CASTIDADE COMO CAPACIDADE DE AMAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENCONTRO COM OS ALUNOS DO 10º ANO
Advertisements

Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
O Sacramento do Matrimônio
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
De 1 a 3 a exigência de uma vida cristã sadia;
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
Atos dos Apóstolos 2,36-41 No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: “Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor.
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
Namoro Santo: uma Caminhada em
“DESCOBRINDO A CASTIDADE” PARTE I – A IMPORTÂNCIA DA CASTIDADE
04: Os deveres para com o próximo (II)
ORAÇÃO INVOCAÇÃO DA TRINDADE.
“Rainha da paz, roga por nós!”
A Família que Deus quer.
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
O Profeta da Índia Livre
Tema: discipulado com propósito
LIVRES NA OBEDIÊNCIA.
A DIGNIDADE DO CORPO.
Oração, comunhão íntima com o Pai
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
A Estrela da nova evangelização
NÃO DESISTA DE SUA FAMÍLIA.
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
O Segundo Mandamento Texto Bíblico: Êxodo 20:14 “Não Adulterarás”
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
Ministério da Fidelidade.
Mãe Castíssima.
Namoro Santo: uma Caminhada em
A natureza tríplice do homem TRICOTOMIA A natureza tríplice do homem.
Integridade Uma Vida Completa
Igreja: Família de Deus
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
A Trindade
Oração da manhã Provincialado dos Jesuítas do Brasil
REVISÃO PARTE 03: FAZENDO AS ESCOLHAS CERTAS. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que o mundo nos oferece coisas contrarias a vontade de Deus, como sendo.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
AMOR E SEXUALIDADE I
Maturidade exige profundidade
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus 
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
Maria, a Mãe da Evangelização
DIMENSÕES DO AMOR.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Palavra de Vida Palavra de Vida Chiara Lubich – Abril de 2012 Chiara Lubich – Abril de 2012.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
LIÇÃO 3 INTRODUÇÃO: Colossenses 3: Por que é importante que o amor seja expresso em palavras e atos? 113:1 O amor não pode existir por muito.
O AMOR HUMANO.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Seção 10 (Capítulos 42-43) “Negligenciar a obra de disciplinar e educar, a ponto de ser fortalecida uma disposição perversa, é causar às crianças.
A CERTEZA DA SALVAÇÃO NR. 03 PRÉ-ENCONTRO
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRTUDES
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA ESPÍRITO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXII.
Esperança de Pureza. Esperança de Pureza Continuando nossa visita ao antigo santuário israelita, iremos refletir sobre as lições ensinadas na bacia.
CAMINHO PARA INTIMIDADE COM DEUS
A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
OS DEZ MANDAMENTOS SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO VI NÃO COMETER ACTOS IMPUROS.
Sacramento do Matrimônio Dom para a comunhão e educação dos filhos.
Sexto mandamento: não cometerás actos impuros 50 CRANACH, Lucas ( ) Cristo e a mulher adúltera 1532 Museu das Belas Artes Budapeste.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimónio cristão, dentro.
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Na Sagrada Comunhão recebe-se a Cristo 30 Rafael ( ) A Missa em Bolsena Fresco, 1512 Stanza della Segnatura, Palácio Pontifício, Vaticano.
Transcrição da apresentação:

CASTIDADE COMO CAPACIDADE DE AMAR

O QUE É CASTIDADE? “A castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e , com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual. A sexualidade, na qual se exprime a pertença do homem ao mundo corporal e biológico, torna-se pessoal e verdadeiramente humana quando é integrada na relação de pessoa a pessoa, na doação mútua integral e temporalmente ilimitada do homem e da mulher” (CIC 2337); Santo Agostinho: “amor ordenado que não subordina o maior ao menor”; Pureza.

O QUE É CASTIDADE? “A castidade é a afirmação cheia de alegria de quem sabe viver o dom de si, livre de toda a escravidão egoísta. Isto supõe que a pessoa tenha aprendido a reparar nos outros, a relacionar-se com eles respeitando a sua dignidade na diversidade. A pessoa casta não é centrada em si mesma, nem tem um relacionamento egoísta com as outras pessoas. A castidade torna harmónica a personalidade, fá-la amadurecer e enche-a de paz interior. Esta pureza de mente e de corpo ajuda a desenvolver o verdadeiro respeito de si mesmo e ao mesmo tempo torna capaz de respeitar os outros, porque faz ver neles pessoas dignas de veneração enquanto criadas à imagem de Deus e, pela graça, filhos de Deus”.

QUE SENTIDO HÁ NA CASTIDADE? Regular e canalizar o instinto sexual de acordo com a vocação própria – virgindade/celibato ou matrimônio; Não visa suprimir, como também não é falta de capacidade sexual ou apatia; Inclina a disciplinar com alegria a faculdade sexual – virtude.

FORMAS DE VIVER A CASTIDADE No Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade, pois se vestiu de Cristo, modelo de toda castidade; Dimensões: Integridade da pessoa e integridade da doação (CIC 2338 – 2347); Temperança: comando da razão sobre os apetites; SOLTEIROS/NOIVOS e CELIBATÁRIOS: CASTIDADE NA CONTINÊNCIA; CASADOS : CASTIDADE CONJUGAL.

VALORES DA CASTIDADE Progresso na amizade e intimidade com Deus (“Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus” Mt 5, 8); Evita os vícios criados pela luxúria; Faz crescer a alegria e força de vontade em viver a própria vocação; Cria respeito pela dignidade do ser humano.

Castidade na vida de solteiro Virgindade ou Celibato Disposição para amar em todas as fases da vida

Castidade no namoro “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus?... e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto a Deus em vosso corpo” (1Cor 6, 19-20); O namoro existe para conhecer, não o corpo, mas a alma do outro; Fornicação profana algo de especialmente sagrado em nosso corpo: a função de transmitir a vida;

Amor Conjugal Papa Paulo VI – Encíclica Humanae Vitae, 1968 : humano, total, fiel, e fecundo; pressupõe a “paternidade responsável”; Degraus do amor conjugal: Amor de apetência; Amor de complacência; Amor de benevolência; Amor de transcendência

Castidade Conjugal Modo humano e profundo de amar o cônjuge; Requer: Abster-se de desvirtuações ou abusos sexuais; Moderar o instinto sexual; Respeitar as leis da vida; Fidelidade conjugal; Renovar o amor mútuo;

PECADO CONTRA CASTIDADE Qualificação moral: pecado mortal por pensamentos, palavras e ações deliberados, sempre matéria grave; Sexo X Geração da vida; Também são pecados todos os atos que causam o desejo da fornicação, até mesmo olhares libidinosos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: 25 todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso, já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt 5, 27-28); Pecado venial apenas sem pleno consentimento.

PUDOR Guardar e possuir a própria intimidade (corpo e alma); Prudência da intimidade: defende o mais íntimo de cada pessoa (também no matrimônio); Convida à moderação na relação amorosa; Inspira o modo de vestir pela modéstia; Varia com a cultura, mas permanece como pressentimento de uma dignidade espiritual da pessoa.

COMO VIVER BEM A CASTIDADE? Integralidade do homem; Meios: Sentidos externos; Sentidos internos; Espirituais.

FONTES Catecismo da Igreja Católica, 270 perguntas sobre Sexo e Amor, Dom Rafael Llano Cifuentes, 1995. Encíclica Humanae Vitae, Papa Paulo VI, 1968. Teologia do Corpo, Papa João Paulo II, 1979-1984. Exortação Apostólica Familiaris Consortio, Papa João Paulo II, 1981. O Teólogo Responde, Pe. Miguel Ángel Fuentes - IVE, 2010. Descobrindo a Castidade, Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz, 2013.

“É necessária uma cruzada de virilidade e de pureza que enfrente e anule o trabalho selvagem daqueles que pensam que o homem é uma besta. - E essa cruzada é obra vossa.” São Josemaria Escrivá, Caminho 121.