A Revolução Islâmica no Irã

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO RUSSA.
Advertisements

A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
Revolução Francesa.
Período Regencial.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
Regimes autoritários nos anos 30
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Bolcheviques x Mencheviques
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
A Revolta da Vacina Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
REVOLUÇÃO FRANCESA.
A França no Século XIX A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830
A REVOLUÇÃO IRANIANA
Revolução Francesa.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
O FIM DA GUERRA FRIA ( ) ANTECEDENTES
A Era Napoleônica.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Getúlio Vargas.
Mapa Físico da Europa.
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
Atualidades 2014.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
GUERRA DO VIETNÃ.
A Era Napoleônica ( ).
GUERRAS DO GOLFO 1991 / 2003 PROF. LÉO && LeMA MATERIAIS DIDÁTICOS.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução Russa.
AMÉRICA LATINA - CHIAPAS
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
Revolução Russa Rússia.
Persépolis Género: Animação; Drama Realização: Marjane Satrapi & Vincent Paronnaud Produção: Marc-Antoine & Xavier Rigault Escrito por: Marjane Satrapi.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
História já ! O tempo presente
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
A acção da primeira República
Revolução Francesa.
O PERÍODO REGENCIAL Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
1960: China e URSS rompem relações
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Trotsky e o período tardio da revolução mexicana.
Transcrição da apresentação:

A Revolução Islâmica no Irã

 Dividida em duas fases:  Ocorrida em 1979;  Até então comandado pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi - de uma monarquia autocrática pró-Ocidente, em uma república populista teocrática islâmica sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini;  Dividida em duas fases:  Primeira fase, houve uma aliança entre grupos liberais, grupos de esquerda e religiosos para depor o xá;  Na segunda, freqüentemente chamada Revolução Islâmica, viu-se a chegada dos aiatolás ao poder. Xá Mohammad Reza Pahlevi

A Revolução Islâmica do Irã começou como um movimento popular pela democratização e terminou com a criação do primeiro Estado islâmico. O episódio transformou completamente a estrutura social do país e foi um dos momentos que marcaram o século 20.

Antes da revolução, o Irã era governado pelo xá Reza Pahlevi Antes da revolução, o Irã era governado pelo xá Reza Pahlevi. O poder era concentrado dentro de seu círculo de amigos e aliados. A desigualdade entre ricos e pobres se aprofundou nos anos 1970. Críticas à política econômica e ao estilo autoritário do xá estimularam a oposição ao seu regime. 

As principais vozes da oposição se concentraram atrás da figura do aiatolá Ruhollah Khomeini, um clérigo xiita que vivia exilado em Paris. Ele prometeu reformas sociais e econômicas. E receitou uma retomada de valores religiosos tradicionais muçulmanos.

No final dos anos 70, uma série de protestos violentos contra o regime de Pahlevi tomou as ruas do Irã. A instabilidade aumentou com uma onda de greves gerais, que abalaram também a economia iraniana. 

Em janeiro de 1979, o xá deixou Teerã para um período de "férias" Em janeiro de 1979, o xá deixou Teerã para um período de "férias". Ele nunca mais voltou. Em todo o país, estátuas suas foram destruídas por simpatizantes de Khomeini.

Em sua última decisão antes de fugir, o xá indicou o primeiro-ministro Shahpur Bakhtiar como chefe de um conselho que governaria o Irã durante a sua ausência. Bakhtiar tentou conter a onda oposicionista e não autorizou o aiatolá Khomeini a formar um novo governo. 

Em 1º de fevereiro de 1979, o aiatolá Khomeini voltou ao Irã de seu exílio na França. A instabilidade política e social aumentou. Em várias cidades, ocorreram enfrentamentos entre militantes pró-Khomeini e a polícia e manifestantes a favor do regime.

Em 11 de fevereiro, tanques tomaram as ruas de Teerã entre rumores de golpe militar. Mas, com o passar do dia, ficou claro que o Exército não estava interessado em tomar o poder. Os revolucionários tomaram a principal estação de rádio da capital e declararam: "Esta é a voz da revolução do povo do Irã!".

O primeiro-ministro Bakhtiar renunciou O primeiro-ministro Bakhtiar renunciou. Dois meses mais tarde, Khomeini teve uma enorme vitória num referendo. Ele declarou a criação de uma República Islâmica e foi escolhido como perpétuo líder supremo político e religioso do Irã.