Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Porque Deus Criou a Humanidade?.
Advertisements

“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
ORIGENS ORIGENS ORIGENS ORIGENS MÓDULO 2 ORIGENS ORIGENS.
VT A ENTENDENDO OS INÍCIOS.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Mapa Bíblico Escatológico
Quem sou eu? Ezequiel 36:26-27.
A CRIAÇÃO.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele estabeleceu três pilares que são a base para a salvação de todo ser humano.
Uma perspectiva Bíblica
você tem uma vida nova em Cristo
Hebreus 7 A Aliança Superior
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Adoração no livro do Apocalipse
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS ( A origem do mal ) Parte 1
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus

O livro mais importante do mundo
A Hermenêutica na Idade Média
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
Relacionamento com Deus
CURSO BÍBLICO.
As Quatro Grandes Comissões
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Aprender o processo através do qual se toma posse da Salvação pessoalmente. Compreender o papel da fé em todo o processo de como somos.
O plano de Deus O plano de Deus para para nossa salvação
VELHO TESTAMENTO B OS PATRIARCAS.
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
VT 1 A CRIAÇÃO.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
1e2 1e2 COLOCADA POR DEUS no alto de seu santo monte, lá está a cidade de Jerusalém, a cidade que o Senhor mais ama entre todas as cidades de Israel!
Referencial teórico Bíblia Sagrada, varias traduções.
Carta do Apóstolo Paulo
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
01 Por que estou aqui?. 01 Por que estou aqui?
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
ORIGENS COMO TUDO COMEÇOU. Um sistema único que é composto de várias partes que interagem e contribuem para a função básica, e onde a remoção de qualquer.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA
A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
O Elias profético, representado pelos justos que vivem nos últimos dias (Ml 3:17, 18), é aquele que exerce fé viva em Deus.
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gên. 2:24)
Transcrição da apresentação:

Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas DEUS-CRIADOR Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: A Bíblia não é um livro que se propõe a explicações científicas. A Bíblia é o registro de Deus para a humanidade, mostrando que ela começou com Deus na criação e deve voltar-se para Ele em Cristo para a vida eterna. Portanto, a Bíblia descreve os fatos com o propósito de mostrar que há um Criador, ela não tem o objetivo de explicar cientificamente este processo.

POSSIBILIDADES SOBRE A CRIAÇÃO: Enfatizo que são POSSIBILIDADES (teorias) sobre a Criação por Deus, já que o propósito da Bíblia não é uma explicação científica!

POSSIBILIDADE 1: “ A Palavra Yom” A palavra hebraica “yom” que é usada em Gênesis e traduzida por “dia” significa em outros textos bíblicos: um dia específico (dia do Senhor) ou um período (nos dias do rei...) ou mesmo um dia literal de 24 horas. Portanto, é possível dizer que na Criação ela represente qualquer um destes significados.

POSSIBILIDADE 1: “ A Palavra Yom” Dificuldade: não há critérios que nos ajudem a definir com qual destes significados a palavra foi usada em Gênesis. Interessante: pode ajudar a conciliar a descrição bíblica e a teoria científica da idade da Terra.

POSSIBILDIADE 2: “A Teoria de Scofield” Este estudioso defende que a criação do Universo está descrita em Gênesis 1:1, que a queda de Satanás e seus anjos ocorre após isto e atinge a Criação com o caos. Em seguida, de Gênesis 1:2 em diante seria a descrição de 6 dias literais aonde Deus “reconstrói” a Terra

POSSIBILDIADE 2: “A Teoria de Scofield” Dificuldade: não há relato bíblico que afirme que a queda de Satanás tenha causado impactos tais na Criação. Interessante: explica questões sobre a idade da Terra, sua depreciação,o fato do mundo todo já existir e Deus ter posto Adão especificamente em um lugar.

POSSIBILIDADE 3: “A Teoria da Terra Jovem” A Criação do mundo teria em torno de 10 mil anos, então como a Terra e alguns fósseis tem datações de milhões de anos? Assim como Deus criou Adão já adulto, teria criado a Terra não em “idade embrionária”, mas já desenvolvida. A queda, as consequências do pecado na criação, os desastre naturais (como o dilúvio) entre outros fatores teriam trazido este desgaste à Terra, como a pecaminosidade abreviara a vida do homem neste mundo.

POSSIBILIDADE 3: “A Teoria da Terra Jovem” Dificuldade: não considera como sendo literais as datações científicas Interessante: é uma explicação estritamente teológica para o tema.

POSSIBILIDADE 4: “A Teoria do Processo” A Terra não é fruto do acaso e nem os seres fruto da evolução, mas Deus usa um processo (tempo) para a Criação se concretizar. A mesma palavra (processo) para a criação de Israel (Isaías 43: 1 e 15) que não ocorreu em “um dia” seria usada para descrever a criação em Gênesis. Os 3 primeiros dias da Criação descrevem a formação da Terra e os outros 3 a habitação. A palavra “barah” (criar do nada) é usada em Gênesis 1:1, 21 e 27 – dando a entender que o mundo, os seres e o homem foram criados diretamente por Deus, e as demais “coisas” foram fruto deste “processo” (não “evolução”).

POSSIBILIDADE 4: “A Teoria do Processo” Dificuldade: porque Deus, Todo-Poderoso, precisaria se valer deste processo? Interessante: este parece ser um “modus operandis” bem comum a Deus (a formação de Israel, a redenção em Cristo, a revelação progressiva...)

DESTAQUES IMPORTANTES: Todas as teorias tem prós e contras. A humanidade toda veio de um casal criado por Deus: Adão e Eva – e toda a remissão de pecados vem só por Cristo (Romanos 5:15) Obs: sim, os primeiros casamentos da humanidade foram consanguíneos (até mesmo Abraão e Sara!), tanto que na Lei de Moisés em diante, Deus passa a proibir tal prática.

DESTAQUES IMPORTANTES: Deus é o Criador, não podemos afirmar com absoluta certeza qual método ele usou (isto é interpretação), mas o fato é que Ele criou (isto é o que a Bíblia diz). Assim o propósito da Bíblia é explicar: “Deus te criou” e não prioritariamente “Como criou”.

CONCLUSÃO Pense nestas possibilidades como sendo você: “Eu creio literalmente na Bíblia e em Cristo como meu único Salvador” e... De fato, não existe nada após a morte, o túmulo é o fim! O que o eu perco? Nada... De fato existe a reencarnação! Você terá outra chance numa outra vida. O que eu perderia? Nada, tem outra chance... Depois da morte haverá condenação ou salvação eternas, era preciso crer no Cristo bíblico para ser salvo, não há fim de tudo ou segundas chances pós-morte. E eu? Cri no certo, e os demais? PENSE NISTO...