Myrian de Moura Abdon – INPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal
Advertisements

Biomas brasileiros.
Domínios vegetais originais
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
Sistema de Martius (1837).
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS PARA DELINEAMENTO DE ECORREGIÕES AQUÁTICAS
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
BIOMA É UMA GRANDE COMUNIDADE QUE ESTÁ ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES ECOLÓGICAS DE CADA REGIÃO.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
MAPA DA VEGETAÇÃO DA AMAZÔNIA DA AMERICA DO SUL
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Biomas do Mato Grosso do Sul
Ecossistemas do Brasil
PRINCIPAIS BIOMAS DO MUNDO
PERDAS DE SOLO E ÁGUA NA BACIA DO ALTO TAQUARI
João dos Santos Vila da Silva - Embrapa Dr. em Eng. Agrícola -
Flora.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
22 de maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica
Cerrado.
Tema: Agroindústria no Mato Grosso do Sul
PANTANAL.
Monitoramento dos Biomas Brasileiros
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Florianópolis, 15 de agosto de 2014
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Proteção e uso sustentável de paisagens dos biomas brasileiros:
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Caracterização da Ecorregião do Planalto Central REFERÊNCIAS RESULTADOS APRESENTAÇÃO IBGE – Instituto Brasileiro de Geografias e Estatística –
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
MATO GROSSO DO SUL CAPITAL: CAMPO GRANDE.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
clique no mouse para passar as telas
PROJETO BADDAM MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa.
AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE.
Biomas do Brasil.
Alunas: Eduarda Santos, Lavinia e Thiffany
Reunião Banco do Brasil Projetos TerraClass Amazônia
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
PROFESSOR: Warley Ferreira
BIOMAS DO BRASIL.
Situação de aprendizagem 1
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS NO BRASIL
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
Exercício optativo 2 – Desenho de reservas  Caráter: Optativo - domiciliar – individual  Prazo: 18/11(noturno) e 20/11 (diurno).  Objetivo: Aplicar.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto GeoNordeste Aracaju - SE Iêdo GEO-NE 2006.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA.
Geografia Revisão.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
Exercício optativo 3 – Desenho de reservas  06/05 – a domicílio – individual  Objetivo: Aplicar os argumentos de seleção e desenho de reservas (discussão.
Análise de Dissertação Metodologia de Pesquisa Científica – SER 212 Docente: Prof. Dr. Gilberto Câmara DADOS MODIS PARA MONITORAMENTO E DETECÇÃO DA RETIRADA.
Localização geográfica.... fatores climáticos temperatura pluviosidade umidade relativa tipo do substrato.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 5 19 jan
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

GEOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A DIVERSIDADE DA VEGETAÇÃO DO PANTANAL BRASILEIRO Myrian de Moura Abdon – INPE João dos Santos Vila da Silva – Embrapa Informática Agropecuária Gabriel Mancini Martins de Sales – Bolsista CNPq Objetivo e Justificativa do Trabalho Dar suporte a pesquisas ambientais na região do Pantanal e ser utilizado como material didático. Essa região é carente de informações devido a grande dificuldade de realização de trabalhos de campo provocada pela ocorrência de ciclos periódicos de inundação.

As informações ambientais foram obtidas No âmbito do Projeto“PROBIO-Pantanal” - Levantamento e mapeamento dos remanescentes da cobertura vegetal do bioma Pantanal, período de 2002 na escala de 1:250.000, concluído em 2006 e No banco de dados multitemático do Pantanal, estruturado em SIG/SPRING, para a execução do Projeto “PCBAP” – Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai, concluído em 1997 O Pantanal brasileiro está inserido na Bacia do Alto rio Paraguai (BAP) e ocupa uma área de 138.183 km2.

Área de Estudo – Pantanal (em verde) Localizado na Bacia do Alto Paraguai (contorno maior) Imagens Landsat Cartas 1:250.000

Pantanal Brasileiro Bolívia Paraguai Brasil MT MS

Desenvolvido em forma de multimídia, utilizando-se o software Macromedia Flash Professional 8, esse trabalho reúne 575 fotografias organizadas em capítulos segundo as sub-regiões do Pantanal Brasileiro

O capítulo 1 é versa sobre informações ambientais do Pantanal como um todo, nos tema sobre delimitação e localização, geologia, geomorfologia, hidrologia, vegetação e sistema produtivo. O capítulo 14 refere-se a lista das referências bibliográficas consultadas para o desenvolvimento do trabalho. Os outros 12 capítulos versam sobre as 11 sub-regiões do Pantanal e uma região denominada Morrarias da Borda Oeste a qual não faz parte do Pantanal mas, localiza-se na continuidade de sua área até a fronteira com a Bolívia.

segundo o Sistema Fitogeográfico Brasileiro do IBGE (2005) Nos capítulos são apresentados textos sobre as características ambientais e fotografias exemplificando as sub-formações da vegetação, mais representativas das Regiões Fitoecológicas segundo o Sistema Fitogeográfico Brasileiro do IBGE (2005) As 11 sub-regiões do Pantanal brasileiro que deram origem aos capítulos são: no Estado de Mato Grosso: Cáceres, Poconé, e Barão de Melgaço e no Estado de Mato Grosso do Sul: Paiaguás, Nhecolândia, Abobral, Aquidauana, Miranda, Nabileque e Porto Murtinho.

Cada capítulo traz informações específicas sobre a sub-região que está sendo consultada. As informações versam sobre delimitação e localização, geologia, geomorfologia, vegetação, solo e sistema produtivo. Exemplo do Capítulo 9 referente a sub-região do Abobral

exemplificado por fotos. Sub-região do Abobral com os temas de vegetação que são exemplificado por fotos. Os pontos assinalados na imagem da sub-região do Abobral são links para fotos, da sub-formação composta de Savana Gramíneo Lenhosa (campo nativo) + Savana Florestada (cerradão, de estrutura florestal).

Todas as fotografias trazem informações sobre os tipos de vegetação: O acesso a um desses três pontos assinalados na imagem nos leva a outra página contendo a foto requerida Todas as fotografias trazem informações sobre os tipos de vegetação: Floresta Estacional Semidecidual (Mata) Floresta Estacional Decidual (Mata Seca) Savana (Cerrado) Savana Estépica (Chaco) Formações Pioneiras Áreas de Tensão Ecológica ou Contatos Florísticos e Pecuária sobre pastagem plantada

A partir do acesso a um dos pontos observados na imagem da Sub-região do Abobral, dentro do tema de sub-formação Savana Gramíneo-Lenhosa + Savana Florestada, visualiza-se a seguinte foto:

Essa foto representa uma paisagem característica da Sub-região do Abobral, dentro do brejo do rio Negro, e corresponde a sub-formação de vegetação Savana Gramíneo-Lenhosa + Savana Florestada, tema esse regionalmente conhecido por campo nativo com caapões (ilhas) de cerradão. Essa foto foi obtida do ponto de coordenadas 19º18’31’’S e 57º03’15’’O, em 12/12/2004, onde o solo é composto por Areias Quartzosas Hidromórficas distróficas, em relevo de acumulação com inundação alta. Informações deste tipo acompanham todas as fotografias encontradas neste livro.

MUITO OBRIGADA O livro completo (Abdon e Silva, 2006), resultado deste estudo, pode ser obtido por download no site da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) do INPE através do endereço: http://www.dsr.inpe.br/publicacoes E consultado on-line no endereço: http://mtc-m13.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/MTC-m13@80/2007/06.28.19.31/doc/index.html MUITO OBRIGADA