Projeto Lectionautas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÓN DE LA RED DE EVALUACION DE TECNOLOGIAS EN SALUD DE LAS AMÉRICAS (RedETSA) Diagnóstico de la situación de la Región en ETS e incorporación de.
Advertisements

David Justino e Sílvia de Almeida
Paróquia Coração de Jesus
CLADE III.
Área de Livre Comércio das Américas
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Regionalização do continente americano
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Oração Vocacional do 2º Congresso Vocacional
A Missão.
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Desafios e perspectivas
ABC na Educação Científica Mão na Massa
América Latina.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
André Luis S. de Moura – RS – Sul III Marcos de Lucca – SP – Sul I
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
Marcelino Champagnat, um jovem padre da França, sentiu-se chamado a evangelizar crianças e jovens, fazendo com que se sintam amados por Deus. Fundou o.
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
América Latina.
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
IPO AMÉRICAS SISTEMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO (KMS)
A importância da união feminina
IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 Rede Externa das OPCs Teresa Fontela.
REUNIÃO DE CASAIS” PARÓQUIA CRISTO REDENTOR - ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RJ – Responsável Padre Renê Luiz Oliveira “ 3º. Reunião de Casais” – 20/08/2014.
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Diocese de São João da Boa Vista
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
A formação integral do cristão
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
I CALC Costa do Sauípe, dezembro de Uma Reunião Ministerial (Rio de Janeiro, 6 de outubro de 2008) e duas Reuniões de Altos Funcionários (a primeira,
AMÉRICA LATINA.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
Independência da América Espanhola
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Independência da América Espanhola
Trabalhando juntos para fazer com que a raiva seja história!
As Américas - América do Norte - América Central - América do Sul
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
PROGRAMAS Honduras (1994) P. de Asistencia FamiliarHonduras (1994) P. de Asistencia Familiar México (1997) PROGRESA->OportunidadesMéxico (1997) PROGRESA->Oportunidades.
Trabalho de Geografia Nafta e Alca NOME: Larhissa e João Victor
CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA A FABRICAÇÃO E O TRÁFICO ILÍCITOS DE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES, EXPLOSIVOS E OUTROS MATERIAIS CORRELATOS (CIFTA) Secretaria-Geral.
Programa de Ação Integral contra Minas Antipessoal Relatório da Comissão de Segurança Hemisférica 26 de março de 2015 AICMA Departamento de Segurança.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Aluno: Caio Barreto Temer Tia Paula 5° Ano
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Debate sobre a maioridade penal no Brasil Professor Reginaldo.
CRB A CAMINHO. Três últimas Assembleias Gerais Eletivas - AGE: Temas: XXI – Diga a esta geração, Avance! (Ex 14,15) – 2007 XXII - De olhos fixos em Jesus.
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
*** C ONCLUSÕES DOS GRUPOS *** 1ª URGÊNCIA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO Ministério da Visitação; COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) e COMIDI.
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que a sua missão é pregar o evangelho eterno a cada nação, tribo, língua e povo.
Mapeamento Pastoral. “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2 Tm.
 REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
S EGURANÇA E NERGÉTICA NA A MÉRICA DO S UL. Brasil Elaborado a partir da Base de Dados do IEA, para o ano de ( kbep – 1,8%) Petróleo e.
Transcrição da apresentação:

Projeto Lectionautas

1. CELAM - CEBIPAL Vários contatos feitos: VII Assembleia Geral da FEBIC (Tanzânia junho 2008); Encontros de Bispos ligados à Bíblia; 1º Encontro Latinoamericano e Caribenho de Animação Bíblica da Pastoral (9- 12/07/09).

2. SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL Sociedades Bíblicas Unidas é uma fraternidade mundial de Sociedades Bíblicas Nacionais que prestam serviço em mais de 200 países. Seu objetivo é colocar ao alcance de cada pessoa a Bíblia completa ou parte dela, no idioma que possa ler e entender, e a um preço que possa pagar. Distribui mais de 600 milhões de Escrituras cada ano.

2. SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL “A colaboração da Igreja Católica, em diferentes níveis, com as Sociedades Bíblicas Unidas, tem sido uma experiência mútua enriquecedora” (Cardeal Walter Kasper). Presença das Sociedades Bíblicas Unidas no Sínodo. S.S. Benedicto XVI recibe la Biblia de Oración con el método de Lectio Divina y el manual de los Lectionautas.

2. SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL Reunião com Ricardo Crzona - Consultor das Sociedades Bíblicas Unidas e a direção da Sociedade Bíblica do Brasil, apresentando o desejo do Brasil, através da CNBB, abraçar o projeto LECTIONAUTAS (SP, 03 de junho 2009).

3. PROJETO LECTIONAUTAS O que é? Um projeto para uma Igreja missionária no Continente. Um programa de Lectio Divina para discípulos missionários jovens. Um esforço conjunto do CEBIPAL/CELAM e as Sociedades Bíblicas Unidas a serviço da Igreja Católica na América Latina e Caribe.

3. PROJETO LECTIONAUTAS O que é? Um programa para Internautas jovens oferecendo itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada à linguagem jovem.

3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura? O projeto consiste num portal: www.lectionautas.com Contem vários links, mas o forte é o da LEITURA ORANTE DOMINICAL (Programa da Lectio Divina) para jovens a partir das leituras dominicais, especialmente do evangelho; com texto e áudio (nas línguas: espanhol, inglês, português e italiano).

3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura? Desse portal se beneficiam, semanalmente, cerca de 300 mil jovens internautas que não se envolvem necessariamente no cotidiano com a Palavra de Deus e outro grupo são jovens comprometidos e militantes com o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo da Igreja Católica. Desses já temos cerca de 20 mil jovens inscritos (presencial).

3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura? Atualmente, são 18 países que usam o programa da LEITURA ORANTE DOMINICAL oferecido pelo Projeto LECTIONAUTAS (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Panamá, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Porto Rico, República Dominicana, México, Haiti).

3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura? Além do Portal, há também um Manual do Programa LECTIO DIVINA PARA JOVENS, produzido conjuntamente pelas SBU + CEBIPAL.

3. PROJETO LECTIONAUTAS Quem financia? As Sociedades Bíblicas Unidas estão financiando o Projeto.

Quais passos são pedidos à CNBB? 3. PROJETO LECTIONAUTAS Quais passos são pedidos à CNBB? 1. Amadurecer a idéia e abraçar o Projeto LECTIONAUTAS. 2. Determinar as instâncias que deverão criar a estrutura de implantação do Projeto: Comissão Bíblica Catequética, Setor da Juventude, Setor de Comunicação, Pastoral das Universidades...(?) 3. Assumir o conteúdo produzido pelo CEBIPAL (do manual e do portal), com tradução para o português de texto e imagem.

3. PROJETO LECTIONAUTAS Como implantar? Etapa de articulação: A CNBB com as coordenações de Catequese e Juventude. Etapa de Formação: Encontros para Treinamento de Jovens a fim de capacitá-los no método da Lectio Divina e uso do Programa (Já foram capacitados 20 mil jovens). Etapa da multiplicação: os monitores serão os responsáveis pela multiplicação da leitura orante através do Projeto Lectionautas.

Já existe um projeto para crianças: www.discipulitos.com É um programa que oferece ferramentas para trabalhar com crianças levando-as pelo processo de discipulado à missão desde pequenas, entendendo que elas também são Igreja.