Universidade de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos para Planejar a Família
Advertisements

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM COMPARAÇÃO
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Contracepção hormonal e os medicamentos
Métodos Anticoncepcionais
O SEXO E A REPRODUÇÃO (p. 75).
Este texto, sobre a “Pílula do dia seguinte”, é uma coletânea de artigos que considerei plausíveis para o tema da aula de atualidades… Com o plenário da.
Métodos contraceptivos
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
Planeamento Familiar EVOLUÇÃO HISTÓRICA
PÂNCREAS E GÔNADAS.
Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Trabalho realizador por :
Reprodução.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
QUINZENA DA MULHER DE 7 A 19 DE MARÇO VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE:
Contracepção David Lopes 12ºA nº2 Tiago Ferreira 12ºA nº18
Reprodução e Sexualidade
Contracepção de emergência
Métodos Contracetivos Hormonais
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
Aulas sistema reprodutor
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Métodos contracetivos artificiais hormonais
Métodos Anticoncepcionais Hormonais
Aulas sistema reprodutor
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
REPRODUÇÃO HUMANA.
Reprodução Professora: Teresa almeida
Ciclo Menstrual.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Pílula do dia seguinte e interrupção voluntária da gravidez.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

Universidade de São Paulo Quais os métodos hormonais, suas vantagens e desvantagens? Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Nutrição – Noturno Ciclos da Vida 1 Dora Figueiredo Priscila Pereira Rebeca Freitas Renata Orasmo 2015 São Paulo

Quais os métodos hormonais, suas vantagens e desvantagens? Injetáveis mensais e trimestrais Inibe a ovulação; Vantagens: Método altamente eficaz e reversível; Menstruações regulares (nos injetáveis mensais). Desvantagens: Dor local durante a aplicação; Algumas usuárias podem ter: náuseas, dor de cabeça e aumento de peso; Sangramentos vaginais irregulares podem ocorrer nos injetáveis trimestrais; Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis como AIDS O retorno da fertilidade não é imediato (nos injetáveis trimestrais). Porcentagem de falha: 0 a 0,3% Injetáveis mensais e trimestrais Contraceptivo hormonal injetável - Inibe a ovulação. Vantagens Método altamente eficaz e reversível· Eficácia não sofre interferência da usuária (não requer lembrança diária de uso como as pílulas); Menstruações regulares (nos injetáveis mensais). Desvantagens e precauções Dor local durante a aplicação; Algumas usuárias podem ter: náuseas, dor de cabeça e aumento de peso; Sangramentos vaginais irregulares podem ocorrer nos injetáveis trimestrais; Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis como AIDS; O retorno da fertilidade não é imediato (nos injetáveis trimestrais). Usuária Ideal Mulheres em idade reprodutiva, não fumantes, que desejam proteção prolongada discreta e cômoda. Bem-estar e utilização Aplicação intramuscular mensal ou trimestral por profissionais capacitados; Aplicação única oferece proteção contraceptiva por 1 mês (injetável mensal) ou 3 meses (injetável trimestral). Porcentagem de falha* 0 a 0,3% * Índice de falha relatado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Organização mundial de saúde e Ministério da Saúde

Quais os métodos hormonais, suas vantagens e desvantagens? Pílula Contraceptivo oral combinado de baixa dosagem Inibe a ovulação Vantagens Eficaz e reversível(Porcentagem de falha* 0,1 a 8% * Índice de falha relatado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Organização mundial de saúde e Ministério da Saúde) Facilidade de uso; Menstruações regulares, com menor duração e dor; Menor risco de doença inflamatória pélvica e cistos ovarianos; Menor risco de câncer de ovário e do corpo uterino (endométrio); Desvantagens Efeitos colaterais leves: náuseas, dor de cabeça ; Possíveis interações com outros medicamentos (principalmente antibióticos e anti-epilépticos); Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis como a AIDS; Possível risco de patologias vasculares (principalmente em mulheres acima de 35 anos e fumantes).  

Quais os métodos hormonais, suas vantagens e desvantagens? Implantes silicone polimerizado Inibe a ovulação; hormônio etonogestrel; altera a secreção do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozoides. Vantagens Altamente eficaz por até 3 anos e reversível (0 a 1,1% em 3 anos) considerado um dos mais seguros métodos contraceptivos reversíveis (uso correto) ; Menstruação com menos sangramento e dor na maior parte das vezes; Não interfere na lactação; A eficácia não depende da usuária. Desvantagens Menstruações irregulares, principalmente no primeiro ano; Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis; Pode ser visto através da pele; Maior risco de gravidez ectópica (óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero) Efeitos secundários: cefaleia, aumento de peso, dor no braço e acne  (pode diminuir com o tempo). Necessita de uma pequena cirurgia com anestesia local para inserção e remoção.

Quais os métodos hormonais, suas vantagens e desvantagens? Adesivo anticoncepcional transdérmico Inibe a ovulação; Contém os mesmos hormônios que a pílula anticoncepcional e são absorvidos por meio da pele; Pode ser colocado em locais como barriga, braço, nas costas ou nas nádegas. Vantagens Redução dos efeitos colaterais causados pela pílula oral; Não possui risco de esquecimento; Escolha apropriada em casos de intolerância gástrica; Altamente eficaz e reversível. Desvantagens Irritação ou erupção da pele no local onde é aplicado; Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis; Efeitos colaterais: náuseas, dor de cabeça, maior sensibilidade e dor nos seios. Com o adesivo, a mulher não precisa tomar a pílula todo dia e o risco de esquecimento diminui. Entre as vantagens do adesivo anticoncepcional também está a redução dos efeitos colaterais causados pela pílula oral, já que em contato com a pele os hormônios são absorvidos diretamente pela circulação. Pode ser uma escolha apropriada em casos de intolerância gástrica. Outro ponto positivo é que o efeito só dura para o mês em que a mulher usar o adesivo. Ao parar de aplica-lo ela retoma a fertilidade e pode engravidar, diferentemente do anticoncepcional injetável, em que a fertilidade só se normaliza depois de seis meses. Irritação ou erupção da pele no local onde é aplicado Alterações na menstruação (diminuição na quantidade, duração e ausência de menstruação) Dor de cabeça Náusea Vômito Maior sensibilidade e dor nos seios