A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria missionária de Cristo
Advertisements

Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Maria, mãe de Deus, Mãe do Povo.
A saudação e o nome cheia de graça diz-nos tudo, refere-se em primeiro lugar, a eleição de Maria como Mãe de Deus.
Maria, singular cooperadora da Redenção
Rainha de todos os Santos
Fr. Pedro Paulo dos Reis Mendes, scj
Rosarium Virginis Mariae
Novena da Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição de Maria
A IMACULADA CONCEIÇAÕ Não consiste o privilégio da Imaculada Conceição somente na ausência do pecado original, porém, mais ainda, na plenitude de graça.
Salve, Maria Mãe de Deus.
Maria e os Padres da Igreja.
Imaculada Conceição.
Virgem Maria.
Rainha dos Apóstolos.
Santa Mãe de Deus.
Na Origem da Eucaristia, está presente Maria.
Virgem das Virgens.
Rainha das Virgens.
Rainha dos Patriarcas.
Mãe do Salvador.
Theotókos – Mãe de Deus.
A Santíssima Trindade e Maria.
08/12/2005 Segundo a Igreja Católica, o bom senso dos fiéis sempre acreditou na imunidade de Maria do pecado original.
Maria a Bem-Aventurada
O Anjo e Maria.
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Maria - Um modelo de fé.
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o apóstolo. Por isso devia fazer-se.
Nossa Senhora Rainha.
Maria, Mulher Eucarística
1.
Maria Mãe da Eucaristia
Nossa Senhora Rainha dos Corações.
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
R AINHA DO S ANTO R OSÁRIO A décima primeira das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha do Santo Rosário”, em latim.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
Imaculada Conceição de Maria
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua Conceição, foi preservada do pecado original, por privilégio.
Maria Imaculada.
Ligar o som e deixar andar sozinho Pedir a graça do Espírito Santo.
Louvor a Maria, Mãe de Deus
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Em 7 de novembro de 2008 encerrou-se o ano comemorativo aos 700 anos de morte do representante máximo da Escola Franciscana: o beato João nascido em.
Rainha dos Confessores
Rainha dos Anjos.
Maria, Mãe de Deus.
Maria, Medianeira das Graças Entre os títulos atribuídos a Maria no culto da Igreja, o capítulo VIII da Lumen Gentium recorda o de “Medianeira”. Embora.
Rainha dos Mártires.
Mãe do Criador.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Magnificat.
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
CREDO DE ATANÁSIO (Séculos IV e V)
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Maria e o Advento.
Nossa Senhora de Loreto Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos,
Imaculada Conceição da Virgem Maria
A doutrina da Imaculada Conceição era conhecida desde os primeiros séculos e por todos admitida. A esse respeito, nenhuma contradição se levantou na.
Os cristãos têm um amor muito grande à Maria por justas razões. Nenhum cristão vê em Maria uma deusa nem a põe em pé de igualdade com Deus. Quem pensa.
Transcrição da apresentação:

A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali Concepta. O final da ladainha acena para um dos principais dogmas marianos: ela foi preservada do pecado original. Mas qual o sentido deste dogma?

Antes é preciso recordar quais são os quatro dogmas que se referem a Maria: 1. Virgindade Perpétua; 2. Maternidade Divina; 3. Imaculada Conceição; 4. Assunção ao Céu. Os dois primeiros dogmas foram definidos na Bíblia e reconhecidos pela Igreja ao longo do primeiro milênio. Os dois últimos são definições recentes da Igreja. Nenhum deles está preocupado em definir a identidade ou os méritos de Maria.

Todos os dogmas marianos, na verdade são cristológico, ou seja, defendem a natureza de Jesus Cristo como Verbo Encarnado, verdadeiramente humano e divino. Isto é importante, pois, como dizia Santo Irineu já no século 2, “o que não foi assumido, não foi redimido”. Se a encarnação foi uma farsa, então não fomos salvos pelo sacrifício de Cristo na cruz.

Até aquilo que é belo. O pecado produz doença e depressão. Por isso, seguir Jesus com o coração arrependido e livre é uma fonte de grande alegria. Maria é causa desta alegria enquanto disse sim! Como afirma Santo Irineu, o nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria.

No início do cristianismo algumas pessoas achavam que Jesus era simplesmente homem com aparência de Deus. Outros achavam que era Deus com aparência de homem. Era difícil acreditar que Deus infinito e onipotente pudesse se encarnar… assumir os limites de um Galileu de Nazaré! Por isso, a Igreja no Concílio de Calcedônia teve que afirmar que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, sem confusão nem separação.

Ao dizer que Maria concebeu do Espírito Santo, ou seja, na virgindade, os evangelistas defendiam que Jesus não era somente humano; era Filho de Deus pela ação direta do Espírito Santo. Portanto, o dogma da “virgindade de Maria”, na verdade afirma a divindade de Jesus!

Ao dizer que Maria é Mãe de Deus (Theotokos) a liturgia dos primeiros séculos queria afirmar que entre a natureza humana e divina de Cristo não poderia haver separação. Maria é mãe do Cristo inteiro; ou seja, a natureza divina realmente assumiu (e salvou) a natureza humana. Portanto, o dogma da “maternidade divina” de Maria, na verdade afirma a humanidade de Jesus enquanto Deus!

Mas e o dogma da Imaculada Conceição? Esta verdade de fé demorou muito para ser aceita pelos teólogos. Mesmo Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino tiveram dificuldades de entender a Imaculada Conceição. Se Maria tivesse nascido sem o pecado original, do que então teria sido salva? Ela teria sido a única criatura que não precisou do sacrifício redentor de seu filho? É claro que não.

Na verdade o povo e a devoção popular acreditavam neste dogma bem antes da sua definição oficial por parte da Igreja. Veja que a imagem que veneramos em Aparecida é a da Imaculada Conceição. Lembre que foi encontrada no Rio Paraíba no século 18 e o dogma da Imaculada Conceição foi definido pela Igreja somente no século 19.

A solução para este enigma é simples. Aos poucos os teólogos foram entendendo que a salvação oferecida em Cristo é mais do que simplesmente redimir dos pecados. Maria não pecou, mas teve que ser recriada em Cristo; nele todos somos regenerados… gerados novamente para uma vida nova. O dogma da Imaculada Conceição mostra que antes do pecado original existia a graça original.

Fomos criados sem defeito de fabricação. Um dia seremos novamente imaculados. Não teremos mancha. Maria nos precede na ordem da graça. Na que foi “cheia de graça” não haveria espaço para a desgraça. Devemos caminhar para esta meta. O céu também é conquista. A graça vai nos tornando plenos até ficarmos imaculados.

23/09/2011