Imaculada Conceição da Virgem Maria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Advertisements

Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Vida da Virgem Maria Maria é mãe de Deus e nossa Mãe.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Maria, mãe de Deus, Mãe do Povo.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
07: Introdução ao Credo Apostólico
Nossa Senhora das Neves
Nossa Senhora de Lourdes..
Maria, singular cooperadora da Redenção
Fr. Pedro Paulo dos Reis Mendes, scj
Novena da Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição de Maria
A morte, um mistério.
A IMACULADA CONCEIÇAÕ Não consiste o privilégio da Imaculada Conceição somente na ausência do pecado original, porém, mais ainda, na plenitude de graça.
NOSSA SENHORA DE LOURDES
Imaculada Conceição.
A Presença Real de Jesus
Virgem Maria.
Virgem Poderosa.
Rainha dos Apóstolos.
Tríduo em louvor á São João Batista
A Divina Providência, para combater os males de uma época, suscita não só pessoas ou instituições. Também o faz por meio de formas de piedade, moções.
Virgem das Virgens.
Theotókos – Mãe de Deus.
08/12/2005 Segundo a Igreja Católica, o bom senso dos fiéis sempre acreditou na imunidade de Maria do pecado original.
Nossa Senhora da Revelação
O Anjo e Maria.
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Maria - Um modelo de fé.
SOMOS INCRÉDULOS OU TEMOS FÉ.
1.
Maria: Modelo original dos homens
Maria Mãe da Eucaristia
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
Nossa Senhora das Graças
Imaculada Conceição de Maria
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua Conceição, foi preservada do pecado original, por privilégio.
Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples.
O nascimento de São João Batista
Nossa Senhora dos Anjos Perdão de Assis ou Indulgência da Porciúncula
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Ligar o som e deixar andar sozinho Pedir a graça do Espírito Santo.
Natividade de Nossa Senhora
Em 7 de novembro de 2008 encerrou-se o ano comemorativo aos 700 anos de morte do representante máximo da Escola Franciscana: o beato João nascido em.
"Bendito é o fruto do teu ventre"
Rainha dos Confessores
Maria, Mãe de Deus.
O Papa Pio XI, por ocasião do XV centenário do concílio de Éfeso (431), instituiu a Festa Mariana a 11 de outubro, em lembrança deste Concílio, onde.
Assunção de Maria.
Maria, a Mãe da Evangelização
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz.
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos.
Maria, plasmada pelo Espírito Santo Compete-nos exortar a todos, principalmente aos pastores e teólogos, a procurarem aprofundar a reflexão sobre a obra.
Nada nos parece mais oportuno e importante do que elevar ao Céu as súplicas de toda a cristandade, para invocar a Mãe de Deus, a Rainha da Paz, a fim.
Maria, Mãe de Jesus Cristo
Virgem Maria no projeto de Salvação
Apresentação de Jesus no Templo
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRGEM MARIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte VIII.
"Bendita..." (Lucas1,30).
São Francisco de Assis, "homem apaixonado por Cristo", vivia segundo a regra do Evangelho, imitando Jesus, Filho de Maria.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

Imaculada Conceição da Virgem Maria

O vocábulo “conceição” é sinônimo de “concepção” O vocábulo “conceição” é sinônimo de “concepção”. O dogma, proclamado por Pio IX no fim do século XIX, afirma que a mãe de Jesus, Maria, foi concebida sem a mancha do pecado original, isto é, de forma imaculada (pura). Todo ser humano nasce com o pecado original, mas Maria gozou do privilégio da concepção pura, porque ela estava predestinada a ser a mãe de Deus, isto é, a mãe de Jesus.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro de nós e que não renunciamos nunca.

A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma, foi definida em 1854, pelo papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus", mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no Oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII.

É bom que se esclareça que os dogmas não significam a criação de uma nova doutrina.  Eles estão sempre fundamentados na bíblia sagrada e na tradição sagrada, direta ou indiretamente. Por este motivo, o católico deve aceitar os dogmas como aceita qualquer verdade de fé revelada na bíblia e na tradição.

Maria de Nazaré desempenha um papel importantíssimo na vida do cristão Maria de Nazaré desempenha um papel importantíssimo na vida do cristão. Ela não pode nos dar as graças, mas pode pedi-las ao seu filho, Jesus. Foi assim, historicamente, nas bodas de Caná, uma festa para a qual Jesus foi convidado e, a pedido de sua amantíssima mãe, transformou água em vinho. Jesus não costuma negar um pedido de sua mãe.

O papa Francisco é muito devoto de Maria e reza o terço diariamente. No céu continua a mesma dinâmica: suplicamos a Maria e ela roga por nós a Jesus. Em virtude da concepção pura de Maria, os católicos lhe tributam um culto especial, denominado “hiperdulia”. Aos outros santos, cultuamos com a “dulia” e a Deus, com a “latria”. O papa Francisco é muito devoto de Maria e reza o terço diariamente.

A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia chamado bem-aventurado João Duns Scoto, que morreu em 1308.

Na linha de pensamento de são Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria como início do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade. Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476.

Em 1570, foi confirmada e formalizada pelo papa Pio V, na publicação do novo ofício, e, finalmente, no século XVIII, o papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade. Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma. De fato, Maria proclamou-se, explicitamente, com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada Conceição".

Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus misericordioso. Foi Deus que concedeu a ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse incontaminada.

Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos. Hoje, não comemoramos a memória de um santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a rainha de todos os santos, a Mãe de Deus.

Texto – Internet – Música Ve Maria Fafá de Belém – Imagens – Google Formatação – Altair Castro 08/12/2014