Jurássico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
AUSTRALOPITECOS   O Australopithecus cujo o nome significa " macaco do sul ", apareceu há cerca de  5 milhões de anos atrás durante o Plioceno possuía.
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
DERIVA DOS CONTINENTES
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
HISTÓRIA DA TERRA Lígia Palácio.
ORIGEM DA VIDA.
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Recuperação Trimestral de Geografia
Seres vivos - constituídos de células
A História da Terra e o Tempo Geológico: Uma Síntese
TEMA 2 A HISTÓRIA DA TERRA E DA VIDA
EB 2;3 Dr. Pedrosa Veríssimo - Paião
História evolutiva da terra
Teoria da Tectónica de Placas
Unidade 1- A Geologia e a Ação Humana
A Terra como um planeta dinâmico
Fósseis.
TRAJETÓRIA CRONOLÓGICA DA EVOLUÇÃO
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
Grupo: Gabriel, Odécio, Rafael e Rômulo
Uma Ferramenta para o Ensino
A Teoria da Deriva dos Continentes
O SURGIMENTO DOS CONTINENTES E OCEANOS
Teoria da Tectónica de Placas
Teoria da deriva dos continentes
Extinções em massa.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Os Biomas O que são os biomas?
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Seres vivos - constituídos de células
Terra em transformação
PROF. ALEXANDRE S. OSÓRIO
Ciências Naturais – 7.º ano
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
A DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO E A ORIGEM DOS GRANDES GRUPOS DE SERES VIVOS PROF. VICTOR PESSOA.
Professora Carol/Geografia
Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP
Professora: Marise Rabelo
História da Vida: Profª:Katia Barletta.
- PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS -
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
(União Internacional de Ciências Geológicas)
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Dinâmica Interna da Terra.
Distância (Km) Estrutura Interna da Terra Núcleo Interior Núcleo Exterior Manto Astenosfera Crusta.
Grandes Estruturas Geológicas
Teoria da Deriva dos Continentes
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
CRIPTOZOICA – Era HADEANO (“inferno”) sem vida início da Terra arcaica (mais antiga) resfriamento da Terra 80% da História da Terra PRIMITIVA /
A Terra, um planeta em mudança COLÈGIO DA LAPA 2011/2012 Magda Charrua BG I 1 Biologia/Geologia I.
 O Devónico é conhecido como a "Idade dos Peixes", pois durante este período registou-se a grande evolução dos peixes, que no fim deste se tornaram os.
O MESOZÓICO “História Ecológica da Terra” (Salgado-Labouriau / 2004)
Aula 8 Era Cenozóica Disciplina: Paleontologia
AS TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E DA TECTÔNICA DE PLACAS
Compreender a Terra 7. A constatação de que os continentes se ajustam como peças de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener,
FATORES CLIMÁTICOS.
Dobras e de Falhas.
DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS.
1. A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos.
Eon Arqueano 4 600M.a. a M.a. atrás
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
N4 Acontecimentos marcantes do passado CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA A dinâmica terrestre explicada por contraccionistas e imobilistas.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

Jurássico

Inicio: Há cerca de 208 milhões de anos. Regiões: Pantanosas e desérticas. Fauna: Predominavam os repteis. Espécie Dominante: Os dinossauros. Divide-se em três: o Jurássico inferior ou Liásico (Lias), o Jurássico médio ou Dogger e o Jurássico superior ou Malm. Era: Mesozóico.

Fauna Abundância de repteis em todos os ambientes: Terra: Dinossauros (mais evoluídos que os primitivos do Triásico) e mamíferos primitivos. Mar: Plesiossauros, Mosasauros Ar: Ptessauros , Archaeopterxy Surgimento das primeiras aves e dos primeiros mamíferos. Aparecimento nos oceanos de crocodilos marinhos e tubarões parecidos com os actuais.

Flora Durante o Jurássico, o clima quente e húmido fez com que as florestas se proliferassem, o que fez a diversidade de plantas se tornar muito maior que a do Triásico. As plantas predominantes são cicadáceas, ginkgos e coníferas gigantescas (sequóias). Também é neste período que surgem as primeiras plantas com flores.

Geologia: O primeiro episódio de riftogénese iniciou-se no Jurássico médio, há cerca de 180 milhões de anos, tendo originado a separação entre a Laurásia (a Norte) e a Gondwana (a Sul). Após uma fase de actividade vulcânica ao longo da fronteira do que são hoje a costa ocidental a América do Norte e a costa noroeste de África, verificou-se a abertura do oceano Atlântico Central. Esta movimentação de placas deu origem, também, ao Golfo do México, o qual foi criado por afastamento entre a América do Norte e a América do Sul. Ao mesmo tempo, do outro lado de África, verificava-se vulcanismo extensivo ao longo das fronteiras entre a África, a Antárctica e Madagáscar, processo este cujo desenvolvimento viria a conduzir à criação do oceano Índico ocidental.

Neogénico

Inicio: Há cerca de 23 milhões de anos. Divide-se em três: O Neogénico divide-se em Miocénico, Pilocénico, Pleistocénico e Holocénico. Era: Cenozóico.

Fauna Separação da linha dos hominídeos e a linha evolutiva dos grandes macacos africanos (possivelmente na série do Miocénico). Aparecimento dos Australopithecus na época do Pilocénico. O percurso destes hominídeos conduziu ao aparecimento do Homo sapiens sapiens no final da época Pleistocénico.

Aparecimento no Neogénico de várias novas espécies, mamíferos de maior porte. Algumas dessas espécies: mamíferos terrestres (ex.: Indricotherium), aves (ex.: Argentavis), lagartos (ex.:Megalania), crocodilos (ex.:Purusaurus) e tubarões (ex.:megalodonte) Evolução das espécies até às existentes na actualidade e aparecimento de novas espécies que ainda hoje prevalecem.

Angiospérmicas espalharam-se por todo o globo, ultrapassando as gimnospérmicas, que foram dominantes durante a era anterior (Mesozóico). Evolução das espécies vegetais até às presentes da actualidade. Angiospérmicas - plantas cujas sementes se encontram protegidas por uma cápsula e cujo fruto lhes serve de alimento.

Posição dos continentes No inicio do Neogénico os continentes apresentavam semelhanças com a posição actual, mas é neste período que a terra vai chegar as posições actuais. Formação dos Himalaias, contacto entre a placa Euro-asiatica e a placa Africana e ligação entre o continente Norte Americano e o continente Sul Americana são os acontecimentos geográficos mais importantes deste período.

Acontecimentos Evolução significativa das aves e mamíferos. Arrefecimento da temperatura culminando em glaciações. Formação dos Himalaias. Reaparecimento do istmo do Panamá, restabelecendo a ligação terrestre entre a América do Norte e América do Sul. Surgem os primeiros Hominídeos.

Bibliografia Félix, J., Sengo, I., Chaves, R. (2006) Geologia. Porto Editora

Netgrafia http://www.earthsys.eu/exposicao/painel/14neogenico.jpg http://blog.ccbi.com.pt/blog/bioscience.php?blogid=48&archive=2008-10-17