Metodologia da Infância e adolescência Missionária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Perfil do Assessor da IAM
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
Catequese orante ao redor da mesa
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Arquidiocese de Curitiba
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
SESSÃO SE FORMAÇÃO NÍVEL III
OS CONSELHOS MISSIONÁRIOS PAROQUIAIS.
Um novo olhar para uma nova prática
Catequese orante ao redor da mesa
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Encaminhamento para o AGIR
Bem-vindo/a.
Conselhos Missionários
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
Rainha dos Apóstolos.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
A eucaristia Começar.
Espiritualidade do Catequista
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
O princípio da interação: “Fé-Vida”
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
REUNIÃO DE PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Infância e Adolescência Missionária
Um novo olhar para uma nova prática
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
GRUPOS DE FAMÍLIAS.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
JOÃO é seu nome.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Olhando para o Céu Ascensão.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Ministros Extraordinários da Eucaristia Em 2007 Participação de 03 encontros diocesanos; Participação de 03 encontros diocesanos; Encontro Comarcal de.
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Paróquia Nossa Senhora Aparecida Novembro Pastoral Vinde Pequeninos! Desde 2003 promovendo a evangelização de crianças De 3 e 8 anos de idade.
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
MISSÃO BOM SAMARITANO 08 maio Festa da Vida 2016 O bom samaritano (Jean-François Millet)
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Infância e adolescência Missionária

Os encontros de Grupo Jesus reunia os Apóstolos para conviver com eles, rezar, testemunhar o amor do Pai para com os pequenos e excluídos, assim as crianças da IAM se reúnem para:

Conviver Partilhar Escutar Servir Rezar Estudar

Plano de Formação

Objetivo: Ajudar as crianças e os adolescentes a se tornar verdadeiros missionários.

Tema Gerador Realidade Missionária Espiritualidade Missionária Compromisso Missionário Vida de Grupo

DESCOBRIR HISTORIA DO HOMEM QUE QUERIA SER O BOM SAMARITANO

Realidade Missionária: 1o Semana É o estudo da realidade missionária escolhida no encontro anterior. Momento de aprendizagem, partilha e síntese da pesquisa feita em casa.

Realidade Missionária: 1o Semana Procurar conhecer as diferentes realidades do mundo. Ligar a realidade local com a universal.

ENTRAR NO CORAÇÃO

Espiritualidade Missionária: 2o Semana É o esforço de fazer experiência de oração a luz do que se aprendeu na realidade missionária. Garantir que seja experiência de oração, não discussão ou conversa ou dinâmicas. Procuram ligar a realidade estudada com a Palavra de Deus (leitura orante, deserto, silencio, encontro com a Eucaristia, terço missionário)

Espiritualidade Missionária: 2o Semana Aprender a sentir como Jesus sentia. Interiorizar a mensagem estudada por meio de uma experiência de oração.

COMPROMETER-SE

Compromisso Missionário: 3o Semana Ações concretas, dentro da possibilidades do grupo, que alcancem os missionários que trabalham além fronteiras (conhecer projetos de evangelização e desenvolvimento alem fronteiras, e ajudar financeiramente. Manter um contato com os missionários através de cartas, email...) Os adolescentes e os assessores colocam em prática o que aprenderam nos encontros anteriores, não ficam presos nos muros da sala do encontro mas saem.

Compromisso Missionário: 3o Semana O grupo não recusa os apelos que chegam da realidade local sem esquecer o além fronteiras. Cada membro do grupo pensa como envolver outras pessoas na caminhada

Compromisso Missionário: As atividades concretas pára financiar os projetos além fronteiras podem ser: Venda de comidas, rifa, bingos, arraial missionário, pedido de doações, ... .

CONTEMPLAR

Vida de Grupo: 4o Semana Encontro aberto a todos. Estreitar os laços de amizade entre os membros do grupos.

Vida de Grupo: 4o Semana Escolha do tema e programação dos encontros seguintes. Pode-se realizar diversos tipos de confraternizações, passeios, festas familiares, jogos, concursos, celebrações dos aniversários, festas litúrgicas, etc..

Adolescência Missionária “Adolescente Evangelizando Adolescente”

... A historia começa A hora de grupo a primeira das outras 163 horas da semana. O compromisso não termina; Adolescência missionária estilo de vida

Roteiro do encontro AM Hoje queremos ... Providencias Abertura: acolhida, estou ligado, fiz a minha parte Atividade do dia Tarefas Cofrinho Oração Despedida

Roteiro do encontro Acolhida Momento de oração Troca de noticias fatos da semana Relato dos compromissos Estudo do tema do dia. Escolha e divisão das tarefas Cooperação material (cofrinho) Despedida

Os responsáveis Responsável para coordenar o grupo é uma criança caso se trate de grupos de crianças (7-11) Ou um adolescente caso seja um grupos de adolescentes (11-14) O assessor ajuda na preparação do encontro e monitora o andamento do encontro O assessor pode ajudar no começo o coordenador depois deixara tudo na sua mão

Diferenças entre coordenador e assessor .... Idade Conhecimento Responsabilidade (assessor: elo com a paróquia e garante do carisma)

Compromisso semanal Rezar para os missionári@s Renunciar a alguma coisa de meu (picolés, chicletes, bombons, batatinhas, vídeo games, ect), para ajudar outras crianças em outro continente. Além de um compromisso especifico para cada encontro.

DIFERENÇAS COM A CATEQUESE Desenvolve uma área especifica seria a missão além fronteiras. Não esta ligada a preparação dos sacramentos. Os atores da formação são o mesmos adolescentes ou crianças. Os adultos tem um papel de suporte, monitoram.

DIFERENÇAS COM A CATEQUESE Visa a um compromisso concreto de solidariedade. Infância ou adolescência missionária não substitui a catequese, integra a catequese. Grupos da perseverança. Grupos de agregação em um momento particular da vida, a adolescência.

Para não esquecer Os gestos concretos (fatos), juntos com as explicações (palavras). Para mudar o estilo de vida. Ampliar os horizontes: à família humana. Incentivar uma atitude cristã missionária, de uma Igreja de batizados a uma Igreja de missionários. Entrosar em um serviço eclesial os adolescentes e crianças.