo que o senhor de escravos o sustentava, ou seja, o senhor o sustentava até os 9 anos então, trabalhava até os 18 anos, nenhum escravo foi beneficiado por essa lei, pois antes foi abolida a escravidão; Informação sobre o mundo

- 1872 - Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento no Brasil.

- 1873 - Fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), na convenção de Itu, em São Paulo.

- 1875 - Fundação do diário Província de São Paulo, que em 1890 passou a se chamar O Estado de São Paulo.

Informação sobre o mundo - 1885 - Começam a chegar imigrantes ao Brasil em larga escala, vindos principalmente da Itália e Espanha, para trabalhar em fazendas produtoras de café. - É estabelecida a Lei dos Sexagenários;* * Lei Saraiva Cotegire ou Lei dos Sexagenários: escravos acima de 60 anos eram libertados, mas não tinha esta expectativa de vida nem para os brancos. Mas mesmo se o escravo vivesse até ai e fosse saudável não tinha como provar sua idade, se o negro fosse já doente essa lei seria ótima para o escravocrata. Informação sobre o mundo

- 1888 - Promulgação da Lei Áurea, declarando extinta a escravidão no Brasil* * Lei Áurea: a Princesa Isabel numa ausência de D. Pedro II, decreta o fim da escravidão. A Lei Áurea não indenizava os cafeicultores cariocas com a perda dos escravos, eles então, transformaram-se nos republicanos de última hora, os Republicanos de 14 de maio;    Assim, o Império perde o apoio dos senhores do café escravistas, ou seja, perde o apoio dos barões escravagistas cariocas, perde o alicerce social que o apoiava, isto é, perde o último sustentáculo de apoio da Monarquia e conseqüentemente a Monarquia cai. Imagem

- 1889 - Fim do império. Proclamação da República, instalando-se um governo provisório.

O MANIFESTO REPUBLICANO Se houver, pois, sinceridade ao proclamador da soberania nacional, cumprirá reconhecer sem reservas que tudo quanto ainda hoje pretende revestir-se de caráter permanente e hereditário no poder está eivado do vício da caducidade, e que o elemento monárquico não tem coexistência possível com o elemento democrático. É assim que o princípio dinástico e a vitaliciedade do Senado são duas violações flagrantes da forma tem de ser forçosamente, além da origem de opressão no interior, a fonte perpétua da hostilidade e das guerras com os povos que nos rodeiam. Perante a Europa passamos por ser uma democracia monárquica que não inspira simpatia nem provoca adesão. Perante a América passamos por ser uma democracia monarquizada, aonde o instinto e a força do povo não podem preponderar ante o arbítrio e a onipotência do soberano. Em tais condições pode o Brasil considerar-se um país isolado, não só no seio da América, mas no seio soberania nacional, e constituem o principal defeito da Carta de 1824. ... A nossa forma de governo é, em sua essência e em sua prática, antinômica e hostil ao direito e aos interesses dos estados americanos. O nosso esforço dirigi-se a suprimir este estado de cousas, pondo-nos em contato fraternal com todos os povos, e em solidariedade democrática com o continente de que fazemos parte.

Proclamação da República - A Primeira República ou República Velha tem como início a data de 1889, com a declaração da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, e finaliza na data de 1930, quando o presidente Washington Luís é deposto pelos militares, e Getúlio Vargas assume a presidência. A República de Espada: Assim foi denominado o período de 1889 até 1894, quando os militares governaram o país. Governo Provisório de Deodoro (1889-1891): O Marechal Deodoro foi o 1º Presidente do Brasil, governando o país de 1889 até 1891. Em 1891, entrou em vigor a 1º Constituição Republicana. Sofrendo forte oposição, Deodoro renuncia em 1891.

- 1871 (mundo) Guilherme é proclamado imperador da Alemanha; Os termos de paz impostos à França, vencida na guerra Franco-prussiana, provocam uma revolta popular. É implantado, então, um governo revolucionário – a Comuna de Paris – que acaba com os privilégios e distinções de classes e institui o ensino gratuito e obrigatório, o controle do preço dos alimentos e a distribuição da renda em sistema cooperativo. Após 72 dias, a Comuna é derrotada por tropas conservadoras francesas e estrangeiras. Mais de 20 mil revolucionários são executados.

- 1885 (mundo) O alemão Karl Benz conduz, com sucesso, o primeiro automóvel a gasolina por ele inventado. A Conferência de Berlim partilha a África entre as potências européias.

O triciclo de Carl Benz é considerado o primeiro automóvel da história  O triciclo de Carl Benz é considerado o primeiro automóvel da história. Criado em 1885 na Alemanha, tinha um motor monocilíndrico horizontal de 580 cm3 e 0,7 cv. de potência. Considerado uma verdadeira obra-prima da engenharia no final do século passado, este modelo original pertence ao Museu da Mercedez-Benz, na Alemanha.

- 1870 (mundo) Acontece a unificação italiana, com a integração dos diversos estados e reinos da península itálica. Após a Revolução Liberal de 1848, intensificam-se os ideais italianos de união do território. Enquanto o grupo Jovem Itália (formado pela média burguesia e pelo proletariado) defende um estado republicano, o Risorgimento (integrado pela alta burguesia) luta por uma monarquia liberal. Em 1861, Vittòrio Emanuèle II, soberano de Piemonte-Sardenha, é proclamado rei da Itália. Em 1870 o país se consolida com a conquista de Roma.