O Servo malvado Mt 18,23-35.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Chamado de Deus”..
Advertisements

Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Parábola do Grão de Mostarda
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
Tente ler sem chorar!!!.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
O Evangelho Segundo o Espiritismo Amar o Próximo como a Si Mesmo
Vá clicando à medida que fores lendo.
O Juiz Injusto Lc
Filho transição manual.
DEUS EXISTE E ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
Vá clicando à medida que fores lendo. É mais confortável.
O Pecado.
Quando tudo parece P E R D I O.
A existência de Deus.
Vá clicando à medida que fores lendo.
Amado filho.
Reencontro.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
O Filho Perdido Lucas 15:11-32
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS
"Eis que estou à sua porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz,
2 Reis 5: Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera.
Ninguém gostava de mim, e eu me sentia profundamente deprimido, a tal ponto que eu pensava que o melhor que tinha a fazer era eliminar o meu pai e as.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Amado filho
Força em meio a angustia
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Antes do Início do Culto:
ALCANCE KIDS Porque, onde está o teu tesouro, ai
TEMAS BÍBLICOS.
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
1.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
Pequei Senhor.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
/:Eu confio em nosso Senhor *
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
CARTA DE UM PAI A UM FILHO Amado Filho,
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. 2 Lava-me de toda.
Carta de Paulo a Filemon
Carta do Apóstolo Paulo
Evangelho de Lucas Capítulo 15.
ORAÇÃO DO PODER Automático Inês Vieira.
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra...
AMADO FILHO!
para ser cantado pelo cantor principal do templo.
A ORIGEM DO MAL "Deus é Amor e Todo-Poderoso, mas, o mau existe."
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
“Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação.”
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
AGORA EU SEI PORQUE A MINHA VIDA É IMPORTANTE ASSIM DEUS PAI ENVIOU EM MEU LUGAR O SEU FILHO QUE MORREU POR MIM A NOTÍCIA DA MINHA VIDA VEIO A TEMPO DE.
Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
HAMILTON H amilton S lide MEU VELHO HAMILTON AMADO FILHO. O DIA EM QUE ESTE VELHO NÃO FOR MAIS O MESMO, TENHA PACIÊNCIA E ME COMPREENDAS… Quando derramar.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Deus deseja um coração arrependido
Rei, Rei da Glória Rei, Rei da glória (2x) Na presença do Rei vamos celebrar Um canto de vitória vamos entoar Todo joelho diante dele há de se dobrar Pois.
Por isso, o Reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e começando a fazer contas,
Transcrição da apresentação:

O Servo malvado Mt 18,23-35

O reino de Deus é semelhante a um rei que quis ajustar contas com seus servos.

Um deles lhe devia dez mil talentos. Como não tivesse como pagar tudo, o rei mandou que fossem vendidos ele e toda sua família. O servo, aflito, jogou-se aos pés do rei e lhe disse: “Tenha paciência comigo, pois vou pagar-lhe tudo.” O rei sentindo compaixão, deixou-o livre, perdoando sua dívida.

Ao sair dali, aquele servo, encontrou-se com um dos seus companheiros, que lhe devia cem denaros; agarrando-o e, sufocando-o disse: “Paga o que me deves”. O outro caindo a seus pés implorou: “Tenha paciência comigo, que vou lhe pagar”. Mas.... Ele não quis saber de conversa e mandou lançar seu companheiro na cadeia até que pagasse o que devia.

Entretanto, os seus companheiros de trabalho viram esta cena, ficaram tristes e revoltados e foram contar ao rei o que havia acontecido.

O rei chamou o servo e lhe disse: - “Servo malvado, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Tu não deverias ter feito o mesmo com teu companheiro?” E muito transtornado, o rei o entregou aos carrascos que o levaram preso até que pagasse tudo quanto devia.

Os ouvintes de Jesus, logo viram que esta parábola deveria ter acontecido bem longe do mundo de cada dia. Aquele rei tão poderoso e que tinha servos, escravos, muitas terras, dinheiro e um duro poder, pertencia ao mundo dos grandes Impérios pagãos. Porém, entre os judeus também se conhecia a história de Herodes, o Grande e seus filhos. Então, de que Jesus lhes quer falar?

O rei se comoveu e perdoou a dívida; não receberá o dinheiro de volta, mas, o fato servirá de exemplo para todos, Diante da generosidade do rei, como pode o servo, ser tão cruel com seu companheiro? Age bem ao contrário do rei. Todos nós e os ouvintes de Jesus esperavam que ele perdoasse seu Companheiro que lhe devia bem menos. É fácil imaginar a reação daqueles que ouviam Jesus:- “Isso não se faz! É injusto agir assim. Se ele está livre é porque o rei lhe perdoou. Como pode ser tão duro com o amigo?

A Parábola que tinha começado com o perdão generoso do rei, acaba de um modo tão brutal que provoca sentimentos de rancor. Tudo termina mal. O próprio rei continua prisioneiro de seu sistema de governo. Por um momento parecia que poderia ser diferente, pois teve compaixão. A misericórdia fica anulada. Nem o rei, nem o servo, nem seus companheiros são levados pela compaixão.

Mas, se o rei retira sua compaixão não estarão todos em perigo? Os companheiros que entregaram o servo ao rei, também agiram sem compaixão. Quando se pede justiça sem amor não se entra num mundo tenebroso? Deus da misericórdia não é a melhor notícia que se possa ter? Como Jesus lhes conta esta estória? Estória de dureza e crueldade?

A parábola, aqui, ilustra a difícil lei do perdão e serve para mostrar que a comunidade cristã deve praticar esse espírito em todas as atitudes que afetam a vida dos membros da comunidade.  O perdão de Deus é gratuito, incluindo até mesmo os piores pecadores. Os homens têm o privilégio de imitar esse ato, e, assim fazendo, tornam-se mais semelhantes a Cristo e a Deus. Jesus ensina aqui que aquele que perdoa pode esperar a misericórdia de Deus.

Jesus conta esta estória no negativo, isto é, conta um caso de “não perdão” para que entendamos o perdão. Muitas vezes é preciso alguma coisa chocante para ativar nossa inteligência e tocar o coração. No lugar de Jesus falar da misericórdia e do perdão, Ele inverte e fala do “não perdão” e suas consequências. Todos os que ouviram e nós também, entendemos muito bem que não é para seguirmos o exemplo do rei, nem do servo, mas agirmos ao contrário. A grande lição e mensagem é o perdão que só pode agradar o coração do Pai.

Sinto a iniquidade dentro de mim, desde o nascimento. Senhor, Sinto a iniquidade dentro de mim, desde o nascimento. Já no seio de minha mãe estava contaminado pelo mal. Esta é a verdade que te agrada encontrar em mim, é a sabedoria que me ensinas pela voz de minha consciência. Purifica-me, Senhor, dos meus pecados, Ficarei limpo, tão puro como a neve. Faze-me sentir de novo a alegria de viver, e minha tristeza se transformará em ânimo e coragem. Desvia de uma vez, o teu olhar da minha maldade, apaga a mancha da minha culpa. Não te agradam os sacrifícios que te ofereço. O sacrifício que Tu aceitas é o coração contrito. Um coração humilde, tu não desprezas, Senhor. Trecho do Salmo 50 do Rei Davi

- O que mais chamou sua atenção? Você já passou por isso? Conhece algum caso semelhante? O que acontece com a pessoa que perdoa? Vamos lembrar daquele rapaz de bicicleta que perdeu o braço num acidente com o carro de outro rapaz. Ele perdoou. O que moveu o coração desse jovem para perdoar?

Texto – José A.Pagola Imagens – Internet Formatação – I.M.Eunice Wolff