A adolescência e a sexualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA GENITAL FEMININO
Advertisements

Transmissão das Infecções
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
SIDA.
Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.
Mudanças Físicas.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Disciplina: Ciências Professora: Isabel Fernandes
Trabalho realizado por:
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Doenças sexualmente transmissíveis
REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
Agrupamento de escolas Gil Paes Projecto Saber+saúde 7ºB
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Gravidez na Adolescência
Relações Interpessoais Na Família
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Sistema Reprodutor.
DST – doenças transmissíveis por contacto sexual
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Ciências Naturais 9ºAno
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Transmissão das Infeções
Uma conversa de sentimentos!
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Sistema humano responsável por esta função:
Doenças sexualmente transmissíveis
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
Uma Viagem maravilhosa!
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
Educação Sexual “Corpo em Transformação”
Adolescência.
Doenças sexualmente Transmissíveis Regina Barbosa
REPRODUÇÃO HUMANA.
Papiloma Humano.
Como se desenvolve a sexualidade
Adolescência….
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Infeções sexualmente transmissíveis
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Reprodução humana e crescimento
Gravidez, métodos contraceptivos, DST/ métodos de prevenção. Thaís Renata – PIBID UNICAMP –
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
COMO SE DESENVOLVE A SEXUALIDADE?. QUANDO SE INICIA A PUBERDADE? Como sabemos se os nossos órgãos reprodutores entraram em funcionamento?
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
O QUE SÃO as DST’S / IST’S? São infecções que se transmitem, de pessoa infectada para pessoa sã, sobretudo, através de contacto sexual. Algumas IST’s atingem.
dos órgãos reprodutores
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Transcrição da apresentação:

A adolescência e a sexualidade

O que é a adolescência? Transição entre a infância e a idade adulta Etapa essencial da vida que permite amadurecer através de uma série de experiências. Transformações físicas, emocionais e sociais. Alterações nos corpo e nas relações com os pais e amigos.

Caracteres sexuais secundários masculinos Mudança na voz. Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular. Aumento do tamanho do pénis e dos testículos. Erecções nocturnas. Aparecimento do acne. Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. Maior secreção da hormona testosterona

Caracteres sexuais secundários femininos Alargamento das ancas. Maior acumulação de gordura no tecido adiposo. Desenvolvimento dos seios e das ancas. Menstruação mensal. Aparecimento do acne. Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. Maior produção da hormona estrogénio e progesterona.

A adolescência é uma fase complexa Novos riscos A adolescência é uma fase complexa Novas experiências

A sexualidade Acompanha-nos desde a infância, sofrendo alterações ao longo do tempo. A adolescência tem características diferentes de todas as outras fases

Há algumas décadas atrás, temas como a sexualidade, eram assunto tabu Actualmente há muita informação, nomeadamente sobre os riscos do sexo não protegido. Mas, mesmo assim: muitos adolescentes iniciam a vida sexual demasiado cedo, não utilizam o preservativo, engravidam contraem doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexualmente transmissíveis sintomas Transmissão prognóstico Gonorreia Inflamação do colo do útero, transtornos menstruais, uretrite no homem, secreção amarelada. Contacto sexual, roupa interior, toalhas. H: esterilidade. M: inflamação da pélvis, esterilidade e possível cegueira do recém nascido. Sífilis Inicialmente feridas genitais que não curam. Posteriormente lesões na pele e mucosas. Contacto sexual, via placentária. Lesões no sistema circulatório e nervoso. Malformação ou morte do recém-nascido. SIDA Anemia, febre, perda de peso, alterações imunitárias. Sangue, esperma, secreção vaginal, via placenta, leite materno. Transmite-se ao feto. Infecções generalizadas e morte. Herpes genital Lesões vesiculares nos órgãos genitais externos. Contacto sexual. Pode contagiar o feto. Aumenta o risco de cancro do colo do útero. Hepatite B Lesões hepáticas, hepatite, cirrose. Sangue, esperma, secreção vaginal, via placenta, leite materno, saliva. Produz graves problemas no fígado. Pode causar a morte.

As DST desde sempre afectaram a Humanidade, responsáveis por muitas mortes e um factor determinante de doenças crónicas, de infertilidade, impotência. Antigamente era a sífilis que atormentava milhões de seres humanos e era símbolo de doença para toda a vida ou de morte. Hoje em dia, e embora a sífilis continue a causar, a SIDA e a Hepatite B tornaram-se as mais ameaçadoras.

A SIDA mata milhares de pessoas em todo o mundo…

Gravidez na adolescência Gravidez indesejada interrupção de muitos projectos. Para a criança habitualmente um ambiente pouco estimulante possíveis condições de saúde deficitárias, problemas de comportamento probabilidade de ser também, no futuro, uma mãe adolescente.

Métodos contraceptivos Barreiras mecânicas: Impedem o encontro entre o espermatozóide e o óvulo. Preservativo Diafragma Barreiras químicas Substâncias que matam os espermatozóides. Espermicidas Contracepção hormonal Comprimidos de hormonas que impedem a ovulação Pílula