Divisão Internacional do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Imperialismo e o colonialismo
Advertisements

O IMPERIALISMO.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Sistemas econômicos e sociais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
A Segunda Revolução industrial
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Guerra Fria Geografia.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
Indústria - I Prof.: Nobre.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Regionalização por nível de Desenvolvimento
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A globalização Econômica até os anos 1940
As etapas do Capitalismo
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
Divisão Internacional do Trabalho
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
Evandro Albuquerque de Andrade
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
A distribuição territorial das atividades econômicas
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Produção Econômica da América Latina – parte II
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
Professor Ulisses Mauro Lima
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Escola de Formação Política Miguel Arraes
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O processo de desenvolvimento do capitalismo
DIT.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Atividades econômicas
Agora vamos mudar o nosso olhar
O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Transcrição da apresentação:

Divisão Internacional do Trabalho

O que é uma Dit e quais suas características? A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a divisão do trabalho entre os inúmeros países do mundo. Os países em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, possuem mão-de-obra barata e industrialização tardia, de modo que sejam alvo fácil dos interesses das grandes economias. A DIT é um reflexo da solidificação do capitalismo, o qual, ao longo dos anos, vem favorecendo a especificação das funções econômicas de cada país.

Durante séculos, o Brasil foi exportador de matérias-primas e importador de produtos industrializados. A política econômica brasileira, apesar de já esboçar uma guinada, ainda sofre grande influência dos países desenvolvidos, que ocasionalmente, tornam-se seus credores. Credores esses que utilizam sua tecnologia de ponta como produto de exportação, algo que sai muito dispendioso para países emergentes como Brasil.

Quais as fases principais da DIT? A descolonização da África e da Ásia, o surgimento dos países subdesenvolvidos industrializados e a expansão das transnacionais estabeleceram três DIT’s bem diferentes, que se sucederam durante a fase do capitalismo financeiro.

Quais as fases principais da DIT? Divisão Internacional do Trabalho do Imperialismo Entre o período que vai do final da Primeira Guerra Mundial, (1918) até o final da Segunda Guerra Mundial, (1945) - algumas potências ocidentais (Inglaterra, França e Holanda) ainda mantinham suas colônias na Ásia e na África. Portanto, a divisão internacional do trabalho permanece a mesma da fase do imperialismo ou do capitalismo industrial. As excolônias da América Latina mantinham esse mesmo relacionamento com as potências da época, apesar de já estarem independentes politicamente.

Após a Segunda Guerra, duas DIT’s passaram a conviver na economia mundial e permanecem até hoje: a DIT clássica e a DIT da Nova Ordem mundial.

Divisão Internacional do Trabalho Clássica Com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos. Estabeleceu-se, então, o que foi denominado DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.

Divisão Internacional do Trabalho da Nova Ordem Mundial Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. É a que expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos industrializados. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.

Concentração do Capital No capitalismo, as grandes empresas são favorecidas com a concentração do capital, surgindo os monopólios e os oligopólios. Em vários países, existem leis contrárias, tentando valorizar a livre iniciativa e a competição do mercado, mas a busca do lucro provocou o surgimento de outras maneiras de monopolismo. Holdings correspondem a grandes empresas financeiras que controlam vastos complexos industriais, a partir da posse da maior parte de suas ações. Trustes são grandes companhias que absorvem seus concorrentes ou estabelecem acordos entre si, monopolizando a produção de certas mercadorias, determinando seus preços e dominando o mercado; consiste, portanto, num domínio vertical da produção. Cartéis são grandes empresas independentes e produtoras de mercadorias de um mesmo ramo que se associam para evitar a concorrência, estabelecendo divisão de mercados e definindo preços; faz-se, assim, o domínio horizontal da produção.