Desestruturação do Império Romano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROMA.
Advertisements

IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
O império Persa.
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Prof. Luiz Fagner História
Idade Média Ocidental.
História Política de Roma
Alta Idade Média Período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
1 – OS POVOS BÁRBAROS: Povos fora das fronteiras (sem cultura greco-romana). Germânicos – principal grupo (suevos, lombardos, teutônicos, francos, godos,
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
A formação de Roma.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
A Formação do feudalismo
A Formação da Europa Feudal
IDADE MÉDIA Economia e Sociedade Professor Ricardo.
O declínio do Império Romano
O INÍCIO DE UM NOVO PERÍODO
Prof. Everton da Silva Correa
Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
ROMA ANTIGA No Período da Realeza.
ROMA ANTIGA nome:rosane crislaine turma:a7
Roma Antiga Nome:Marcelo Sagaz Nome:Cristiano Jacoby Turma: A 7
O FEUDALISMO.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O feudalismo O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. De modo geral, a configuração.
FEUDALISMO.
História
FEUDALISMO.
Estado, Cultura e Sociedade
A Queda do Império Romano
Profª: Ms.Socorro Moura
REINO FRANCO/IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Conceito de Idade Média
IDADE MÉDIA (476 – 1453) Profº Paulo Henrique.
FEUDALISMO FEUDO.
Depois da queda do império romano do ocidente
A Construção da Democracia
História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Mapa Físico da Europa.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
“Bárbaros” para os Romanos
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Alta Idade Média Período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos:
IDADE MÉDIA – 476 D.C / 1453 Idade das trevas?.
Roma antiga Roma antiga.
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
Feudalismo.
História da Antiguidade Clássica e Roma
Capítulo 17 – Como Roma se tornou uma cidade poderosa?
O Império Romano.
IDADE MÉDIA Carlos Mendes
Roma antiga Roma antiga.
Idade Média Alta Idade Média.
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
O Império Romano.
16/2/2016www.nilson.pro.br1 16/2/2016www.nilson.pro.br2.
Atividades de História
A Europa do século VI ao século XI. As invasões germânicas Decadência do Império Romano -Crises económico-sociais - crises políticas -Divisão do império.
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
IDADE MÉDIA Prof. Iair ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes.
Transcrição da apresentação:

Desestruturação do Império Romano →Grande extensão das fronteiras do Império. →Falta de admnistração. →Fronteiras sem Exército para proteger. ↘Invasões dos Povos Bárbaros, que pressionavam constantemente. →A população romana sofre com essa nova condição; os saques tornam-se frequentes, o que deixa a população insegura!

Ruralização da sociedade romana Busca de segurança para viver. Busca de trabalho. O homem saí da cidade e vai para o campo. Roma em números: * No auge do Império: 1 milhão de habitantes. * No período da crise: 300 mil.

O COLONATO De quem eram as terras da área rural? As terras pertenciam ao Estado Romano e proprietários particulares. Onde se instalaram os romanos que migraram da cidade para o campo? Os proprietários permitiram que essas pessoas se fixassem em suas terras. Em troca de quê? De trabalho.

O COLONATO ↓ PROPRIETÁRIO (não possuía recursos para explorar a terra) ↙ ↘ Permetia que o Colono se Parte da produção era fixasse a terra. destinada ao proprietário. ↘ ↙ COLONO Inicialmente era um trabalhador livre; ao longo do tempo passou a ser preso à terra.

A organização dos Germânicos Nação (laços éticos) Tribo (Junção dos clãs) Clã (Reunião das famílias)

Germânicos Povo Guerreiro Elite Guerreira = armava as ações de guerra. ↘Assembléia → 1 Líder – Chefe Guerreiro (era considerado sagrado) ∟ Tornava-se Rei (relação de dependência) Comitatus = Assembléia dos Companheiros

Como ficou a cidade romana após o ataque dos bárbaros ???? Roma após as Invasões Poder Centralizado = Imperador Poder Descentralizado= Realezas (poder local) Instituições Romanas reguladoras das Leis = Senado, Tribunos da Plebe, Magistrados As Leis eram baseadas nos costumes, transmissão oral = DIREITO CONSUETUDINÁRIO consuetudinário (latim consuetudinarius, -a, -um) 1. Ordinário; habitual, acostumado. direito consuetudinário: o que não está escrito e é só fundado nos usos ou costumes.

A Fixação dos Germânicos em terras romanas 1 FASE- séc V ao VI 2 FASE- A partir do VI Guerras Alianças Não possuíam administração, logo seus domínios não eram douradouros. Viviam em conflitos. Fortaleceram seus centros políticos. Domínios douradouros. ↘ Incentivou a formação da Sociedade Feudal!!!

Como os Reis mantinham o Poder? FAMÍLIAS ARISTOCRACIA Administração da casa Real Cobravam Tributos Segurança CLÉRIGOS (cristão que assumia cargos de liderança) Conhecimento da escrita e possuíam grandes extensões de terra. Converteram os Reis ao cristianismo.