Projeto COMPOSTEIRA Professora Liraneide Ferreira da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Advertisements

" A história de uma àrvore ".
MÃE MÁ.
Reciclagem de lixo orgânico
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
Lixo Orgânico Componentes: Aline Zamira (01) Allan Cássio (02)
UTEC -IBURA Ano Letivo- 100 anos de Frevo Curso de Comunidade Professora Beatriz Santos TURMA – OFICINA NATALINA.
REGRAS GERAIS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FORTUNATO TARNOWSKI 2008.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Uma linda idéia a ser imitada......
Produções textuais de alunos
ROSAS VERMELHAS Por:
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Água Presente Divino.
O que é o amor?.
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
NATUREZA.
5º Encontro de Educação Ambiental do Projeto Realização:
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Para as outras baratinhas
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
LIXONILDO By Bruno Weber Merlin.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
DOMINGOS LOPES DE SOUSA NETO2. Eu me chamo Domingos, tenho 8 anos e nasci no dia 24/02/2005. Eu moro com meus pais e eu estudo Diocesano. Eu gosto de.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
Leonil Slide “Os bens invisíveis” Apresenta: (Autor desconhecido - Trad. e adapt.: G. Cabada)
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Experiências das Três Leis de Newton
PEDRO VITOR LEAL MACHADO
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Produção de textos 2ª série A
Oficina de Compostagem
Pais maus Dr. Carlos Hecktheuer (Médico Psiquiatra)
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
NUNO RAFAEL DE MOURA BEZERRA. Um dia eu fui para fazenda com meu avô pegar os cavalo que estavam em cima do morro. Nós estavamos subindo o morro e eu.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
SITUAÇÕES.
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Projeto Horta Comunitária Professoras Desenvolvido em 2006 Dirce Aparecida Palma da Silva Tatiane Fernandes Nascimento Maria Izilda Scannerini Souza.
Projeto DAMAS E CAVALHEIROS
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Missões – 28/novembro Zimbábue Papias. A professora sorria, enquanto as crianças entravam na classe, na pequena escola de Ensino Fundamental, no campus.
BD O tabagismo João Pedro Lemos. Certo dia, ao chegar à escola, o Luís viu à entrada uns placards sobre o Tabagismo.
De: Luis Fernando Veríssimo Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
Professora Luísa Nabais EB1 Rainha Santa Alunos do 2ºA Ano letivo 2011/2012.
O CÉREBRO DA PROFESSORA Um dia, na sala de aulas, a professora estava explicando a teoria da evolução aos alunos. Ela perguntou a um dos estudantes:
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Compostagem Doméstica
Transcrição da apresentação:

Projeto COMPOSTEIRA Professora Liraneide Ferreira da Silva Desenvolvido na EMEF Prof. Padre Armando Tamassia, junto às crianças da 3ª série A – prof. Clélia Ap. Guerrero, 3ª série B – prof. Maria do Carmo da Silva e 4ª série B – prof. Liraneide Ferreira da Silva. Crianças com faixa etária entre 9 e 14 anos, em sua maioria residentes no Jardim Cerejeiras.

Justificativa: Resíduos orgânicos produzidos pela cozinha da escola eram colocados na lixeira, provocando mau cheiro. As famílias das crianças jogavam resíduos orgânicos em terrenos baldios, provocando mau cheiro e aparecimento de baratas, ratos e moscas.

Objetivo: Levar nossos alunos e comunidade a compreender que podemos transformar o que era lixo em produto utilizável.

Primeiro passo : “... ela ensinou a usar os restos de cascas de frutas e legumes. A composteira é um modo de fazer adubo (...) Na árvore tem que colocar adubo nas pontas das raízes (...)” Leonardo – 3ª A

“ Hoje nós fomos na composteira “ Hoje nós fomos na composteira. Antes fomos à cozinha e um aluno da 3ª série B falou para a merendeira que a partir de hoje ela não jogasse as cascas dos alimentos fora, e sim separasse num baldão.” Aline, 3ª A

“ Para fazer o adubo precisa recolher as cascas da cozinha, depois nós levamos as cascas para a base 1, cobrimos com serragem ou folhas secas. Depois de 2 dias, 2 alunos irão mexer bem o composto e passar para a base 2. Depois de 2 dias, mexer bem e voltar para a base 1, e vice versa.” Leonardo – 3ª A

“ ... o aluno Gustavo colocou a mão no composto da base 1 para ver se ele estava quente. O composto estava frio porque havia muita umidade.” Guilherme, 3ª A “ ... até a professora colocou a mão e disse que estava quente. Tem gente que viu bichinhos. Eu vi uma cenoura inteira.” Karen, 3ª B

Cascas podem ser transformadas em alimentos bem gostosos

“. ontem saímos da classe para fazer o doce da casca de melancia “ ... ontem saímos da classe para fazer o doce da casca de melancia. Pesamos as cascas e tinha 21 quilogramas. Foi muito legal todo mundo participando, alunos e professores. As professoras deram aula explicando fração, medidas, quilogramas e gramas.” Bruna, 4ª B

A matemática ganha sentido A quantidade ralada de casca de melancia tinha quantos quilogramas? Resposta: 4 Kg Esta mesma quantidade tem quantos gramas? Resposta: 4.000 g Quantas receitas podemos fazer com a quantidade de cascas raladas? Resposta: 16

Cascas podem ser transformadas em alimentos bem gostosos

Relatório Projeto Composteira:

Qual receita feita com cascas de alimentos foi mais gostosa?

Resultados obtidos com a série de recuperação de ciclo Situação no início do ano letivo: Depoimentos das crianças: “A gente não sabe nada. A gente é burro.” “ Não sei. Não gosto. Se a gente soubesse não tinha repetido de ano.” “ Estudar pra quê ?” 50 % dos alunos não alfabetizados.

Resultados obtidos com a série de recuperação de ciclo Situação no final do ano letivo: Grande participação nas atividades: passaram a gostar da escola Transformação de atitudes: não faltavam às aulas, vinham para a escola limpos e arrumados. Passaram a gostar de si mesmos e a acreditar que a vida pode ser transformada para melhor. 100% dos alunos lendo e produzindo pequenos textos. 70% dos alunos lendo e produzindo textos longos.