Linguagens de Programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de Repetição
Advertisements

Estrutura Condicional
Tomada de Decisões Aula 3.
Programação de Computadores - 2
Introdução à Programação
Introdução a Programação
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Estruturas de Controle
Sintaxe de Fortran 25/abril/2006. Comandos Fortran PROGRAM PRINT READ STOP END.
Comandos condicionais
Lógica de Programação Módulo II
1- Leia um nº inteiro e diga se este é positivo.
Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
Estrutura de decisão em JAVA
6 – Estruturas de Controlo
Estruturas de Controlo em Pascal
Capítulo 3 Estruturas de Controle
CEPMAT Curso Técnico em Informática
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Execução de instruções Aula nº4.
Estruturas de Repetição
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
Linguagens de programação
Estruturas de Dados Módulo 3 – Controle de Fluxo
Operadores e Estruturas Condicionais 29/04/2014. Operadores Aritméticos.
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
Estrutura de Decisão e Repetição
Linguagem e Ambiente Scratch
Programação e Sistemas de Informação
Programação e Sistemas de Informação
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
BC-0505 Processamento da Informação
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Introdução à Linguagem C
Aula prática 2 Operadores e Expressões Comandos de Decisão Comentários
ESTRUTURAS DE CONTROLE
Algoritmos Estruturados
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Algoritmos – Exercícios no Visualg
Comandos de Condição Aula 1 1. Introdução Até agora, todos os algoritmos que fizemos têm um fluxo de execução único. As instruções executadas são sempre.
JAVASCRIPT Tutorial Básico Aden Soares OBS: NÃO CONFUNDIR JAVASCRIPT COM JAVA ► O que é JavaScript? É uma linguagem de programação utilizada para.
Fluxogramas e Pseudocódigos
Algoritmo e Programação
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Algoritmo e Estrutura de Dados
Fundamentos de linguagens de programação
Algoritmos.
Lógica de Programação EAGS SIN – Módulo II
ALGORITMIA. ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa.
Programação de Computadores - 1
Introdução a Programação
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Linguagens de Programação Pedro Lopes MÓDULO 1- Algoritmia 2010/2011.
Programação I Aula 07 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
Professor: André L. R. Didier Autor: Francisco Airton
Desenvolvimento WEB Prof. Renato de Oliveira Bastos
Algoritmo Triângulo Problema: Precisa-se de um programa capaz de ler três valores para os lados de um triângulo e verificar se os lados fornecidos formam.
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Linguagens de Programação MÓDULO 1- Introdução à Programação e Algoritmia Pedro Lopes.
Linguagens de Programação Pedro Lopes MÓDULO 1- Algoritmia 2010/2011.
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Linguagens de Programação
Algoritmos – Aula 04 Comandos de repetição.
Algoritmos e Programação
1 Estruturas de Controle Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas.
Fundamentos de Programação
1Unidade – Estrutura Condicional SE Algoritmos e Linguagens de Programação Estrutura Condicional SE Faculdade INED – Abril 2007 Prof. Edwar Saliba.
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Algoritmos Grupos de Slides No 2. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão simples “Se” if end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Transcrição da apresentação:

Linguagens de Programação MÓDULO 1- Algoritmia Pedro Lopes

Correcção do mini-teste Estruturas de controlo de decisão ou selecção Sumário Correcção do mini-teste Estruturas de controlo de decisão ou selecção Com base numa condição Se … Então … Se não (If … Then … Else) Com base num selector Seleccionar Caso… (Select…Case…) Notas: Estruturas de controlo de repetição será dada nas próximas aulas. Exercícios

Objectivos Compreender a utilidade e o funcionamento da estrutura de decisão Seleccionar caso… (Select…Case…) Utilizar a Estrutura de Selecção Seleccionar Caso… na realização de algoritmos e fluxogramas.

Estruturas de controlo : Decisão ou Selecção Podemos ter 2 tipos de estruturas de decisão e selecção: Baseadas numa condição SE… ENTÃO… SENÃO (IF… THEN … ELSE …) Baseadas na selecção ou escolha múltipla SELECCIONAR… CASO (SELECT… CASE …)

Estruturas de controlo

Baseadas numa Condição É uma estrutura que existe praticamente em todas as linguagens de programação e noutros tipos de software (Excel). Permite, com base numa condição, decidir executar uma de 2 acções (ou conjunto de acções). Permite escolher uma de 2 alternativas.

Baseadas numa Condição (cont.) O facto de a estrutura de decisão condicional ter uma parte opcional (a parte associada ao SENÃO), faz com que existam 2 variantes desta estrutura: Decisão simples (não contém a parte SENÃO); neste caso só é indicado o bloco de acções a ser executado se a condição for verdadeira; senão, se for falsa, não é executada nenhuma acção e passa-se ao fim da estrutura (FIMSE)

Baseadas numa Condição (cont.) Decisão composta (contém a parte SENÃO); neste caso se a condição for falsa, é indicado um outro bloco (conjunto) de acções a ser executado antes do fim da estrutura (FIMSE)

Estrutura de Decisão Se … Então … Senão A forma geral da estrutura “Se… Então…Senão” é: SE <Condição> ENTÃO Início <Bloco de instruções> Fim [Senão] FimSe

Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.) Em fluxograma, a estrutura Se…Então…Senão representa-se:

Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.) Um exemplo em pseudocódigo seria: … Nota  12 Se Nota>=10 Então Escrever (“Aprovado”) Senão Escrever (“Reprovado”)

Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.) Em fluxograma, o exemplo atrás representado ficaria:

Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.) Em linguagem Pascal, o algoritmo acima representado ficaria com o seguinte aspecto: … Nota:=12; IF Nota>=10 Then Write(‘Aprovado’); Else Write(‘Reprovado’);

Se (numero >= 100) então Se não Exercício: Enunciado Escrever um algoritmo que determine se o valor lido é inferior, superior ou igual a 100. Ler numero Se (numero >= 100) então Escrever (“O numero”, numero, “é superior a 100”) Se não Escrever (“O numero”, numero, “é inferior a 100”)

Algoritmo “Superior ou Igual a 100” Exercício: Algoritmo Algoritmo “Superior ou Igual a 100” Descrição: “Verificar se o número introduzido pelo utilizador é maior ou igual a 100” variável numero:real inicio ler(“Introduza um número:”, numero) Se (numero >= 100) então Escrever (“O numero”, numero, “é superior a 100”) Se não Escrever (“O numero”, numero, “é inferior a 100”) fim

Exercício: Fluxograma

Exercício Elaborar um Algoritmo e um Fluxograma em que o utilizador introduz duas notas, calcule a média e verifique se a média é superior ou igual a 9,5. Se for VERDADEIRO imprime a seguinte frase “Média Positiva, PARABENS!!”, se não, imprime “Reprovado, tente novamente!!”.

Ajuda à Resolução LER nota1, nota2 Media  (nota1 + nota2) / 2 Se (media >= 9,5) então ESCREVER (“Média Positiva, PARABENS”) Se não ESCREVER (“Reprovado, tente novamente”)

Variáveis nota1, nota2, media : Real Inicio Exercício: Algoritmo ALGORITMO “MÉDIA” DESCRIÇÃO: “Este algoritmo calcula a média de duas notas e imprime uma mensagem para a média positiva ou negativa” Variáveis nota1, nota2, media : Real Inicio ler(“Introduza as notas”, nota1, nota2) Media  (nota1 + nota2) / 2 Se (media >= 9,5) então Escrever(“Média Positiva, PARABENS”) Se não Escrever(“Reprovado, tente novamente”) fim

Exercício: Fluxograma

Estruturas de controlo : Estrutura de Selecção multipla Permite optar, mediante uma variável que desempenha a função de selector entre um certo número de alternativas (casos) possíveis: Fluxograma:

Estrutura de controlo : Selecção múltipla Pretende-se um algoritmo que indique o nome de um operador aritmético, lógico ou relacional, com base na introdução do respectivo símbolo por parte do utilizador(exemplo: se o utilizador inserir ‘>=’ o output deverá ser ‘Maior ou igual a’). Desafio: Elabore o algoritmo que permita resolver o problema em causa

Estrutura de controlo : Selecção múltipla Solução: Fluxograma

Estrutura de controlo : Selecção múltipla Solução: Algoritmo: Inicio Ler(“Introduza o operador”,Car); Seleccionar Car Caso “+”: Escrever (“Adição”); Caso “-”: Escrever (“Subtracção”); Caso “*”: Escrever (“Multiplicação”); Caso “/”: Escrever (“Divisão”); Caso “>”: Escrever (“Maior do que”); (…) Senão: Escrever (“Não é um operador!”); Fim Seleccionar Fim

Estrutura de controlo : Selecção múltipla Exercício: Elabore o algoritmo e respectivo fluxograma que dado um número inteiro de 0 até 9, fornecido pelo utilizador, indique a cor correspondente. Assuma que a correspondência entre números e cores é a seguinte: 0 – preto 1 – Branco 2 – Amarelo 3 - Azul 4 – Castanho 5 - Cinzento 6 – Laranja 7 - Lilás 8 – Vermelho 9 – Verde

Próxima aula Estruturas de Controlo: Estruturas de repetição ou ciclos Resolução de exercícios