Aula 15 RESUMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

Psicologia Aplicada e Ética Profissional
SENTIMENTOS NEGATIVOS Campeões em Tensões Corporais
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Bom dia! Boa noite! Ontem comendo pipoca, lembrei-me desta história que recebi; conta dos momentos, em que temos dificuldade de entender e compreender.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
FOTOGRAFIAS COM ALMA SÉRIE ARTE/REFLEXÃO
A Sem-esperança.
O SEGREDO finalmente revelado Edgar Andrade & Márcia Rodrigues.
Para refletir “Milho de pipoca”
Eu só liguei para dizer “eu te amo”
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A DEPRESSÃO Letícia Thompson.
Ideologia Aula de DHQ.
Módulo 7: Resumo x resenha crítica
PROPOSTA: Esse é o pior dos mundos possíveis
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Maria a Bem-Aventurada
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Professor: Felipe Alves
Teorias do conhecimento
SELECIONANDO CLIENTES
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Bom dia!... By Vânia Maria.
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
Dor de perda Letícia Thompson.
Rose Nânie Heringer da Silva
Momentos Mágicos Daniel Bruno.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Violência? Diga não!.
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
AMIGO, SEI QUE VOCÊ GOSTARIA DE SER DIFERENTE. MAIS ALEGRE. MAIS OTIMISTA. MAIS CORAJOSO. MAIS SENHOR DE SI MESMO. MAIS DINÂMICO MAIS INDEPENDENTE DO.
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Teoria das restrições Aula 08.
VOCÊ É QUEM ESTABELECE OS LIMITES DA SUA VIDA!
Pedalando com Deus “Viver é como andar de bicicleta. Você só cai se parar de pedalar.” Claude Pepper.
SAUDADE: é quando a gente sente uma pessoa dentro da gente;
A inteireza da vida Letícia Thompson Ninguém vive pela metade.
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
SITUAÇÕES.
ENFRENTANDO OBJEÇÕES.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma Liderança Geral – Décima Segunda Aula Removendo as Barreiras Texto base: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Teorias da Personalidade II Prof. Felipe Stiebler Leite Villela
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
NUNCA DEIXE DE SONHAR.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Ao contrário do que a mente coletiva da atual civilização possa definir como sendo o Serviço, servir não é fazer coisas, não é ajudar de uma forma cega.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Transcrição da apresentação:

Aula 15 RESUMO

Pessimismo Para começar, precisamos de pessimistas por perto. Como diz o psicólogo americano Martin Seligman: “Os visionários, os planejadores, os desenvolvedores, todos eles precisam sonhar com coisas que ainda não existem, explorar fronteiras. Mas, se todas as pessoas forem otimistas, será um desastre”, afirma. Qualquer empresa precisa de figuras que joguem a dura realidade sobre os otimistas: tesoureiros, vice- presidentes, financeiros, engenheiros de segurança... Esse realismo é coisa pequena se comparado com o pessimismo do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788- 1860). Para ele, o otimismo é a causa de todo o sofrimento existencial. Somos movidos pela vontade – um sentimento que nos leva a agir, assumir riscos e conquistar objetivos. Mas essa vontade é apenas uma parte de um ciclo inescapável de desilusões: dela vamos ao sucesso, então à frustração – e a uma nova vontade.

Mas qual é o remédio, então Mas qual é o remédio, então? Se livrar das vontades e passar o resto da vida na cama sem produzir mais nada? Claro que não. A filosofia do alemão não foi produzida para ser levada ao pé da letra. Mas essa visão seca joga luz no outro lado da moeda do pessimismo: o excesso de otimismo – propagandeado nas últimas décadas por toneladas de livros de autoajuda. O segredo por trás do otimismo exacerbado, do pensamento positivo desvairado, não tem nada de glorioso: ele é uma fonte de ansiedade. É o que concluíram os psicólogos John Lee e Joane Wood, da Universidade de Waterloo, no Canadá. Um estudo deles mostrou que pacientes com autoestima baixa tendem a piorar ainda mais quando são obrigados a pensar positivamente.

Na prática: é como se, ao repetir para si mesmo que você vai conseguir uma promoção no trabalho, por exemplo, isso só servisse para lembrar o quanto você está distante disso. A conclusão dos pesquisadores é que o melhor caminho é entender as razões do seu pessimismo e aí sim tomar providências. E que o pior é enterrar os pensamentos negativos sob uma camada de otimismo artificial. O filósofo britânico Rober Scruton vai além disso. Para ele, há algo pior do que o otimismo puro e simples: o “otimismo inescrupuloso”. Aquelas utopias que levam populações inteiras a aceitar falácias e resistir à razão. O maior exemplo disso foi a ascensão do nazismo – um regime terrível, mas essencialmente otimista, tanto que deu origem à Segunda Guerra com a certeza inabalável da vitória. E qual a resposta de Scruton para esse otimismo inescrupuloso? O pessimismo, que, segundo ele, cria leis preparadas para os piores cenários. O melhor jeito de evitar o pior, enfim, é antever o pior.

RESUMO: Pessimismo de cada dia O texto “Pessimismo” reproduzido abaixo que foi publicado pela revista Superinteressante, aborda a importância de se ter, tanto na vida particular quanto na coletiva, pessoas pessimistas, uma vez que, segundo a reportagem, essas pessoas impedem que os demais indivíduos se afastem excessivamente da realidade. Para sustentar tal ponto de vista, a matéria traz os mais diversos argumentos através de estudos de psicólogos e de filósofos que defendem a mesma ideia. Assim, em menor ou maior grau, esses especialistas apontam para a importância do pessimismo para encarar as situações e, mais do que isso, alertam para o excesso de otimismo no qual vivemos atualmente.

No caso da vida privada o texto faz alusão à filosofia de Arthur Schopenhauer que afirma que o otimismo seria a causa de todo sofrimento humano, enquanto que para os psicólogos John Lee e Joane Wood ele é gerador de ansiedade, o que agrava muitas vezes o quadro de pacientes com baixa autoestima, por exemplo. Já na vida coletiva o filósofo Roger Scruton defende o pessimismo relembrando que a onda otimista leva as pessoas a aceitarem e acreditarem em ideias perigosas e irracionais como o nazi-fascismo que convenceu milhares de pessoas através do discurso da superioridade e poderio invencível alemão. Dessa forma o pessimismo é a melhor forma de evitar que barbáries como a 2ª Guerra Mundial ou o Holocausto ocorram.