CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

GENESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SOLOS BRASILEIROS
O Solo do Ponto de Vista Físico do solo de maior interesse agronômico
PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
Basalto gabro.
CERRADO.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Finíssima película da terra “viva” que é um laboratório natural, sede de transformações muito complexas Orquídia Neves/2006.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
OS TIPOS DE SOLOS.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Formação dos solos: fatores e classes
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Permeabilidade dos Solos
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
O Solo e o Meio Ambiente ....ou será Pedologia....
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
SOLOS.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas.
Propriedades, Tipos e Características Mariane Biteti.
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO E RELAÇÃO COM A PAISAGEM
Colégio São José 6º ano- Ciências Professora Vanesca 2014
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
ORIGEM, FORMAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS SOLOS
Centro de Ensino Superior do Amapá
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
Luciane Costa de Oliveira
SOLOS COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Solos e Manejo de Solos
Matéria Orgânica dos Solos
PEDOLOGIA.
Propriedades Físicas dos Solos
Os solos e a agricultura
Nutrientes de plantas e conceitos básicos sobre fertilidade do solo
Ciências Naturais – 8.º ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Definição É um complexo composto de materiais minerais e orgânicos que recobre a camada superficial da crosta terrestre. São normalmente originados pela.
Luciane Costa de Oliveira
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
ESPODOSSOLOS E LATOSSOLOS
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
Ciências Humanas e suas Tipos de solo e suas características
Noções de morfologia do solo
Intemperismo, Movimentos de massa, formação dos solos
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.

Solos Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo. Obs.: Pedogênese é o processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que atua sobre um material litológico, originando um solo.

Tipos de solo Solos arenosos - São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre 0,05 mm e 2 mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas plantas e microorganismos podem viver com mais dificuldades, devido à pouca capacidade de retenção de água. Solos siltosos - São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos. Solos argilosos - São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de tamanho menor que 0,002mm (tamanho máximo de um colóide). Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados. São geralmente menos permeáveis, embora alguns solos brasileiros muito argilosos apresentam grande permeabilidade - graças aos poros de origem biológica. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenos grãos que lembram a sensação táctil de pó-de-café e isso lhes dá certas caraterísticas similares ao arenoso.

Tipos de solo Latossolo - Possui a capacidade de troca de cations baixa, menor que 17 cmolc, presença de argilas de baixa atividade (Tb), geralmente são solos muito profundos (maior que 2 m), bem desenvolvidos, localizados em terrenos planos ou pouco ondulados, tem textura granular e coloração amarela a vermelha escura. São solos zonais típicos de regiões de clima tropical úmido e semiúmido, como Brasil e a África central. Sua coloração pode ser vermelha, alaranjada ou amarelada. Isso evidencia concentração de óxidos de Fe e Al em tais solos. São profundos, bastante porosos e bem intemperizados. Solo lixiviado - São aqueles que a grande quantidade de chuva carrega seus nutrientes, tornando o solo pobre ( pobre de potássio, e nitrogênio). Solos negros das Planícies e das Pradaria - São aqueles que são ricos em matéria orgânica. Solo árido - São aqueles que pela ausência de chuva não desenvolvem seu solo. Solos de montanhas - São aqueles que o solo é jovem.

Solo orgânico - Composto de materiais orgânicos (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Este solo é o que mais favorece o desenvolvimento vida das plantas, porém solos orgânicos tropicais como do Brasil, por exemplo, possuem baixa fertilidade. O húmus é o resíduo ou composto solúvel originado pela biodegradação da matéria orgânica, que o torna disponível para as plantas nutrientes minerais e gasosos como o nitrogênio (N). Outros tipos de classificação: cor, textura, estrutura, consistência, etc.

Perfis e Horizontes Um solo possuí camadas horizontais de morfologia diferente entre si. Essas camadas são chamadas de horizontes. Essas camadas, apesar de todos as normas e técnicas, dependem para sua delimitação em campo estritamente dos sentidos do pedólogo. A soma destas camadas define o perfil do solo. Como a ação pedogenética, tal como perturbação de seres vivos, infiltração de água, entre outros, é variável ao perfil, é constante o desenvolvimento de alguns horizontes. Diz- se que quanto mais distante da rocha mãe, mais intensa e/ou antiga foi a ação pedogenética. O - O horizonte orgânico do solo e bastante escuro H - Horizonte de constituição orgânica, superficial ou não, composto de resíduos orgânicos acumulados ou em acumulação sob condições de prolongada estagnação de água, salvo se artificialmente drenado. A - Horizonte superficial, com bastante interferência do clima e da biomassa. É o horizonte de maior mistura mineral com húmus. E - Horizonte eluvial, ou seja, de exportação de material, geralmente argilas e pequenos minerais. Por isso são geralmente mais claros que demais horizontes. B - Horizonte de maior concentração de argilas, minerais oriundos de horizontes superiores (e, às vezes, de solos adjacentes). É o solo com coloração mais forte, agregação e desenvolvimento. C - Porção de mistura de solo pouco denso com rochas pouco alteradas da rocha mãe. Equivale aproximadamente ao conceito de saprólito. R ou D - Rocha matriz não alterada. De difícil acesso em campo.

Solos do Brasil No Brasil são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais. Terra roxa Corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.

Massapé:  É um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos. Corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.

Salmourão:  Esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, é constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses. Aluviais:  É um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, é possível de ser encontrado em diversos pontos do país.