Hotelaria Verde Minimização do Impacto da Hotelaria no Meio Ambiente

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Transcrição da apresentação:

Hotelaria Verde Minimização do Impacto da Hotelaria no Meio Ambiente No ano 2000 movimentaram-se mais de 600 milhões de turistas em todo o mundo e a OMT prevee um crescimento annual de 4,3% até ao ano 2020. A actividade turística tem sido a principal fonte de receitas em alguns países mas se não for planeada e gerida de forma sustentável pode atingir significativamente de forma negativa o nosso património natural e cultural, que é aquilo que considero como a matéria prima da indústria que todos nós representamos. Todos nós como gestores de esta actividade devemos estar conscientes da problemática ambiental do planeta Terra e estarmos sensibilizados para que as nossas práticas de gestão sejam sempre no possível “amigas do ambiente”. Os hotéis podem dar um relevante contributo para o desenvolvimento de um turismo sustentável através da introdução de iniciativas e desenvolviemento de uma cultura ambientalista também conhecida como “Hotelaria Verde”

HOTELARIA VERDE Desenvolver a consciência crítica do empresário hoteleiro de que o seu negócio está intimamente ligado e dependente da qualidade ambiental. Incentivar o envolvimento de fornecedores no processo de adopção de boas práticas ambientais Desenvolver acções de formação dirigidas aos colaboradores da empresa e promover actividades ambientalistas internas e na comunidade

Hotelaria Verde GOVERNO COMUNIDADE FORNECEDORES Através de um programa de “Hotelaria Verde” temos a oportunidade de aplicar uma série de boas práticas (actividades, productos e serviços) e sensibilizar a um importante número de parceiros: Governo, Fornecedores, Clientes, Colaboradores e Comunidade. e a sua vez causar um efeito multiplicador para com a qualidade ambiental (minimização do impacte ambiental, redução de riscos ambientais em caso de acidentes de operação, melhoría contínua dos índices ambientalistas do lugar). O sucesso de um verdadeiro programa de gestão ambiental dependerá em primeiro lugar na consciência crítica do empresário hoteleiro de que o seu negócio está intimamente ligado e depende da qualidade ambiental. A seguir, da comunicação, formação e envolvimento dos parceiros no processo de actividades “amigas do ambiente”. Programa Hotelaria Verde Para implementar um programa numa unidade hoteleira, será necessário formar um “Grupo de Trabalho Ambientalista”; O tamanho do grupo dependerá da dimensão da unidade, disponibilidade das pessoas, etc. Cada departamento/secção deverá estar representado por um colaborador; Alguém da Direcção será nomeado “Coordenador do Programa” Auto-avaliação / Revisão das práticas de gestão e procedimentos actuais ambientalista [Pode usar o EMAS-Eco Management and Audit Scheme, ISO 14001 / Certificação para la Sostenibilidad Turística en Costa Rica (www.turismo-sostenible.co.cr) Benchmarking / Aplicar boas práticas de Gestão Ambiental (Environment Good Practice in Hotels by the International Hotel & Restaurant Association - www.ih-ra.com/publications EMAS-Eco Management and Audit Scheme //europa.eu.int/comm/environment/emas/index_en.htm //www.emas.org.uk //www.inem.org/emas-toolkit/ (Toolkit para peq. E med. Empresas) ISO 14001 www.tuv.pt -certifica Eco-Hotel Certificação para la Sostenibilidad Turística en Costa Rica www.turismo-sostenible.co.cr Environment Good Practice in Hotels by the International Hotel & Restaurant Association www.ih-ra.com/publications COLABORADORES CLIENTES

Hotelaria Verde-Benefícios Um bom PR (Public Relations); Melhor gestão dos riscos ambientais; Maior eficiência nos recursos utilizados; Redução de custos operacionais. Hotel: Um bom PR (Public Relations); Melhor gestão dos riscos ambientais; Maios eficiência nos recursos utilizados; e Redução de custos operacionais.

Primeiros passos: Criar uma Comissão de Preservação do Meio Ambiente; Nomear um Presidente que dirija todo o proceso; Tomar conhecimento das necesidades e práticas locais estabelecendo programas adaptados às caracteristicas da região;

(Cont…) Primeiros Passos Treinar o pessoal através de uma variedade de iniciativas ambientais; Informar os clientes e publicitar os sucesos conseguidos; Identificar maneiras de participar em organizações regionais favoráveis a esta temática

GESTÃO DO DESPERDÍCIO/LIXOS BOAS PRÁTICAS NA HOTELARIA: Use baterias/pilhas recarregáveis ou amigas do ambiente (livres de mercurio) Reduza o volume do desperdício compactando-os Maximize o uso do computador/correio electrónico em vez de usar papel Substitua garrafas de plástico por garrafas de vidro re-utilizáveis Seleccionar o lixo em: vidro, papel, cartão, plástico, latão Devolver as embalagens aos fornecedores sempre que possível

ENERGÍA E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA BOAS PRÁTICAS NA HOTELARIA: Quartos Durante períodos baixos de ocupação, agrupe os clientes nas mesmas zonas relativamente aos sistemas mecânicos e elétricos. Apage áreas não ocupadas. Durante o inverno alugue quartos virados ao sol Tenha empregadas de andares a vigiar os quartos que ficam vazios o mais cedo possível para poder desligar TV, luzes e rádio, etc Monotorize e registe os consumos utéis durante 24 horas Instalação de controlos independentes/individuais de ar condicionado Instalação de sensores automáticos para ligar/desligar luzes e abrir/fechar saída de agua nas torneiras, etc Usar lampadas de baixo consumo; Usar fontes alternativas de energia; Reduzir capacidade dos depósitos de água dos autoclismos; Inspeccionar torneiras regularmente

ENERGÍA E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA BOAS PRÁTICAS NA HOTELARIA: Lavandaria/Limpeza a Seco Verifique se as horas de funcionamento da lavandaria estão de acordo com as necessidades da operação em questão Opere com os equipamentos cheios de roupa para poupar água e energia, não use a máquina para pouca quantidade Ajuste as quantidades de água com as recomendações do fabricante Verifique se as torneiras estão bem fechadas para evitar fugas Verifique se fugas de vapor foram reparadas imediatamente após alerta Verifique níveis de água para assegurar que são os adequados Desligue as máquinas sempre que não as estiver a usar

COMPRA DE PRODUTOS BOAS PRÁTICAS NA HOTELARIA: Compre produtos de qualidade, se possível certificados (ISO 9001,HACCP, etc) Custos de transporte deve ser um factor importante em decisões de compra Compre de acordo com a operação do hotel Compre produtos amigos do ambiente, feitos de material reciclados ou que que sejam recicláveis Todos os produtos comprados pelo hotel devem ser analisados em termos do impacto ambiental. Os resultados devem ser considerados nas decisões de compra

QUALIDADE DO AR INTERIOR BOAS PRÁTICAS NA HOTELARIA: Filtre ou purifique o ar Elimine ou reduza a fonte de poluição, talvez ajustando o tempo de uso da fonte onde é gerado o poluente Ventile ou dilua os poluentes Mantenha os filtros de entrada e saída de ar limpos Abra as janelas dos quartos enquanto estão a ser limpos Evitar desinfectantes e ambientadores, especialmente aeróssóis

EMISSÕES DE AR PARA O EXTERIOR BOAS PRÁTICAS NA HOTELARIA: Utilize gas natural em vez de fuel e/ou outras formas de fontes de energía Limpe regularmente as fossas de esgotos Limpe regularmente os filtros e ductos de saída de ar para o exterior (Lavandaria, Cozinha, etc) Procurar ajardinar área cincundante do hotel

RUÍDO BOAS PRÁTICAS NA HOTELARIA: Coloque janelas melhores (uma boa isolação de som também fornece boa isolação térmica para melhor conservação da energia ) Feche todas as aberturas encontradas em paredes, chão e tecto Substitua todos os equipamentos (secadores de cabelo dos quartos, aspiradores, etc) por aqueles que façam pouco barulho Instale isolantes de som por debaixo da banheira, nas paredes, etc Coloque Mini-Bares que não tenham compressor, compre do tipo silencioso.

Sistema de Gestão Ambiental Normas ISO 14001 (International Organization for Standardization) http://www.iso.org http://www.iso14000-iso14001-environmental-management.com http://www.quality.co.uk/iso14000.htm EMAS (Eco-Environment Management Audit Scheme)-Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria http://europa.eu.int/comm/environment/emas/index_en.htm